Overview
Este guia ajudará a otimizar o jogo Ori and the Will of the Wisps para os computadores mais fracos, e ser possível aproveitar o jogo sem maiores interferências.
Introdução
Ori and the Will of The Wisps é uma continuação do primeiro jogo da Moon Studios, o Ori and The Blind Forest. Ambos tem uma direção artística muito parecida, mas uma grande diferença entre eles é a otimização do jogo.
Enquanto o primeiro jogo da série se performa muito bem até nos PCs mais fracos, sua sequência peca em performar bem nos mesmos computadores. Por isso, estou aqui para tentar te ajudar a aproveitar o jogo sem maiores interferências, com o Guia de Otimização para Ori and the Will of the Wisps.
Drivers & Atualizações
Bom, antes de começar a mexer nas configurações dentro do jogo em si, é sempre bom você verificar os drivers de seu computador para poder atingir a melhor performance sempre, em qualquer videogame.
Vou mostrar o passo a passo de como verificar se os seus estão atualizados. Caso você já tenha segurança quanto à isso, pule diretamente para a seção de ‘Configurações no Jogo’ do guia.
1 – Digite ‘Sistema’ ou similares na barra de busca de seu PC ⠀⠀⠀
2 – Obtenha as informações do seu processador, no meu caso um i5, destacado na imagem.
3 – Entre no site da Intel, ou AMD e pesquise os drivers para a sua GPU. Links abaixo:
Intel: Clique Aqui[downloadcenter.intel.com]
AMD: Clique Aqui[www.amd.com]
4 – Instale os drivers mais recentes seguindo o passo a passo da fornecedora.
5 – Pronto! Você agora explora da capacidade máxima de seu processador
1 – Para atualizar os drivers das placas gráficas dedicadas, siga os passos 1 e 2 da parte onde explico como atualizar os drivers para gráficos integrados.
2 – Entre nos Websites abaixo e atualize os drivers da mesma maneira.
Nvidia: Clique Aqui[www.nvidia.com.br]
AMD: Clique Aqui[www.amd.com]
3 – Pronto! Você agora explora da capacidade máxima da sua placa de vídeo!
Configurações no Jogo
Agora que você tem os drivers mais recentes instalados, hora de abrir Ori e ajustar as configurações para poder desfrutar de uma experiência melhor.
A primeira coisa que você deve fazer é fechar o máximo de aplicativos possíveis, para poder ter quantidade suficiente de RAM e processamento destinados ao jogo, resultando consequentemente em uma performance melhor.
Feito isso, abra o jogo e dirija-se às configurações.
A primeira coisa a se fazer é travar o jogo em 30 quadros por segundo. Isso te dará uma grande margem para quedas, e também te possibilitará aumentar a resolução.
Depois disso, o ideal é testar o jogo. Caso você esteja conseguindo rodar bem, sem quedas, e em uma resolução boa, você pode ir gradualmente aumentando a taxa máxima de frames.
Mas, se ainda não conseguir manter os 30 quadros, você terá que reduzir mais as configurações. Comece indo à parte de áudio, e mantenha a qualidade do som em ‘Balanceado’. Isso reduzirá um pouco seu gasto de processamento.
Após fazer isso, vá até a parte de ‘Monitor’ novamente e abaixe um pouco a resolução. 720p é o que recomendo para jogar. Teste novamente o jogo.
E se novamente você não mantêm os 30 quadros mínimos, você poderá finalmente se dirigir ao setor ‘Gráficos’. Aqui, você reduzirá aos poucos a resolução do jogo. Aumentar a nitidez e desfoque de movimento levemente atordoará levemente o visual da resolução mais baixa.
Por último, sinta-se a vontade para baixar a qualidade gráfica para Balanceado caso ainda não esteja estável.
Por último, aqui vai um aviso: sinta-se a vontade para habilitar a resolução dinâmica, mas não recomendo, pois nos acostumamos melhor com imagens e vídeos estáveis com o tempo.
Fim
Espero muito que esse guia tenha te ajudado a jogar Ori and the Will of the Wisps. Te ensinei tudo que sei sobre como otimizar melhor esse jogo, e esse conhecimento pode vir a ser útil em outros jogos que você eventualmente passe por problemas.
Muito obrigado se você leu até aqui, e considere dar uma boa avaliação para este Guia na Steam, ou só comente o que achou abaixo.
Se quiser me adicionar como um amigo, estou aberto a convites. Até mais, espero que nos vejamos novamente em breve.