Ballistic Overkill Guide

Instalando e Jogando no Ubuntu for Ballistic Overkill

Instalando e Jogando no Ubuntu

Overview

Nesse guia vou mostrar algumas coisas que você pode fazer caso queira jogar com Ubuntu para ter o minimo de problemas com o sistema e o máximo de desempenho no jogo sem dificuldades.

CHANGE LOG

Ultima atualização em: 22/03/2017 – 07:00

Mudanças

  • Adicionada uma forma de melhorar o desempenho da CPU.
  • Adicionada uma forma de jogar em Exclusive Mode.
  • Todos os códigos de terminal colocados dentro de quadros para facilitar o entendimento.

Jogar no Ubuntu é melhor?

Jogar no Ubuntu ou qualquer de suas variações pode ser melhor para você caso você tenha uma maquina que já não seja mais tão atual, ou queira aproveitar o máximo do que o seu hardware mais fraco possa oferecer.

O Ubuntu pode não ter a mesma gama de softwares que o Windows tem, mas em compensação, ele é muito mais leve que o Windows e você sempre vai poder achar softwares equivalentes para as várias funções que o computador pode desempenhar na própria loja de aplicativos do sistema.

Os drivers open-source do Linux normalmente são feitos para aproveitar o máximo do que o hardware pode oferecer, fora a capacidade de customização de interface que as distribuições de Linux (como o Ubuntu) oferecem.

Comparando o Desempenho no meu PC “Normal”

Vou deixar aqui uma comparação de como é jogar no meu computador com Windows e com o Ubuntu…

Este é meu computador: All in One CCE SOLO A45[www.cce.com.br]… Um computador que não é nenhum “PC Gamer” mas roda o Ballistic com a configuração certa. O diferencial do computador dessa pagina para o meu é que o meu computador tem Windows 10, 8GB de RAM e 2,1GB de VRAM compartilhada de acordo com o CPU-Z.

No Windows, o jogo normalmente chegava ao máximo de 30FPS, em média ficando em 24FPS… No Ubuntu o jogo fica no mínimo a 30FPS, podendo chegar a 45FPS em alguns mapas…

Parece pouco pra quem já acostumou com PCs que rodam qualquer coisa à 60FPS, mas pra quem tem computadores mais fracos, pouca grana e está disposto a testar coisas novas, esse guia pode ser bastante útil.

Materiais Necessários e Instalação do Ubuntu

Primeiramente, leia todo o guia para depois seguir seus passos, assim você terá um entendimento melhor de todas as informações!

Neste guia eu estou assumindo que você, leitor, não sabe muito ou nunca teve contato com Linux, então tentarei explicar ao máximo cada coisa, o que pode ser cansativo caso você já saiba utilizar o sistema…

Materiais Necessários

Estes são os materiais necessários para começar nosso processo de instalar e jogar no Linux.

  • 1 HD com pelo menos 40GB livres e sem partições (Recomendado)
    OU
  • 1 HD extra vazio de no minimo 40GB
    OU
  • 1 Partição inicializável de 40GB
  • ISO de instalação da versão 16.04 ou superior da variante do Ubuntu desejada – Recomenda-se o Lubuntu, por ser o mais leve: Download do Lubuntu[help.ubuntu.com]
  • 1 Pendrive com pelo menos 4GB livres (e vazio)

Instalando o Ubuntu

Neste link você poderá encontrar um tutorial para gravar o arquivo ISO da sua variante Ubuntu no pendrive: Grave o Ubuntu no Pendrive[www.mundoubuntu.com.br].

E aqui você poderá encontrar como instalar sua variante Ubuntu no seu computador: Instalação do Ubuntu[www.diolinux.com.br]

Sobre a instalação e o Linux

Normalmente a instalação do Ubuntu é bastante intuitiva e não requer pratica alguma… Chega a ser mais fácil que instalar o próprio Windows. Ao instalar o Linux você vai perceber semelhanças e diferenças o tempo todo com o Windows, principalmente por que no linux algumas vezes você precisará fazer as coisas através da linha de comando… Mas não se preocupe, em pouco tempo você estará usando ela como se fosse natural.

O instalador do Ubuntu pode oferecer durante a instalação a opção de instalar ao lado do sistema atual, se ele fizer isso, não será necessário particionar o HD anteriormente, já que o próprio instalador fará isso por você e criará uma tela de seleção de sistema automaticamente a cada inicialização do computador. Para saber se isso será possível ou não, basta iniciar o instalador e avançar até ele te dar as opções de instalação, como mostra a imagem abaixo:


Se a unica opção mostrada for a opção de substituir o sistema atual, reinicie seu computador. No caso de acontecer algo assim, pode ser necessário fazer uma partição externamente, ou deletar alguma partição já existente.

Caso você tenha escolhido a opção de particionar o HD e instalar nesta partição, normalmente o próprio computador detecta que existe mais de uma partição inicializável e te pergunta por qual você deseja iniciar.

E por fim, o caso de quem decidiu reservar um outro HD unicamente pra isso, basta colocar na BIOS de seu computador como primeiro disco de inicialização como sendo o disco do sistema que deseja usar, seja o com o seu sistema atual ou o com o Ubuntu.

Vale lembrar que mexer com sistemas operacionais dessa forma significa correr certos riscos, e eu não me responsabilizo por qualquer coisa que venha acontecer a sua maquina caso você erre em alguma parte do processo…

Configurando o Sistema

O Lubuntu depois de instalado deve ficar como mostra a imagem abaixo, e a partir disso iremos configurar nosso sistema:

Desinstalando Programas Desnecessários

Primeiramente, vamos remover todos os programas que não vamos utilizar… Para isso vamos utilizar a Central de Programas do Lubuntu, que fica na seção Sistema do menu iniciar do Lubuntu.

Quando a Central de Aplicativos abrir, você vai clicar na seção Programas Instalados e então irão carregar todos os aplicativos que seu sistema tem, e então poderemos remover os apps.


A partir daqui, iremos remover os programas desnecessários. Baseado na sua necessidade, mantenha ou não estes programas:

  • AbiWord (Aplicativo para escrever documentos de texto)
  • Gnumeric (Aplicativo para abrir planilhas do Excel)
  • Xpad (Programa para colocar anotações adesivas na área de trabalho)
  • MtPaint (Programa para criação e edição simples de imagens)
  • Xfburn (Programa para gravar imagens de disco em CDs e DVDs)
  • Pidgin (Aplicativo para conversar através de vários protocolos de Chat ao mesmo tempo como Facebook, Hangouts, Steam, WhatsApp, etc…)
  • Sylpheed (Aplicativo de Email)
  • Transmission (Aplicativo de download via Torrent)

Instalando Programas Necessários

Primeiramente, você precisa aprender um pouco sobre a linha de comando do Ubuntu, por que daqui pra frente vamos usar muito ela… Aqui um link para que você possa ler mais sobre antes de continuarmos: Sobre a linha de comando no Ubuntu[help.ubuntu.com]

Agora, vamos ativar todos os repositórios de programas que temos por padrão no sistema, para isso precisaremos do programa Software & Updates (Atualizações de Software, em português)… O caminho para encontra-lo é Menu > Preferências > Software & Updates.

Quando abrir o programa, visite a aba Ubuntu Software e tenha certeza de que tudo vai estar exatamente como na imagem:


Se você tiver alterado alguma coisa, ao sair será pedido para que recarregue sua lista de software, você não precisa recarregar agora, apenas cancele.

Bem, agora precisaremos intalar alguns programas no sistema, mas antes vamos abrir o terminal, você pode usar o comando do teclado CTRL + ALT + T ou ir pelo caminho Menu > Sistema > LXTerminal.

Nele, o primeiro comando que iremos utilizar é este:

sudo apt-get autoremove -y

Você pode copiar este comando aqui e clicar com o botão direito do mouse no terminal para colar ou utilizar o atalho CTRL + SHIFT + V (no terminal comando de colar é este, no sistema ainda é CTRL + V). Ao terminar de digitar, aperte ENTER, ele irá pedir que digite sua senha (todo comando que inicia com sudo te pede para digitar sua senha caso você não tenha feito isso antes).

Ao digitar a senha, você irá perceber que não existe um feedback do terminal sobre o que esta sendo digitado, como se não funcionasse a digitação. Isso é um método de segurança para ninguém saber quantos caracteres sua senha tem, apenas digite sua senha e aperte ENTER novamente e espere o comando terminar…

Este comando irá limpar o sistema dos pacotes e bibliotecas desnecessárias deixados por outros programas…

Agora vamos atualizar o nosso repositório de programas, assim teremos certeza de que todos os programas estarão presentes para a instalação, digite este comando e aperte ENTER:

sudo apt-get update

Depois que o comando terminar, começaremos a instalar alguns programas necessários, segue a lista e seus comandos:

Steam:

sudo apt-get install steam -y

BleachBit:

sudo apt-get install bleachbit -y

(opcional) GIMP:

sudo apt-get install gimp -y

A Steam será necessária para baixar e jogar o Ballistic Overkill, o BleachBit é o equivalente ao CCleaner do Windows, então de tempos em tempos você fará uma varredura com ele para remover os arquivos desnecessários e o GIMP é para caso você queira editar suas screenshots do game, ele é um editor de imagem quase tão potente quanto o Photoshop, mas não vem por padrão no Lubuntu.

Quando todos estes tiverem sido baixados, entre na Steam e baixe o game, mas não abra ainda… Quando o download for concluído, volte ao terminal e digite o comando abaixo:

sudo apt-get dist-upgrade -y

Isso irá atualizar o seu sistema e programas para a ultima versão disponível. Após isso reinicie o sistema clicando no ultimo ícone a direita da barra de tarefas.

Colocando o processador em modo de Desempenho

Algumas distribuições Linux (e o Lubuntu é uma delas) vem com o processador no modo de Economia de Energia, então vamos mudar isso, já que queremos nosso processador trabalhando no máximo que ele pode.

Rode estes comandos no terminal e pronto, tudo estará feito:

sudo apt-get install cpufrequtils -y
sudo cpufreq-set -r -g performance

Esses códigos farão o processador funcionar no seu melhor.

Configurando as Bibliotecas, Drivers e o Jogo

Depois de ter feito o necessário na seção anterior, é hora de instalar as bibliotecas necessárias, configurar nossos drivers e o jogo em sí.

Instalando bibliotecas

Primeiramente vamos instalar todas as bibliotecas necessárias para o jogo funcionar, para isso, usaremos este comando:

sudo apt-get install libx11-6:i386 -y && sudo apt-get install libxcursor1:i386 -y && sudo apt-get install libxrandr2:i386 -y && sudo apt-get install libstdc++6:i386 -y

Normalmente elas já estão instaladas, mas rodar este comando irá dar certeza de que elas estão lá, e em caso de não estarem, irá instalar as não presentes.

Configurando e instalando Drivers

Quanto a configuração dos drivers, para ter certeza de que não haverão erros a partir de drivers não suportados, será feita com este repositório: https://launchpad.net/~graphics-drivers/+archive/ubuntu/ppa

Para adicionar este repositório, utilize este comando:

sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa -y

Logo depois, rode o comando: sudo apt-get update

Quando o comando terminar de rodar, iremos visitar novamente o programa Software & Updates (caminho: Menu > Preferencias > Software & Updates) e então vamos a aba Drivers Adicionais (ou Additional Drivers), basta esperar um pouco quando estiver por lá, caso exista algum driver necessário para ser instalado em seu sistema, ele irá aparecer aqui:

Lembrando que, se você alterar algum driver para a versão proprietária, será necessário reiniciar o sistema para ter efeito, o mesmo vale se você reverter para o driver padrão do sistema.

Configurando o Jogo

Se seu computador tiver uma configuração boa, você provavelmente não irá precisar de nada do que está abaixo, porém, se você tiver um computador que não passa muito do minimo exigido pro jogo rodar, faça a seguinte configuração:

1- Qualidade dos Gráficos

Os gráficos por padrão vem no médio, se você estiver sentindo quedas de frame rate ou seu frame rate estiver constantemente baixo, coloque os gráficos no mínimo.

2- Resolução de Tela

Coloque sua resolução num tamanho abaixo do tamanho máximo de sua tela, mas acima de 640×480, se não você não terá o crosshair da mira visível…

Teste os tamanhos de resolução até ver o que tem um melhor ajuste ao seu monitor e tenha o melhor frame rate pra você.

Mantenha o jogo sempre em Tela Cheia com o VSync (Sincronização vertical) desligada, isso aumenta a taxa de frames no Linux em computadores mais fracos. Você também pode testar o “Exclusive Mode” que pode ser uma melhoria de jogo pra você como diz neste tutorial[http//%26quot%3Bhttp]… Mas em caso de problema, reverta isso.

Para ativar o exclusive mode entre nas propriedades do game e clique em definir opções de inicialização, e então coloque o comando abaixo:

-window-mode exclusive

No fim, tudo deverá estar desta forma:

Extras: Gravar tela, Editar vídeos e Imagens, etc… no Linux

Percebi que pode haver a possibilidade de alguns de vocês quererem gravar seus gameplays jogando no Lubuntu, então decidi adicionar esta seção extra para que vocês fiquem sabendo quais softwares eu recomendo pra cada uma dessas funções.

Gravar Tela

Para gravar tela no Ubuntu, você pode usar o aplicativo Kazam, para instalar basta rodar estes comandos no terminal:

sudo apt-get update
sudo apt-get install kazam -y
Edição de Vídeo

Uma das coisas que o Linux fica pra trás quando comparado com o Windows é quando falamos de Software para edição de vídeo. O mais potente (porém complicado) que conheço é o Lightworks[www.lwks.com], que foi usado na edição do filme Pulp Fiction, porém, não existem softwares tão potentes e simples quanto um Sony Vegas ou Adobe Premiere Pro no Linux, mas tem alguns semelhantes.

Pensando nesses dois fatores, a minha recomendação pra quem quer mais recursos é usar o Kdenlive, ele tem muitos recursos e efeitos e costuma ser bem estável.

Já para quem busca edições mais simples, o Openshot com toda certeza irá suprir suas necessidades.

Editor/Gravador de Áudio

Também existem bons gravadores e editores de audio pra quem precisar deles no Linux. O audacity é de longe o melhor e mais simples que temos disponível no sistema, com ele você pode gravar e editar os áudios gravados e seus metadados. Para instalar o audacity, rode este comando no terminal:

sudo apt-get install audacity -y

No caso de você não precisar editar audio mas precisar gravar por algum motivo de uma forma leve existe um programa que pode ser perfeito pra você, o “Audio Recorder”.

Para instalar, use estes comandos em sequência:

sudo add-apt-repository ppa:audio-recorder/ppa -y
sudo apt-get update
sudo apt-get install audio-recorder -y
Editor de Imagem

Como editor de imagem eu só posso recomendar o GIMP, visto que ele é o editor mais potente que conheço no Linux e que mais tem tutoriais na internet depois do Photoshop (lembrando que o GIMP reconhece arquivos PSD).

Para instalar o GIMP, rode este comando no terminal:

sudo apt-get install gimp -y
SteamSolo.com