Overview
Após ler este guia você entenderá tudo sobre Killing Floor e saberá o que fazer e o que não fazer em determinadas situações.
Introdução
Killing Floor é um jogo cooperativo de tiro em primeira pessoa, e com cooperativo quer dizer que a primeira coisa que deves saber para ser um bom jogador é que trabalhar em equipe facilitará muito a vitória e pode definir se você vive ou morre.
Por tanto, se estiver jogando no modo multiplayer, evite sair andando pelo mapa sozinho, e tente se comunicar ao máximo com a equipe.
Objetivo
O primeiro modo que o jogo possui é o modo original, onde você deve sobreviver à waves (ondas) matando todos os specimens ou zeds (como são chamadas as criaturas de KF), até que chegar ao boss (chefão) chamado Patriarch.
O outro modo de jogo é o Objective Mode, que diferente do modo original, você deve seguir certas missões para concluir a partida.
O número total de ondas que uma partida no modo original possui dependerá do tamanho da partida, e o número de specimens e a vida dos mesmos é determinado pela dificuldade e pela quantidade de jogadores presentes antes da onda iniciar.
Begginer: Essa dificuldade é para aqueles que nunca jogaram Killing Floor e ainda estão aprendendo a jogar, portanto se você ainda é um iniciante, sugiro que comece por aqui. Algumas modificações são feitas:
- Vida dos Specimens é de 50%.
- Quantidade de spawns são muito baixas.
- Velocidade dos Specimens reduzida para 95%.
- O dano é aplicado somente em seu colete, exceto para os ataques especiais da Siren, do Husk e todos os ataques do Patriarch.
- Os jogadores começam com $300.
- Recompensa para matar Specimens é dobrada em relação ao modo normal.
- Possui 50% de tempo a mais na loja.
- Specimens morrem se ficarem muito tempo longe de um jogador.
Recomendado para perks level 1.
Normal: Para quem já se familiarizou com o jogo e pretende avançar para um novo patamar.
- Os Specimens possuem suas características base.
- Jogadores começam com $250.
- Recompensa de matar os Specimens padrão.
- Specimens morrem se ficarem muito tempo longe de um jogador.
Recomendado para perks level 2 e 3.
Hard: Essa dificuldade é para os jogadores que já sabem com o que estão lidando, e querem treinar mais um pouco.
- A quantidade de Specimens por onda aumenta bastante comparando com outras dificuldades.
- Vida dos Specimens é aumentada em 35%.
- Dano dos Specimens é aumentado em 25%.
- Velocidade dos Specimens aumentada em 15%.
- Specimens não morrem mais sozinhos.
Recomendado para perks level 4 e 5.
Suicidal: Para os jogadores mais experientes que já sabem todos os truques e precisam de um desafio maior.
- A vida e o dano dos Specimens são aumentados em 55%.
- Os jogadores se movem lentamente quando é atacado por um Specimen.
- Jogadores começam com $200.
- Recompensa dos Specimens é relativamente baixa.
- Removida a habilidade de escapar dos clots pulando.
- O Fleshpound tem sua resistência à headshots com crossbows modificada de 50% para 65%.
- O Scrake tem sua resistência à headshots com crossbows aumentada em 50%.
- O colete inicial do Beserker level 6 é removido.
Recomendado para perks level 5 e 6.
Hell on Earth: Não jogue essa dificuldade se não saber exatamente o que estiver fazendo, aqui a morte pode ser certa, e alguns segundos mal calculados podem resultar em falha.
- Vida e dano do Specimens são aumentados em 75%.
- Specimens se movem 30% mais rapido.
- Jogadores começam com $100.
- Recompensas são 35% menores.
- Removida a habilidade de escapar dos clots pulando.
- O Fleshpound tem sua resistência à headshots com crossbows modificada de 50% para 65%.
- O Scrake tem sua resistência à headshots com crossbows aumentada em 50%.
- A duração do rage do fleshpound é dobrada.
- O bônus de headshot com a 9mm dos sharpshooters é reduzido de 140% para 40%.
- O colete inicial do Beserker level 6 é removido.
Recomendado para perks level 6 com uma experiência especial. (Ao jogar em equipe, é necessário planejar cada estratégia com todo do grupo, pois aqui o negócio é sério)
Short: A partida irá até a onda 4/4 e terminará com o boss na onda 5/4.
Medium: A duração da partida será de 7/7 ondas e mais o boss na 8/7.
Long: Com 10/10 ondas e a onda do boss 11/10, está é a mais longa das partidas padrões.
Custom: Podes personalizar as ondas da maneira que desejar. (OBS: No custom o modo sandbox é habilitado e as conquistas são desabilitadas)
Specimens
Os specimens são as criaturas que aparecem no jogo, e cada criatura tem suas singularidades, pontos fortes e pontos fracos.
Siga as instruções e você não terá problemas com eles nos modos mais fáceis, e terá menos dificuldade nos modos dificeis.
As informações de vida, dano e recompensas foram tiradas da wikipédia do jogo (http://kf-wiki.com).
O Clot é o specimen mais básico do jogo, mas isso não significa que ele seja inútil. A vida e o dano do Clot são insignificantes, mas o problema real é que eles sempre estão em grande número e são capazes de impedir o jogador de se mover.
Matar o clot é bem fácil e prático, qualquer tiro certeiro na cabeça nas dificuldades suicidal pra baixo irá matá-lo (exceto se não estiver na dificuldade adquada para seu nível).
Caso ele te segure e você não pretende matá-lo, basta continuar pulando na direção oposta que ele irá soltar. (Acredito que esse feito não é um bug, pois ao tentar realizar uma força contrária ele não é capaz de te segurar por muito tempo – meio óbvio que se alguém te segura você puxa (pula nesse caso)
Estratégia: Apena mantenha distância e mate-os assim que tiver a chance, com tiro na cabeça! (não desperdiçe munição)
Esse aracnídeo pode ser um dos seus maiores problemas, muitas vezes eles aparecem na hora que você menos espera, e pode ser difícil acerta-los durante um salto. Eles causam muito pouco dano e possum a menor vida do jogo, mas a função deles é de terminar o serviço quando você estiver com o menor valor de vida.
Por serem relativamente rápidos e dificeis de ver, esses serão seus maiores pesadelos quando estiver correndo com vida baixa, por tanto mate-os o mais rápido que puder, antes que eles te alcancem.
Estratégia: Mantenha distância e mate-o o mais rápido, a opção de acertar na cabeça será mais difícil então mate-o do jeito que for preciso. (evite usar armas pesadas para não desperdiçar munição – dois tiros de 9mm devem resolver o problema)
O dano desse Specimen pode ser considerado para causar um bom estrago, são um pouco mais fortes que os clots, mas com tiros na cabeça ainda é fácil matá-los. São lentos à distância, e quando se aproximam eles ativam o charge que quase dobra sua velocidade, por tanto evite-os.
Estratégia: Assim como os outros, é necessário manter a distância para que eles não começem a correr, se o fizerem mate-os o mais rápido possível, pois eles podem ser fatais.
O pior problema desses, é a invisibilidade, se não estiver atento eles te atacarão e são finalizadores assim como os Crawlers. A vida e o dano são baixos, mas eles são extremamente rápidos.
Estratégia: É impossível manter distância deles, e por serem quase invisíveis, são bem difíceis de matar, mas o Commando tem sua habilidade de vê-los e portanto a função de matá-los é dele, porém se não tiver um commando em sua equipe faça o possível para matá-los. (Use a audição como uma boa referência, pois os Stalkers fazem um ruído notável que até com fones simples são de fácil percepção.
Esses caras são extremamente lentos, faça dessa uma vantagem. Enquanto isso seu dano pode ser fatal, evite seu vômito a todo custo, pois ele pode acabar com seu colete em questão de segundos e te matar. A vida dele é consideravelmente alta, com exceção de sua cabeça, que é bem frágil.
Estratégia: É o Specimen mais fácil de matar por ser lento, então atire na cabeça e mantenha a distância. (se não for capaz de matar ele, não será capaz de matar nenhum outro)
Um Specimen que é capaz de atacar em longas distâncias, com seu lançador de bolas do fogo o Husk pode causar muito dano em poucos segundos, sua precisão é média e tem uma chance de 50% de acertar próximo ao jogador, causando dano instantâneo pela explosão adicionado à um dano por fogo.
O dano causado pela explosão pode ser muito alto caso acerte o jogador e maior ainda se ele acertar sua cabeça, então evite as bolas de fogo pulando o quanto puder, pois é possível ele te dar um hit kill.
Estratégia: Manter à distância pode ser útil para desviar melhor suas bolas de fogo, mas o ideal é matá-lo assim que possível para evitar complicações.
A Siren é um dos Specimens mais perigosos, e você com certeza já morreu, ou se não irá morrer muitas vezes para ela. Ela se movimenta lentamente, mas sua vida é média comparada com a dos outros Specimens. Seu grito traz muitos problemas para toda a equipe, com ele ela destrói granadas, misseis, e bombas, além de atrapalhar a mira e o movimento dos jogadores, sem falar que ela drena sua vida diretamente, mesmo se tiveres usando um colete.
Estratégia: A Siren seria o support da equipe dos Specimens, então ela é o alvo principal à qualquer custo, apesar de sua movimentação lenta, quando alcança os jogadores será um problema grande.
Esse cara é muito perigoso, seu dano é muito alto e sua vida também, ele se move lentamente e quando recebe uma determinada quantia de dano ele começa a correr atrás dos jogadores aplicando um dano terrivelmente alto.
Estratégia: Mate todos os Specimens em sua volta antes de matá-lo, e utilize armas pesadas para aplicar muito dano e matar antes que ele comece a correr.
Muitos se desesperam assim que o avistam, o que não é uma boa coisa, atirar nele sem ter uma boa posição estratégica e sem sua equipe por perto seria um erro que resultaria em morte certa. No modo normal (amarelo) sua velocidade é pequena e os jogadores conseguem fugir dele, mas no modo rage (vemelho) sua velocidade aumenta e o dano também.
Para ativar o modo rage devem acontecer um dos três eventos: 1-Receber uma taxa de dano/segundo muito alta; 2-Receber um dano muito baixo (como tiros de 9mm); 3-Um jogador ficar muito tempo no seu campo de visão.
Estratégia: Evite atacá-lo assim que o ver, mate os Specimens em sua volta primeiro, e não fique em campo aberto para não ativar o seu modo rage. Atire com armas pesadas e em equipe.
Esse é o Boss que aparece na ultima onda, ele possui muita vida e o seu dano é extremamente alto, seu rocket launcher pode matar um jogador com apenas uma explosão, e sua minigun é muito poderosa, com rajadas de muitos tiros que eliminam um jogador muito rápido, e seu ataque corpo a corpo também pode ser fatal.
Estratégia: Evite ficar muito próximo dos aliados, mas mantenha-os à vista, quando o Patriarch for atirar o Rocket Launcher ele fala a frase “One on the Pipe”, então essa é a hora que deves correr para fora de sua visão e evitar ficar em lugares muito fechados para não levar o dano da explosão. Colocar várias minas pelo mapa pode ser uma boa estratégia, mas cuidado para não estar muito perto quando elas explodirem, pois você receberá dano e poderá morrer.
Perks
(Em desenvolvimento)