Overview
Como o título diz, aqui você encontrará informações gerais a respeito do jogo This War of Mine, tais como: guia de conquistas, dicas úteis no jogo, guia de personagens e afins.Espero que gostem 🙂
Breve apresentação do jogo
O guia ainda está meio incompleto, mas já cumpre com seu propósito de ajudar as pessoas que buscarem ajuda 🙂
This War of Mine (A.K.A – Um dos melhores jogos do mundo haha) é um jogo onde você não jogará como um soldado de elite, ao invés disso, jogará com um grupo de civís com histórias vidas normais tentando sobreviver ao cerco da guerra em uma cidade sitiada, lutando contra a falta de alimentos, remédios e perigo constante dos franco-atiradores e bandidos. Este jogo fornece, sem sombra de dúvidas, uma experiência completamente inovadora de um ângulo diferente da guerra.
O gameplay consiste basicamente pelo ciclo dia-noite, onde durante o dia você está obrigatóriamente preso ao seu abrigo e deve se preocupar em mantê-lo seguro, realizar trocas com mercadores que eventualmente aparecem a sua porta e manter seus personagens o mais saudavel possível (se é que isso é possível) em meio a guerra. Já durante a noite, você deve se preocupar em planejar todas as suas ações já pensando no dia seguinte: quem ficará de vigia, quem vai dormir na cama e/ou no chão e quem sairá para coletar os suprimentos mais necessários no momento, que podem variar de componentes para melhoria de instalações no abrigo ou até mesmo comida e munições.
Frequentemente somos abordados com decisões que influenciarão diretamente no gameplay, onde devemos escolher se mataremos ou não civís inocentes, roubaremos idosos ou salvaremos/ajudaremos pessoas necessitadas, podendo assim por nossa própria vida em risco.
O jogo possui enorme variedade de localizações para realização de tais atos e a maneira como os mesmos serão feitos depende unicamente da perícia e recursos do jogador em questão visando unica e exclusivamente sobreviver á guerra a qualquer custo.
Personagem – Pavle
Ao iniciar o jogo pela primeira vez, você jogará com 3 personagens, na maioria das vezes: Marko, Pavle e Bruno ou Kátia, Bruno e Pavle. Porém, é possível que no decorrer do jogo outros personagens batam a sua porta e peçam para se juntar ao seu grupo, podendo o mesmo chegar até 5 personagens.
Cada personagem possui uma habilidade, história e personalidade única, sendo 12 personagens no total, falarei abaixo sobre cada um deles.
Descrição
“Antes de toda essa confusão começar, eu vivia com minha mulher e filho na melhor parte da cidade. Eu não os vejo já faz muito tempo, espero que estejam bem. Eu não estou tão bem assim, como você pode ver. Quem precisa de jogadores de futebol numa guerra? ninguém liga pra esportes quando todo dia pode acabar sendo o último. Então, eu vasculho ruínas como qualquer outro, esperando pelo melhor”
Discurso de entrada
Caso não seja um personagem inicial, ao bater na sua porta, Pavle dirá o seguinte:
Um atirador de elite quase me acertou…eu pensei que já era. Corri o mais rápido que pude e isso me salvou, mas foi por um triz. Eu costumava jogar no time de futebol de Pogoren, mas a guerra pôs um fim nisso. Minha esposa e filho estão no exterior, espero vê-los depois da guerra, tenho de vê-los. Um garoto precisa ter um pai. Posso ficar aqui com vocês até lá?
História
Conforme a progressão no jogo, as seguintes histórias aparecerão no diário de Pavle, podendo variar aleatóriamente.
1 – “Todo esse bombardeio, atiradores de elite e falta de suprimentos faz você querer se esconder, se sentar e chorar, mas não podemos deixa-los esmagar nosso espírito, temos de mostrar pra eles que não podem tirar nossa dignidade. É difícil aqui, mas você sabe como era na nossa rua?”
2 – ” Foi difícil, mas as mulheres vivendo em nossa rua se importavam muito em parecer bonitas, elas sempre usavam suas melhores roupas. Era uma visão, e eu te digo, enquanto esperavam pela água,elas pareciam estarem esperando para visitar um teatro. E meu garoto veio com outra idéia”
3 – “Você não pode simplesmente trancar crianças dentro de casa sem nada pra fazer, por isso meu menino acabou formando um time de futebol. Foi de partir o coração vê-los treinar em um porão escuro. Eles tiveram a idéia de organizar a “Copa Pogoren”. Mesmo eu estando apavorado, nós convidamos outras três equipes. Nós tivemos um problema muito sério pra superar.”
4 – “O pavilhão esportivo sobreviveu ao bombardeio, mas para chegar lá tivemos de atravessar uma ponte sob mira de atiradores de Grazni. Os pacificadores se recusaram a nos ajudar com seus transportes blindados. Uma noite nós simplesmente demos uma corrida selvagem para chegar lá. Nós não conseguimos. Eram apenas crianças! quem diabos atira em crianças? No dia seguinte minha esposa o levou para o exterior, ela estava furiosa. Acho que nunca mais vou vê-los novamente.”
Peculiaridades do personagem
– Pavle toca violão bem
– Pavle pode correr mais que todos os outros personagens
– Não liga para o primeiro assassinato a soldados ruins, porém vai ficar triste se isso ocorrer mais de uma vez.
– Roubar civis inocentes vai deixa-lo triste ou deprimido
Melhor uso do personagem
– Apesar de não ser melhor coletor que Bóris ou Marko, Pavle ainda assim é um bom coletor já que pode cobrir maior distância em menos tempo, tornando-se assim um bom personagem para exploração inicial de um local.
– É “mediano” em praticamente tudo: combate, confortar outros personagens, tocar violão, etc
Tamanho do inventário
12 SLOTS
Final de jogo – SPOILER
Você termina o jogo e Pavle está morto: Infelizmente, Pavle morreu. Será que sua familia voltará a Pogoren para visitar seu túmulo um dia ou isso seria uma lembrança dolorosa demais do que eles tiveram de passar? Será que os mortos se importam?
Você termina o jogo e Pavle suicidou-se: A única coisa que mantinha Pavle seguindo em frente era a esperança de ver seu filho novamente; tendo perdido essa esperança, ele não quis continuar e cometeu suicidio.
Você termina o jogo e Pavle abandonou o abrigo: Pavle decidiu abandonar o abrigo em uma noite fatídica. Na manhã seguinte ele foi baleado nas costas enquanto corria de bandidos.
Você termina o jogo com Pavle vivo, mas cometeu atrocidades demais (Karma): Pavle sobreviveu a guera, mas independente de seus esforços para encontrar sua esposa e filho, não conseguiu obter informações sobre eles. Ele decidiu ficar em Pogoren esperando que seu filho viesse encontra-lo um dia. Esse dia nunca chegou
Você termina o jogo com Pavle vivo, porém “triste” ou pior: Pavle sobreviveu a guera, mas independente de seus esforços para encontrar sua esposa e filho, não conseguiu obter informações sobre eles. Ele decidiu ficar em Pogoren esperando que seu filho viesse encontra-lo um dia. Esse dia nunca chegou
Você termina o jogo com Pavle vivo e feliz: Pavle sobreviveu a guerra, depois de meses de busca e apesar de muitas dificuldades, ele conseguiu achar sua esposa e filho, que haviam se refugiado na França. Ele foi pra lá para viver com eles. Eles nunca mais voltaram para Pogoren.
Personagem – Marko
Descrição
“Eu achei que já tivesse passado pelo inferno antes. Eu sou um bombeiro, já entrei em edifícios em chamas para salvar vidas mais vezes do que eu me preocupo em me lembrar. Porém naquela época éramos uma equipe que lutava únida contra um inimigo em comum, ou seja, o fogo. Hoje em dia, seu antigo vizinho pode te matar porquê seus avós falavam uma língua diferente dos dele. É com certeza um verdadeiro inferno na terra”
Discurso de entrada
Caso não seja um personagem inicial, ao bater na sua porta, Marko dirá o seguinte:
“Desculpe por incomodar, engraçado como a vida dá voltas. Eu sou um bombeiro, estive salvando pessoas a minha vida inteira e agora sou eu quem precisa ser salvo. Minha família saiu do país, eu gostaria de ter ido com eles, mas essa cidade foi cercada e agora eu não posso mais. Eu poderia ficar aqui com vocês?”
História
Conforme a progressão no jogo, as seguintes histórias aparecerão no diário de Marko, podendo variar aleatóriamente.
1 – “Todo mundo deveria escolher uma memória feliz. Isso não pode ser bom, tem de ser grandioso. Quando as coisas ficam tão ruins que você só quer se sentar e chorar, quando sua vida parece perdida, você fecha os olhos e volta ao seus momentos de felicidade. Não é fácil, mas você tem de tentar”
2 – “Fomos chamados a um incêndio em uma casa de reabilitação. Eu ainda era o novato na nossa equipe. Nós haviamos acabado de começar a armar as casas quando algum morador gritou que ainda havia alguém lá dentro. Eu coloquei a máscara, entrei lá dentro e trouxe uma jovem moça. Encurtando a longa história, nós nos casamos pouco depois. Seu nome era Alina”
3 – “Alina me deu duas lindas garotinhas. Nós estavamos tão felizes. Quando a guerra começou, nós decidimos que seria mais seguro na casa da minha mãe no país. Eu fiquei com a minha equipe para ajudar pessoas. Nós achamos que tudo isso acabaria em algumas poucas semanas. Já fazem quase três anos agora. Os telefones não funcionam, então eu tenho mandado cartas através de qualquer um que esteja deixando a cidade”
4 – “Eu ainda não tive respostas e estou realmente preocupado. Mas tenho que acreditar que Alina e as meninas estão bem e que tudo vai ficar bem, se não eu vou enlouquecer. Quando esse cerco acabar, eu vou encontrá-las não importa o que aconteça e não vou deixar nada nos separar novamente. Espero que um dia possamos esquecer que essa guerra aconteceu e pensar nela apenas como um sonho ruim”
Peculiaridades do personagem
– Coletor qualificado: possui 15 slots no inventário (só perde para o Bóris), gasta menos tempo pilhando corpos e/ou procurando em outros locais.
– Fica “contente” quando mata bandidos ou militares ruins.
– Fica “contente” quando ajuda pessoas.
Melhores usos do personagem
– Bom em combate, podendo matar instantaneamente qualquer personagem com qualquer arma enquanto estiver escondido, porém não pode fazê-lo somente estando atrás do alvo.
– Bom para ficar de vigía.
– Excelente coletor.
Tamanho do inventário
15 SLOTS
Finais – SPOIILER
Você termina o jogo e Marko está morto: Por todos os seus esforços Marko foi recompensado com uma cova rasa. Talvez sua mulher e filhas encontrem-o algum dia, supondo que elas tenham conseguido sobreviver à guerra.
Você termina o jogo e Marko suicidou-se: Abalado, Marko perdeu a esperança de encontrar sua mulher e filhas. Junto à esperança, Marko também perdeu sua razão para viver. Ele se despediu delas em uma carta, que ninguém entregou a elas.
Você termina o jogo porém Marko abandou o abrigo: Marko deixou o abrigo uma noite, não deixando nenhuma carta para trás. Ele morreu, traído por um contrabandista enquanto tentava encontrar sua familia.
Você termina o jogo porém cometeu atrocidades demais(Karma): Depois da guerra, Marko tentou encontrar sua família. Os refugiados da cidade foram brutalmente perseguidos. Não havia rastros de Alina ou das meninas. Marko torcia contra as probabilidades de que elas não tivessem acabado em uma das muitas valas-comuns ao longo do país. Será que ele as verá novamente?
Você termina o jogo com Marko triste ou pior: Depois da guerra, Marko tentou encontrar sua família. Os refugiados da cidade foram brutalmente perseguidos. Não havia rastros de Alina ou das meninas. Marko torcia contra as probabilidades de que elas não tivessem acabado em uma das muitas valas-comuns ao longo do país. Será que ele as verá novamente?
Você termina o jogo com Marko vivo e feliz: Depois da guerra, Marko encontrou sua família, que conseguiu fugir das piores atrocidades se escondendo na casa de um amigo da familia no país. Eles voltaram a Pogoren junto com outras pessoas. A normalidade retornou a cidade, casas foram reconstruídas, escolas e shoppings reabertos. A vida continuou.
Personagem – Bruno
Descrição
“Antes da guerra eu costumava ser dono de um restaurante. Eu até mesmo tinha meu próprio programa de TV: A cozinha de Bruno. Você com certamente já assistiu. Eu visitava belos lugares e era filmado cozinhando receitas requintadas. Nada disso importa agora, você não acha? Hoje em dia, você tem sorte se conseguir pôr as mãos em um pouco de carne ou um saco de arroz. E quem sabe o quanto essa guerra pode durar?”
Discurso de entrada
Caso não seja um personagem inicial, ao bater na sua porta, Bruno dirá o seguinte:
“OK, eu não vou mentir pra você, eu estou procurando um lugar pra ficar até essa loucura acabar. Antes da guerra eu era um Chef, eu até tive meu próprio programa de TV por um tempo. Agora estou duro e desabrigado. Se você me deixar ficar, eu posso cozinhar para todos nós”
História
Conforme a progressão no jogo, as seguintes histórias aparecerão no diário de Bruno, podendo variar aleatóriamente.
1 – “Eu costumava ser otimista – uma dessas pessoas que teria jurado que a guerra não viria. Guerras acontecem longe, em países de terceiro mundo. Ou assim eu pensava. Mesmo enquanto ouvia as noticias ficarem mais assustadoras dia após dia, eu não acreditava no que estava prestes a acontecer.”
2 – “Eu tenho uma querida amiga com a qual eu sempre me preocupei. Um dia ela me chamou, apavorada, dizendo que havia um tumulto do lado de fora. Os separatistas foram incitar a multidão a queimar a prefeitura; Eu disse a ela pra não se preocupar, e eu estava certo! Nada aconteceu – dessa vez. Mas mesmo quando os motins e brigas se tornaram noticias diárias, eu me mantive assegurando a ela de que tudo isso acabaria rapidamente.”
3 – “Eu estava no restaurante, observando os clientes discutirem sobre o seu jantar e não prestei atenção nas noticias mostrando alguns combates intensos, quando aquilo me acertou: Eles estão mostrando a periferia de Pogoren! é minha cidade onde minha amiga vive! Eu não sabia o que estava esperando quando saí porta afora e peguei um ônibus na estação.”
4 – “Era tarde demais, o cerco havia se fechado, nós estavamos presos. Todas as viagens de volta para a minha cidade estavam canceladas. Já era tarde demais pra fazer qualquer coisa a respeito da minha amiga, de qualquer maneira. Eu deveria ter pensado nisso antes de envolvê-la em uma falsa sensação de segurança; Não sei o que aconteceu com ela, o mais provável é que nunca saberei, mas temo o pior.”
Peculiaridades do personagem
– Não pode tocar violão.
– Praticamente não pode consolar personagens deprimidos.
– Não se importa muito quando outro personagem morre.
– Não se importa muito em ajudar outros personagens.
– Difícil ficar triste ou feliz.
– Não liga muito para assassinatos ou furtos.
– Rouba suprimentos caso fique deprimido demais e vá embora.
– Fica triste quando está com fome.
– Fumante.
Melhores usos do personagem
– Utiliza menos recursos em comparação aos outros personagens para cozinhar e fazer cachaça e alcool puro.
– Vigia “regular”, pode se ferir automáticamente caso seja deixado sem nenhuma arma.
Tamanho do inventário
10 SLOTS
Tabela de custos Bruno x demais personagens
custos de cozinha
custos de fabricação de cachaça / alcool
Final de jogo – SPOILER
Você termina o jogo e Bruno está morto: Apesar de lutar bravamente, Bruno não conseguiu sobreviver à guerra. O destino da amiga com a qual ele estava preocupado permanece um mistério.
Você termina o jogo e Bruno suicidou-se:Depois de ter perdido toda a esperança, Bruno amarrou a corda em volta do pescoço. Seus ultimos pensamentos eram sobre sua amiga e o que poderia ter acontecido, mas nunca aconteceu.
Você termina o jogo e Bruno abandonou o abrigo:Bruno deixou o abrigo uma noite. Ele estava tentando encontrar sua amiga quando foi baleado ao esgueirar-se por entre soldados do exército.
Você termina o jogo com Bruno vivo, mas cometeu atrocidades demais (Karma):Após o cessar fogo, Bruno continuou procurando sua amiga. Seu bairro testemunhou combates intensos e a maioria das casas havida sido reduzida a cinzas. Ela estava longe de ser encontrada e os vizinhos não sabiam nada sobre ela. Bruno nunca mais a viu.
Você termina o jogo com Bruno vivo, porém “triste” ou pior:Após o cessar fogo, Bruno continuou procurando sua amiga. Seu bairro testemunhou combates intensos e a maioria das casas havida sido reduzida a cinzas, mas ele conseguiu encontra-la em um abrigo que resistiu. Comendo ratos e procurando restos de comida. Bruno se sentiu responsável pela sua miséria. Ele nunca se perdoou por isso.
Você termina o jogo com Bruno vivo e feliz:Após o cessar fogo, Bruno se pôs a procurar por sua amiga. Seu bairro testemunhou combates intensos e uma parte das casas havia sido reduzida a cinzas, mas ele a encontrou em um porão de um abrigo que resistiu de alguma maneira. Independente das dificuldades para sobreviver, ela ficou feliz em ver Bruno vivo. Eles permanecem amigos até hoje.
Personagem – Kátia
Descrição
“Eu cresci nesta cidade, mas fui para o exterior para estudar e começar a trabalhar como reporter. Estive fora por anos. Quando os problemas se transformaram em guerra, eu fui escolhida para escrever sobre ela. Eu teria me oferecido de qualquer maneira, estava bastante ansiosa para ver como estavam meus pais. Mas era muito tarde. Encontrei minha casa em ruínas e minha familia já tinha desaparecido. Estive procurando por eles desde então.”
Discurso de entrada
Caso não seja um personagem inicial, ao bater na sua porta, Kátia dirá o seguinte:
“Olá! eu sou Kátia. Antes deste inferno de guerra começar eu costumava trabalhar como repórter. Eu era a primeira a dar novas noticias, encontrar pessoas importantes, viajar bastante. Agora eu nem sequer sei onde está minha família. Eu espero que eles tenham se escondido e estejam bem. Eu ficarei aqui até que esta guerra chegue ao fim, tudo bem?”
História
Conforme a progressão no jogo, as seguintes histórias aparecerão no diário de Kátia, podendo variar aleatóriamente.
1 – “Eu tenho viajado pelo mundo mais do que qualquer um dos meus parentes e amigos. Conheci pessoas famosas. Os leitores sempre acharam minhas entrevistas engraçadas e diretas. Mas quando tento escrever minhas experiências…Eu travo. Quero encontrar e abraçar meus pais, não escrever sobre eles. Gostaria de tê-los visto mais vezes.”
2 – “Passei tantos anos longe que quase não reconheci a minha cidade. Eu costumava ser amiga de todo mundo. Agora, quando sorrio para um estranho eu sou taxada de prostituta ou idiota, ou pior, uma delatora. Mas eu estou bem com isso. Há outras maneiras de convencer as pessoas a fazer as coisas do meu jeito.”
3 – “Quando eu, derrotada, estava prestes a sair do bairro dos meus pais, um amigo de infância me reconheceu. Achei que ele iria me ajudar a descobrir o que aconteceu com eles. Acabou que fui eu quem ajudou. Uma garota tinha sido levada pelo exército sem motivo aparente, todos foram para a base militar para protestar quanto a isso. Eles precisavam de um porta-voz.”
4 – “Partimos para a base e eu com meu crachá de imprensa exigi – Em Inglês! – ver o comandante. Depois de um pouco de conversa, ele me assegurou que aquilo deveria ser um engano e a garota seria solta. Eu acho que o envelope com a “evidência” que os habitantes haviam reúnido ajudou muito mais do que minha lábia.. Mas o que conta é que conseguimos tira-la de lá.”
Peculiaridades do personagem
– Viciada em café.
– Toca violão razoavelmente bem.
– Tem baixa habilidade em combate.
– Vigia ruim comparada aos demais personagens.
– Liga para a moral e bons costumes (não gosta de roubo e assassinato).
– Fácil ficar triste ou feliz.
– Dificilmente rouba suprimentos se vier a fugir do abrigo.
– Pode ficar triste se seu vício (cafeína) não for satisfeito.
– Se preocupa em ajudar os NPC’s e fica triste/deprimida quando um membro do grupo morre.
Melhores usos do personagem
– Excelente negociante, consegue mais itens com os mercadores em relação aos demais personagens.
– Em caso de não haver um personagem melhor, pode ser de utilidade para coletar itens, uma vez que seu inventário é mediano.
– Pode ser utilizada para consolar outros personagens.
– Vigia regular/ruim.
Tamanho do inventário
12 SLOTS
Final de jogo – SPOILER
Você termina o jogo e Kátia está morta: Kátia nunca encontrou seus parentes, mas eles encontraram sua cova um dia coms eu diário enterrado ao seu lado. Eles o publicaram sem nenhuma alteração. Se tornou um best seller.
Você termina o jogo e Kátia suicidou-se: Incapaz de lidar com o acontecido, Kátia ficou totalmente abalada. Ela foi encontrada morta ainda segurando seu diário de guerra. Seus pais jamais saberão o que aconteceu com ela.
Você termina o jogo e Kátia abandonou o abrigo: Kátia deixou o abrigo uma noite, deixando para trás seu diário de guerra. Ele foi entregue aos seus pais desesperados, que o publicaram anos mais tarde.
Você termina o jogo com Kátia viva, mas cometeu atrocidades demais (Karma): Após a guerra, Kátia encontrou seus pais em um campo de refugiados no exterior, mas eles já não eram mais as pessoas que ela conheceu. Eles preferiram ficar no exterior para esquecer os horrores do passado. Kátia queimou todas as suas anotações do diário. Ela nunca escreverá sobre a guerra.
Você termina o jogo com Kátia viva, porém “triste” ou pior: Kátia usou seus contatos para encontrar seus pais em um campo de refugiados no exterior. Ela retornou a sua cidade mas eles se recusaram a fazer o mesmo e eles se separaram novamente. Depois de alguns anos eles faleceram e só então Kátia encontrou determinação para publicar seu diário de guerra.
Você termina o jogo com Kátia viva e feliz: Kátia usou seus contatos para encontrar seus pais em um campo de refugiados no exterior.Ela os trouxe de volta para a cidade e ajudou-os a reconstruir sua casa. Pouco depois disso ela publicou seu diário de guerra, que se tornou um best seller e atraiu muita atenção para o destino dos civís durante a guerra.
Conquistas This War of Mine – Parte 1
Diário: Hotel aberto!
Nós agora temos camas suficientes para todo mundo – isto é – todo mundo menos quem tiver de sair para procurar coisas.
72% dos jogadores alcançaram essa conquista
Diário: Tudo pronto
Nós vasculhamos cada canto e recanto do nosso abrigo, não há mais nada de útil para se recolher. Agora devemos nos aventurar lá fora.
67,6% dos jogadores alcançaram essa conquista
Diário: Atirando para 5 estrelas
Pela primeira vez desde que acabamos aqui nós podemos comer uma refeição quente. Não vamos nos acostumar ainda.
65,3% dos jogadores alcançaram essa conquista
Diário: First Blood
Um de nós sobreviveu a um violento encontro com a morte. Vamos torcer contra as probabilidades de não haver mais nenhum outro encontro desses.
60,9% dos jogadores alcançaram essa conquista
Diário: Dia 7
Já fazem 7 dias desde que ficamos presos aqui. A morte está por toda parte, mas nós tivemos sorte de manter todos vivos – até aqui…
66,8% dos jogadores alcançaram essa conquista
Diário: Traços de vidas
Toda construção que visitamos tem uma história pra contar. Eu me pergunto que tipo de história nós deixaremos para trás…
58,1% dos jogadores alcançaram essa conquista
Diário: Chega a neve
Maldita neve. Ela enterrou metade da cidade tão fundo que nós nem sequer podemos chegar lá. Sem chance de esperar por um limpa-neve…
33,6% dos jogadores alcançaram essa conquista
Diário: Nós invernamos
O inverno se foi, o frio se foi. Nós todos conseguimos passar por isso! Incrível!
16,5% dos jogadores alcançaram essa conquista
Diário: Recuperação milagrosa
Essa recuperação de uma doença grave prova que a medicina pode operar milagres, ou talvez um de nós tenha um sistema imunológico realmente robusto.
9,1% dos jogadores alcançaram essa conquista
Diário: Remendado e pronto pra ir
Quanta sorte, não só conseguimos fechar esses ferimentos críticos como eles também estão cicatrizando. Alguém lá em cima deve estar orando por nós.
12,7% dos jogadores alcançaram essa conquista
Diário: De volta do abismo
Com apenas belas palavras e ações, nós pudemos ajudar um dos nossos a sobreviver a mais ♥♥♥♥♥ depressão que pode matar tão brutalmente quanto uma bala.
22,3% dos jogadores alcançaram essa conquista
Diário: Nós suportamos
Os bandidos vieram em bandos como cachorros conduzidos pela fome. Nós os repelimos todas as noites. E todos nós sobrevivemos. Um milagre.
17,0% dos jogadores alcançaram essa conquista
Diário: Estivemos em todo lugar
Nós vasculhamos todo o bairro, está cada vez mais difícil de achar qualquer coisa útil. Esta guerra pode não terminar tão cedo.
28,9% dos jogadores alcançaram essa conquista
Nota: Dobrar a vigília
É crucial a segurança do nosso local contra intrusos noturnos. Duas pessoas vigiando contra os ladrões também podem vigiar uma a outra.
49,3% dos jogadores alcançaram essa conquista
Nota: Criação de conforto
Nosso abrigo está começando a se parecer como uma casa de verdade, vamos mobilia-lo assim podemos viver em um relativo conforto. Isso mantém o espírito animado.
43,6% dos jogadores alcançaram essa conquista
Nota: Abençoe o rádio
O rádio é útil além das expectativas. Nós ouvimos as noticias e é muito bom ser lembrado de como é a vida normal e o mundo afora.
59,5% dos jogadores alcançaram essa conquista
Nota:Um pouquinho de prazer
Pela primeira vez todos nós saciamos nossos vicios, isso mantém o espírito animado. E que se danem os habitos saudáveis! todos nós podemos estar mortos amanhã.
74,3% dos jogadores alcançaram essa conquista
Nota: Ouro destilado
Nós finalmente descobrimos como destilar alguma cachaça. Em uma cidade sob cerco, comida e alcool sempre possuem alta demanda.
39,6% dos jogadores alcançaram essa conquista
Nota: Ajudando crianças
São as crianças as que mais sofrem durante a guerra. Elas precisam de toda a ajuda que conseguirem. Obrigado!
11,8% dos jogadores alcançaram essa conquista
Arte de rua
A guerra não pode calar a boca das pessoas. As vezes o graffiti fala mais do que mil palavras.
0,9% dos jogadores alcançaram essa conquista
Epílogo: A guerra acabou
Os cães da guerra estiveram em uma fúria insana por todos os lugares por muito tempo. Para alguns tempo demais. Mas eu sobrevivi e espero que não tenha sido o único.
19,4% dos jogadores alcançaram essa conquista
Epílogo: Nós conseguimos!
No começo, nós não esperavamos que todos nós conseguiriamos. Muitos morreram. E nós ainda estamos aqui. Isso significa alguma coisa…certo?
11,3% dos jogadores alcançaram essa conquista
Conquistas This War of Mine – Parte 2
Diário: Hotel aberto!
Possua camas o suficiente para todos os personagens na casa (numero de personagens -1)
Dificuldade: fácil
Diário: Tudo pronto
Obtenha todos os itens e retire todo o entulho do abrigo.
Dificuldade:fácil
Diário: Atirando para 5 estrelas
Cozinhe uma refeição quente para todos os membros do abrigo.
Dificuldade:fácil
Diário: First Blood
Entre em um combate durante a noite. Não é necessário matar ou morrer para obter a conquista.
Dificuldade:fácil
Diário: Dia 7
Mantenha todos os membros iniciais vivos até o dia 7
Dificuldade: fácil / média
Diário: Traços de vidas
Leia a historia de uma familia dos locais visitados (apenas clicar em todas as lupas do local)
Dificuldade: fácil
Diário: Chega a neve
Obtida automáticamente após o segundo dia de inverno.
Dificuldade: fácil / média
Diário: Nós invernamos
Mantenha todos os personagens iniciais vivos até o fim do inverno.
Dificuldade: média / difícil
Diário: Recuperação milagrosa
Faça com que um personagem com status “doente terminal” retorne ao status normal.
Dica: no inverno, quando um personagem ficar levemente doente, ponha ele pra vigiar / coletar e não dê medicamentos. A doença vai piorar em questão de 3 a 4 dias.
Dificuldade: díficil
Diário: Remendado e pronto pra ir
Faça com que um personagem com status “mortalmente ferido” retorne ao status normal.
Dica: vá até a linha de tiro ou qualquer lugar onde tenha um snipe, se deixe levar 3 tiros (gravemente ferido), retorne para o abrigo e não trate os ferimentos. No dia seguinte o personagem estará mortalmente ferido.
Dificuldade: díficil
Diário: De volta do abismo
Faça com que um personagem com status “abalado” retorne ao status normal somente com uso de palavras e boas ações.
Dica: com Boris ou outro personagem mais suscetível à ações ruins, mate de 2 a 3 civís, após isso, utilize Zlata ou um personagem com facilidade para consolar outro personagem e o traga de volta ao status normal, ou doe medicamentos / curativos para o hospital.
CUIDADO: caso não saia deste estado ainda no mesmo dia, o personagem afetado pode fugir ou suicidar-se.
Dificuldade: Difícil
Diário: Nós suportamos
Passe por todo o período de aumento de criminalidade sem ser roubado.
Dica: tenha toda a casa melhorada (3 espaços fechados + porta com alarme) e deixe bons vigias (ex: Roman) a noite.
Dificuldade: média / difícil
Diário: Estivemos em todo lugar
Esteja em pelomenos 80% dos locais possíveis do jogo (são 21 locais, logo, deve-se visitar de 17 a 18 lugares).
Dica: após finalizar o jogo uma vez, crie sua própria história e selecione os 21 lugares possíveis, depois visite-os gradualmente.
Dificuldade: média / difícil
Nota: Dobrar a vigília
Deixe duas pessoas vigiando o abrigo a noite.
Dificuldade: fácil
Nota: Criação de conforto
Crie conforto o suficiente para os personagens. O mesmo pode ser visto clicando em “nossas coisas” no abrigo. Coisas que melhoram o nível de conforto: camas para todos, varios livros, várias poltronas, ter um violão, ter um rádio, etc.
Dificuldade: média
Nota: Abençoe o rádio
Construa um rádio.
Dificuldade: fácil
Nota:Um pouquinho de prazer
Tenha ítens o suficiente no inventário para saciar os vícios dos personagens por pelomenos um dia inteiro.
Cigarros por dia: 3
Xícaras de café por dia: 1
Dificuldade: fácil
Nota: Ouro destilado
Construir um destilador na primeira oficina (level 1) e usá-lo para destilar alcool
Dificuldade: média
Nota: Ajudando crianças
Inicie o jogo após comprar a DLC “War Child Charity”
Dificuldade: fácil
Epílogo: A guerra acabou
Sobreviva até o fim da guerra.
Dificuldade:fácil
Epílogo: Nós conseguimos!
Mantenha todos os personagens iniciais vivos até o fim da guerra
Dificuldade: média
Nota: Arte de rua
Encontre todas as artes de rua (10 artes) da DLC War Child Charity
Dificuldade: Difícil
Vigília
Apesar de muitos pensarem que o essencial do jogo é basicamente sair a noite com um bom coletor e trazer ítens de elevado valor e/ou suprimentos, isso não está totalmente certo, já que, no caso de saqueadores atacarem seu abrigo a noite, muito pode-se perder por não dar a devida atenção à vigia do mesmo.
Abaixo algumas dicas gerais sobre como não ser pego de surpresa após uma noite de coleta de ítens.
Vigia
A vigia nada mais é do que: seus personagens deixados para essa posição tentarão repelir quaisquer invasores que possam adentrar o abrigo durante o tempo em que você estiver fora. É importante mencionar que o jogador não tem qualquer participação direta na vigia, a unica coisa que se pode fazer é deixar os personagens mais capazes de realiza-la devidamente equipados com armas e manter o abrigo bem seguro.
Níveis de perigo
Há diversos níveis de perigo possíveis, sendo os mesmos:
Baixo: geralmente ocorre nos primeiros dias de jogo, mensagens como “eles não pareciam muito determinados” ou “era apenas um grupo de catadores” aparecem.
Moderado:Ocorre a qualquer dia do jogo exceto nos iniciais e no periodo de aumento de criminalidade, mensagens como “era um grande bando de ladrões” ou “eles pareciam determinados” aparecem.
Elevado: Só ocorre no periodo de aumento de criminalidade, mensagens como “Eram muitos e estavam armados” ou “os saqueadores eram bem agressivos” aparecem.
Extremo: Pode ocorrer no periodo de aumento de criminalidade, mensagens como “era um grupo extremamente agressivo e estava bem armado” podem aparecer.
Os danos causados ao abrigo podem ser: nenhum, minimo, moderado e elevado. Onde basicamente o que varia são o numero de coisas roubadas e o nível dos ferimentos que os vigias podem sofrer.
Habilidade de vigia dos personagens
É essencial que um ou dois personagens sejam deixados de vigia a noite, porém nem todos eles são bons para essa função. Abaixo uma tabela que exemplifica o “nível” de habilidade dos personagens em ficar de vigia.
Melhorias no abrigo
Algumas melhorias podem ser feitas no abrigo para ajudar a diminuir as chances de ser atacado a noite. Ainda não realizei testes o suficiente para comprovar sua eficiência exata, porém, são de grande ajuda no periodo de aumento de criminalidade.
Tampar buracos
Pode ser construída três vezes e é pré-requisito para a construção da porta com alarme (veja abaixo) necessita de pelomenos um upgrade na mesa de trabalho (mesa inicial +1 upgrade)
Porta com alarme
Pode ser construída após ter tapado os três buracos e realizar o ultimo upgrade da mesa de trabalho (mesa inicial + 2 upgrades)
Deixando armas para os vigias
Outra forma de melhorar significativamente a chance de não ser roubado é deixar armas com os vigias a noite. Eu particularmente gosto de deixar uma arma de fogo com pelomenos 6 munições e uma arma branca para o caso de utilizar 2 vigias, porém, obtive melhores resultados deixando todos os vigias com armas brancas e trocando as armas de fogo por outras coisas (comida, bandagens, etc) fica a critério do jogador.
Se tudo mais der errado…
Se você chegou ao periodo de aumento de criminalidade e não está seguro de que seus itens estão a salvo, você pode leva-los a noite com o seu coletor e deixa-los em algum local previamente visitado para que assim eles não possam ser roubados. (Eu concordo que é realmente muito estranho seus itens estarem mais seguros em um lugar abandonado ao relento do que na sua própria mini-fortaleza, mas testei isso e realmente funciona.
Ferramentas
Aqui uma breve descrição sobre as ferramentes que se pode fazer no jogo, suas utilizações majoritarias e seu custo (não levando em conta o “desconto” que Marin possui para fabrica-las).
“Podemos usá-la para cortar barras e correntes de metal para chegar a lugares inacessíveis.”
- Usado para cortar barras de metal.
- Faz barulho, mas não muito.
- Não pode ser usado como arma improvisada.
- Uso: 1.
- Custo: 2 componentes, 1 peças de armas.
“Uma ferramenta caseira para arrombar portas. Mas é lenta e faz bastante barulho.”
- Usado para abrir forçado portas e armários.
- Faz muito barulho.
- Pode ser utilizado como arma improvisada, porém possui o menor dano dentre todas as ferramentas.
- Uso: aproximadamente 10.
- Custo: 10 componentes.
“Podemos usá-la para cortar móveis… Ou pessoas.”
- Gera muito barulho.
- A arma improvisada mais efetiva e causa maior dano que a faca em combate corpo a corpo. Arica ou Roman podem usá-la de forma eficaz para apunhalada nas costas(Backstab), enquanto outros personagens apenas causarão uma quantidade significativa de dano.
- Uso: aproximadamente 10.
- Custo: 5 peças de armas, 5 madeira.
“É de uso único, mas ela abre fechaduras rapidamente e em silêncio.”
- Usado para abrir silenciosamente portas e armários.
- Muito mais silencioso e rápido que um Pé de Cabra.
- Não pode ser usado como arma improvisada.
- Uso: 1.
- Custo: 3 componentes, 1 peças.
“Uma pequena pá para retirar os escombros.”
- Usado para limpar escombros de forma eficaz, diminuindo o tempo necessário para fazê-lo em 80%.
- Faz muito barulho (tanto como remover os escombros com as mãos).
- Arma improvisada de força média.
- Uso: aproximadamente 10.
- Custo: 4 madeira, 7 componentes.
Status dos personagens – Parte 1
Há 6 status no jogo que refletirão diretamente no personagem (sendo a maioria pra pior), são os mesmos: Humor, saúde, fome,cansaço,doença e repouso com níveis de variações que vão de +1 (positivo) a -4 (negativo).
Da maneira mais resumida possível, tentarei descrever os status abaixo da seguinte maneira: status, nível do status, efeitos e causas, tratamento.
Descrição: Humor é, na minha opinião, o status mais complicado de se lidar em TWOM, já que o simples fato de estar com fome ou a necessidade de roubar de outros personagens pode piora-lo consideravelmente. Quando em níveis extremos, pode levar o personagem afetado a espancar outros personagens do abrigo, fumar compulsivamente, deixar o abrigo ou até mesmo cometer suícidio.
– Aumenta velocidade de movimento
– Realizar boas ações
– Ver os outros membros do grupo contentes
– Para aleatóriamente de fazer as coisas
– Recusar em ajudar os outros
– Alguém do grupo morre ou está com outro status negativo
– Dormir na cama a noite
– Comer sem estar com fome/ beber alcool
– Pode deixar o abrigo e roubar suprimentos
– Beber alcool
– Ser consolado por outros personagens
– Pode deixar o abrigo e levar suprimentos
– Pode cometer suicídio
Nota: 2 níveis quer dizer que, as vezes pode parecer que o personagem não saiu do estado de tristeza, mas na verdade mesmo após tratamento o personagem pode permanecer no mesmo status por mais de um dia.
Como dito, outros personagens podem ser utilizados para consolar personagens deprimidos ou acima, porém, nem todos possuem a mesma “habilidade” para fazê-lo. Consolar outro personagem vai levar de 3 a 5 horas em média e geralmente retorna apenas um nível atrás (ed: , sendo necessário refazer a ação no dia seguinte.
Descrição: É um status que aparece somente quando o personagem dorme mal / está deprimido.
Outro status (humor) pode afetar este status em específico, fazendo com que o personagem não durma bem a noite mesmo dormindo na cama, devido a depressão, beber mesmo sem estar deprimido (e, estranhamente, beber até sem haver bebida na casa) personagens podem discutir e brigar com outros a noite e isso os fará acordarem cansados / dormiram mal.