Don’t Starve Guide

Guia para iniciantes em Don't Starve Together for Don't Starve

Guia para iniciantes em Don’t Starve Together

Overview

Este guia trará dicas úteis para melhor jogabilidade do modo multijogador de Don’t Starve. E é direcionado a jogadores que possuem conhecimentos básicos em DS e estão começando a jogar DST. (Guia em construção)

Introdução

Apesar de jogar DS a um bom tempo, não sou o que chamo de jogador “hardcore” ou muito experiente. Porém adquiri boas estratégias jogando DST e decidi abrir este espaço para que possamos compartilhar essas e outras dicas.

Este guia será focado no Don’t Starve Together. É meu primeiro guia e decidi fazê-lo devido à falta de guias sobre esta versão multijogador e será baseado em minhas experiências de jogo, podendo conflitar com opiniões de outros jogadores.

No momento estou jogando com Wigfrid, em um mapa padrão que iniciou no outono. Sendo assim, estas dicas serão focadas no outono e inverno.

Deixe em seus comentários outras dicas, principalmente em relação a primavera e verão para que a guia possa estar completa.

Modos de Jogo

Em DST, existem três modos de jogo: Survival, Endless e Wilderness.

O modo Survival:
Este modo pode ser considerado o modo “padrão” do jogo. Ele disponibiliza a criação de itens de ressurreição (tais como Meat Effigy). Quando um jogador morre, enquanto não for revivido e vagar como um fantasma, todos os outros jogadores terão um decréscimo de sanidade.
Jogadores não poderão ser revividos no portal.

O modo Endless:
Este modo é semelhante ao modo Survival, porém os jogadores fantasmas não causam decréscimos de sanidade e podem ser revividos no portal (ao lado).

O modo Wilderness:
Diferente dos outros modos de jogo, os jogadores não podem ser revividos, e entrarão no mapa em lugares aleatórios.
Ao morrer, jogadores voltarão à tela de escolha de personagem, porém o mapa continuará o mesmo.
Itens de ressurreição estão desabilitados.

Escolhendo o Modo de jogo

Não existe um “modo melhor que o outro”. Cada jogador deve encontrar o modo de jogo que mais lhe agrada.

SURVIVAL
O modo Survival é o modo “padrão” do jogo.
Pode-se aproveitar melhor esse modo jogando com amigos, fazendo com que o decréscimo de sanidade desencoraje os jogadores a fazer movimentos arriscados caso não tenham um “plano B” para reviver.

ENDLESS
O modo Endless também é ótimo para jogar com amigos e também com jogadores desconhecidos. Ele está mais para “um multiplayer cada um por si”. Bom para jogar com o modo PvP ativo, já que ninguém vai sofrer quando outro jogador morrer.

WILDERNESS
O modo Wilderness foi pra mim a melhor das surpresas. Ótimo para servidores PvP, trazendo uma experiência diferente, semelhante a outros jogos de sobrevivência multijogador.

Notem que o modo Wilderness também pode ser uma ótima escolha para seu servidor singleplayer (sim, você também pode jogar DST sozinho).
Este modo traz uma experiência única que o jogo vanilla não tem. Gostaria de falar melhor dele no próximo tópico.

Wilderness: um novo tipo de experiência.

Se você é como eu e as vezes prefere jogar uma “carreira solo” ou com poucos amigos, o modo Wilderness é um ótimo pedido.

Quando um jogador morre no modo Wilderness, todos seus itens cairão no chão e ele voltará para a tela de escolha de personagens, e resurgirá em um lugar aleatório do mesmo mapa.
Sendo assim, o jogador poderá desfrutar de uma nova experiência: jogar com todos os personagens no mesmo mapa.

NOTA IMPORTANTE: antes de começar a falar sobre este modo, note que é de extrema importância que o jogador não abuse da mecânica (como por exemplo morrer várias vezes de Webber apenas para encher o mapa com aranhas ou spawnar comida e armas com Wigfrid). Isso vai de cada jogador, mas tira um pouco a graça do jogo.
Também é aconselhável jogar com determinação a não morrer ou cometer suicídio. Deixe para trocar de personagem quando você realmente morrer.

Continuando, apesar de não ser uma experiência “muito difícil”, é bom para jogadores que estão aprendendo a jogar e gostam mais de desfrutar descobertas e coisas que ainda não viram/fizeram no jogo antes.

Escolhendo seu Personagem

Se você estiver jogando no modo Survival ou Endless, a escolha de seu Personagem é a parte mais importante.
Cada um tem suas vantagens e suas desvantagens, porém vale lembrar que para se montar um bom grupo, os personagens precisam ter alguma sincronia entre si.

Para este tópico, vamos fazer a seguinte separação:

PERSONAGENS DE COMBATE

– Wolfgang : apesar do medo de monstros, pode se tornar muito forte e proteger os membros mais frágeis do time e matar inimigos mais fortes
– Wigfrid: Apesar de ser a única capaz de construir a lança e o capacete, todos os jogadores podem usá-los, fazendo assim que todos possam sobreviver a pequenos ataques

PERSONAGENS DE CONSTRUÇÃO

– Woodie: com o balanceamento do Werebeaver, Woodie se tornou perfeito para coletar recursos. Sendo possível controlar a transformação, Woodie pode facilmente derrubar florestas inteiras. Na forma de Beaver, ele perde muita sanidade, porém a mesma pode ser recuperada plantando as novas árvores com as pinhas que ele acabou de colher.
– Wickerbottom: Com sua capacidade de conhecimento, ela pode construir a base facilmente sem o uso das máquinas. Mas a vantagem de Wickerbottom é seu livro “On Tentacles”, que pode construir um mecanismo defensivo muito bom, invocando Tentáculos.
– Webber: Com sua capacidade de construir “vilas” de aranhas, ele pode ser uma boa escolha no grupo, fornecendo uma quantidade de teia de sua barba. Sua capacidade de comer carne de mostro sem penalidade também é de grande ajuda

PERSONAGENS DE SOBREVIVÊNCIA

– Wilson: Wilson tem uma grande quantia de sanidade e pode sobreviver por muito tempo. Sua barba pode ajudar a criar Meat Effigy e o ajuda a sobreviver ao inverno
– Wx-78: quando encontradas as engrenagens, pode ficar com os maiores status entre os personagens, sendo uma boa escolha para sobrevivência. Sua capacidade de não se importar com comida “estragada” também pode ser de grande ajuda

PERSONAGENS DE APOIO

– Wendy: Abigail pode ajudar muito o grupo em ataques ou defesas e em caça de pequenos animais.
– Willow: Willow agora tem um pequeno ursinho de pano, que distrai criaturas das sombras. Ele e seu isqueiro especial são de grande ajuda.
– Wes: apesar da dificuldade, os balões de Wes são ótimos para despistar inimigos

Tente balancear a equipe. Boas combinações são:

Wilson e Willow: Willow pode criar seu ursinho usando os pelos da barba de Wilson.

Wigfrid e Webber: As aranhas de Webber podem prover muita comida para os dois

Wolfgang e Wickerbottom: Com fazendas e seu livro de horticultura, Wickerbottom pode prover muita comida, ajudando Wolfgang a ficar em seu estado mais forte.

Criando suas primeiras bases

Antes de procurar um lugar para tomar base, tenha em mente que quando você morrer, será levado a um lugar aleatório, podendo estar completamente longe de sua base principal.
Por isso é de extrema importância que você construa várias bases espalhadas pelo mapa (como em Norte, Sul, Leste e Oeste) e deixar itens de sobrevivência básicos nela. Aconselho deixar algumas gramas e gravetos, madeira e ferramentas (ou flint). À medida que o jogo avançar, volte a essas bases e deixe material para o inverno, pois é nele que você realmente vai sofrer para encontrar sua base principal.

PLACAS, PLACAS E MAIS PLACAS

Com a opção de escrever nas placas, elas serão de extrema importância no mapa. Ao reescolher o personagem, você perderá o “conhecimento para fazer os itens” e você perderá a visibilidade dos lugares que você explorou antes (sendo difícil encontrar sua base caso não esteja habituado com o mapa).
Coloque várias placas pelo mapa, com instruções simples e em lugares estratégicos (bifurcações, etc). Isso auxiliará muito o jogador a encontrar sua base principal ou as bases auxiliares.

A tão esperada Base Principal.

Após criar algumas bases auxiliares e juntar bons recursos, é hora de procurar um lugar para sua base principal.

Cada jogador tem uma opinião diferente quando se trata desse assunto. Porém ao escolher sua base, você deve levar em conta o personagem que está jogando, as configurações do mundo, a estação do ano em que está jogando, etc.

Leve em consideração os aspectos a baixo quando for criar sua base:

* VILA DE PORCOS

Pontos positivos:
– Geralmente bem com plantações de grama ou berries, sendo bom para colher recursos sem sair muito longe da base.
– Caso a vila tenha um Pig King, é uma boa maneira para conseguir ouro.
– Fazer amizade com os porcos não só aumentará sua sanidade como é uma boa maneira de colher madeira.
– Bom lugar para colher fertilizante.
– Porcos atacam monstros, dando assim certa proteção ao jogador.

Pontos negativos:
– Ao entardecer, porcos entram em suas casas, deixando o jogador desprotegido ao ataque de monstros no entardecer e a noite.
– Impossível caso esteja jogando de Webber.
– Em luas cheias, porcos se transformarão e atacarão o jogador.

* MANADAS DE BEEFALOS

Pontos positivos:
– Beefalos são extremamente fortes quando em manadas, dando assim proteção ao jogador caso ele consiga fazer os monstros atacarem os beefalos.
– Ótimo lugar para colher fertilizante e fazer plantações.
– O bioma de savana também te traz coelhos e bastante grama.
– Beefalos são uma boa fonte de carne e pelo, necessário para fazer roupas no inverno.

Pontos negativos:
– Beefalos entram em épocas de reprodução, os deixando agressivos, tornando assim um pouco perigoso para o jogador (a menos que ele use o chapéu de beefalo, que evita que eles o ataquem).
– Fazer com que os monstros ataquem os beefalos pode ser um pouco difícil se os mesmos não estiverem na época de reprodução.
– Beefalos são FINITOS. Ou seja, se você não deixar com que eles de reproduzam e todos morrem, eles serão extintos.

* PÂNTANOS

Pontos positivos:
– Boa proteção contra ataques de monstros, devido a agressividade dos tentáculos e dos merms.
– Bom para coletar recursos, como Reeds (para fazer papel) e itens resultantes das brigas de merms/aranhas com tentáculos (Carne de monstro, teia, peixe, etc).

Pontos negativos:
– um jogador desprotegido pode morrer facilmente andando pelo pântano.
– Se você estiver muito a fundo no pântano pode se tornar difícil encontrar outros recursos (madeira, grama, etc).

* NINHOS DE TALLBIRD

Pontos positivos:
– Diferente dos beefalos, os tallbirds (pássaro gigante de um olho só) irão renascer periodicamente em seus ninhos, sendo assim uma boa fonte de comida.
– Tallbirds atacarão qualquer coisa que se aproxime perto de seus ninhos, dando assim certa proteção ao jogador.
– Tallbirds geralmente se encontram próximos de biomas com muitas rochas, sendo um bom lugar para mineirar.

Pontos negativos:
– Tallbirds podem “incomodar” o jogador perseguindo ele por grandes distâncias.
– Geralmente se encontram longe de árvores e outros recursos, tornando um pouco difícil as buscas pelos mesmos.

* COLMEIAS ASSASSINAS

Pontos positivos:
– Uma base próximo a colmeias assassinas (não tão próximo para não ser atacado) pode gerar uma grande proteção contra monstros, já que as abelhas atacarão qualquer coisa que se aproximar.
– Colmeias ficam em biomas que facilitam a busca por grama, gravetos e berries.
– Graças a grande quantidade de flores, é um bom lugar para construir Bee Boxes e colher mel.

Pontos negativos:
– Um jogador desprotegido pode morrer facilmente.
– Na primavera, as abelhas normais também se tornarão agressivas.

* FLORESTAS

Pontos positivos:
– Muitas árvores, podendo coletar grande quantidades de madeira.
– Geralmente com algumas aranhas e algumas casas de porcos.
– Lugar provável para nascer um Treeguard, protegendo assim contra gigantes

Pontos negativos:
– Pode ser um pouco difícil de encontrar outros recursos como pedra e berries.
– Jogadores descuidados podem morrer facilmente para o Treeguard.
– Lugar totalmente propício a incêndios no verão. Requer total cuidado.

DICAS:

* Procure criar sua base em junções de dois ou mais biomas com as características citadas a cima. Tome cuidado ao escolher uma área com apenas um bioma por perto.

* Procure Worm Holes, eles são grandes amigos para a construção de suas bases, servindo tanto como uma “rota de fuga” como uma maneira de chegar em recursos mais rapidamente.

* A criação da base vai de acordo com seus gostos, mas considere o personagem que você está utilizando.
– Wickerbottom é boa quando perto de pântanos. As brigas constantes de merms com tentáculos e a grande quantidade de Reed tornam fáceis a colheita de materiais para fazer o livro “On Tentacles”, que faz com que novos tentáculos crescem do chão. Quando jogando em grupos, é ótimo para criar “salas” para abate de monstros.
– Woodie se dá bem em biomas de floresta. Com a atualização do WereBeaver, ele é ótimo para colher madeira. (Falaremos dele depois).
– Wigfrid se daria melhor em ambientes de beefalos, devido a colheita de carne.

* Crie sua base em lugares fáceis de se encontrar e com fácil acesso para suas bases secundarias.

Colheita de Recursos

A colheita de recurso pode variar de acordo com o tamanho do grupo de jogadores.

Caso esteja jogando em um grupo de 4 ou mais jogadores, faça a seguinte separação:

* Um jogador para colher recursos básicos (madeira, pedra, grama, gravetos, etc)

* Um jogador para coletar comida

* Um jogador para construir e cuidar da base

* Um jogador para coletar recursos diversos e explorar

No mesmo exemplo, um bom time poderia ser (exemplo)

* Woodie coletaria muita madeira, grama e gravetos e algumas pedras
* Wigfried iria atras de aranhas e animais, colhendo toda a comida que encontrar no caminho
* Wickerbottom cuidaria da construção de fazendas, muros, e outras estruturas
* Wx78 exploraria o mapa e iria atrás de gears

A divisão de tarefas é muito importante, lembrando que quanto mais jogadores, mais comida tem que ser coletada.

Caso esteja jogando sozinho, é o mesmo padrão do jogo vanilla. Vá atrás de grama, graveto, madeira e comida. Depois pedras e ouro.

Caso esteja jogando em grupo no modo Wilderness, combinem de cada um criar sua própria base e coletar os próprios recursos antes de se unirem e criarem uma base apenas.

Aproveitando os Recursos ao Máximo

Em certo ponto do jogo, ir atrás dos recursos pode ser uma tarefa complicada. Por isso, procure trazer os recursos para próximo de si o mais rápido possível.

MADEIRA, GRAMA, GRAVETOS E BERRIES

– Cave muitos tufos de gravetos, já que eles não precisa de fertilizante para crescer, e plante próximo a sua base.
– Plante árvores em volta de sua base para não ter que se preocupar em percorrer grandes distâncias para coletar madeira.

AVISO IMPORTANTE: Cuidado antes de cavar arbustos de berries e tufos de grama, pois eles precisam de fertilizante. Muitas vezes a melhor opção é deixa-los onde estão, pois assim vão crescer novamente, e apenas planta-los depois de muito fertilizante disponível.

Hora de ir atrás do fertilizante.
Caso você esteja próximo a uma manada de beefalos, isso pode não ser problema, apenas passe regularmente pelo meio deles.
Uma boa maneira de conseguir fertilizante é com os porcos. Colete todas as flores que você encontrar pelo caminho, e solte-as perto das casas dos porcos. Eles irão comer as flores uma a uma e derrubar fertilizante.

Voltando para a base, agora que você tem muito fertilizante, não cometa o erro de usar o fertilizante em seus arbustos. Faça o item “Bucket-o-poop”.
Perceba que para fabricação do item é necessário 3 fertilizantes, e ele pode ser utilizado 10 vezes. Você economiza assim 7 fertilizantes.
Faça também fazendas em volta de sua base, e não esqueça de sempre coletar e plantar novas sementes.

Não fique com medo de derrubar casas de porcos que estão muito longe de sua base para traze-las para perto. Derrube também as cabeças de porcos que ficam em volta dos altares.

PEDRAS, FLINTS, NITROS E OURO

É importante encontrar um bioma de pedras e coletar o máximo de recursos possíveis em poucas viagens, já que o mesmo não é possível encontrar a maioria dos outros recursos.
Colete muito ouro. Nitro não é tão necessário em um começo de jogo (exceto no verão).
Leve mochilas e traga a maior quantidade de recursos possíveis, para que você não precise voltar lá por algum tempo.

VAGANDO PELO DESERTO

O deserto é um bom lugar para coletar pedras também, mas o que o torna atraente são as “Tumbleweeds“, aqueles pequenos amontoados de gravetinho que ficam “voando” com o vento. Nele você pode encontrar bastante grama e gravetos, e outros tipos de itens, como “Blueprints” e itens que se encontram em cemitérios, inclusive Gemas, que são importantes para o futuro.
Se você tiver como recuperar sua vida, é uma boa ideia também coletar os cactus e as flores (no verão).

O PÂNTANO

Coletar recursos no pântano é uma boa ideia devido as incontáveis brigas de tentáculos com merms/aranhas*
Aproveite para coletar teias, glândulas, peixe, pernas de sapo, carnes de monstro, tecido de tentáculo e a arma Tentacle Spikes.
Colha também muitos Reeds e tome cuidado para não ser atacado por tentáculos.
Se possível colha também os itens que caem dos mosquitos, pois eles podem ser usado para criar itens de controle de incêndio.

CEMITÉRIOS

Cemitérios geralmente possuem ouro espalhado pelo seu território.
Cavar no cemitério pode te ajudar a encontrar gemas e engrenagens (para fazer a geladeira, por exemplo), mas apenas cave no cemitério se você tiver como recuperar sua sanidade depois.

GUIA EM CONSTRUÇÃO

Esta guia está sob construção.

Sinta-se a vontade para colaborar com comentários e dicas.

SteamSolo.com