Overview
Aqui você encontra todas as informações básicas necessárias para sobreviver em The Long Dark. Quais equipamentos essenciais, o que fazer e não fazer para evitar entrar em uma fria e todas as informações possíveis sobre os comandos de interface e tudo que você pode fazer para evitar efeitos negativos durante sua jornada.PS. Em construção.
Introdução
A melhor experiência de The Long Dark se esconde na possibilidade de aprender sozinho com seus erros. Nada melhor do que morrer inúmeras vezes até entender suas dinâmicas letais.
Então, visando a melhor experiência, minha primeira recomendação é que você largue agora este guia e vá jogar a sua maneira. Fazendo tudo do seu jeito e entendendo as dinâmicas aos poucos. Descobrindo e aprendendo com seus erros. Porém, se você não tem tempo para isso, já tentou e ainda encontra certas dificuldades ou está aqui para melhorar seus conhecimentos a respeito dos segredos e macetes da Ilha do Grande Urso, então, meu velho amigo, você veio ao lugar certo.
The Long Dark é um jogo de sobrevivência em primeira pessoa que se passa na vasta imensidão congelada do norte do Canadá. O jogo traz mecânicas de coleta, criação de itens, caça, exploração, mapeamento e sistematização de equipamentos, com elementos de experiência, vulgo ‘fazer para aprender’, que aperfeiçoam suas habilidades e aumentam suas chances de sobreviver.
A Ilha do Grande Urso é onde sua jornada se passa. Dividida em várias regiões, cada uma destas mais desafiadora que a outra, gera a sensação de mundo aberto, com dia e noite padrão e um sistema de controle climático aleatório que potencializam muito os fatores de imersão.
Na regiões é possível encontrar de tudo. Construções abandonadas, animais selvagens e suprimentos. A chave para sobreviver é explorar. Por mais que encontrar abrigo seja sempre sua prioridade, nada melhor que desbravar lugares distantes.
A fauna não é exatamente diversificada, mas vai colocar a prova suas capacidades de interação. Você será, muitas vezes, perseguido por longas distâncias por um logo, ou pode muito bem dar de frente com um urso ao sair de uma clareira. Tenho certeza que não esquecerá seu primeiro encontro com o Alce.
No mais, vamos deixar de conversa. Partiu para o que interessa.
Informações Técnicas e Dicas Iniciais
Antes de começarmos, você precisa entender alguns conceitos e definições iniciais para não se perder logo de cara em The Long Dark.
Primeiro, TLD possui dois modos de jogo principais: Modo História e Sobrevivência.
Também existem os Desafios. Que são alternativas de jogabilidade e oferecem emblemas específicos para cada Desafio. Ao completar o desafio, você ganha o Emblema.
Existem eventos que ocorrem de forma esporádica. Alguns deles podem ser acessados pelo próprio modo Sobrevivência, mas no mais, é isso.
O Modo História ainda está em desenvolvimento, temos, no momento, acesso até o Episódio 2. O Episódio 3 está para sair no segundo trimestre de 2021. Qual, então, é a diferente do Modo História para o Sobrevivência? Simples. O Modo História é direcionado. Já existe uma história linear em andamento. Os fatores de sobrevivência são os mesmos, mas agora existe um roteiro a seguir. Eu joguei o Modo História e não vejo a hora de lançarem o Episódio 3. É muito bom.
O Modo Sobrevivência é outra coisa. Aqui você faz a sua história.
Conversando com um velho amigo, que na verdade me apresentou este jogo, chegamos a conclusão de que existem duas formas de aproveitar ao máximo o Modo Sobrevivência. Duas formas de jogar, que vai de cada um para cada um.
Seria o estilo Sedentário e o estilo Nômade.
Você claramente já deve ter entendido, mas resumindo, no estilo Sedentário você pode jogar o Modo Sobrevivência estabelecendo uma Base Principal em algum lugar específico e se abastecendo com insumos, ferramentas, armas, mantimentos, equipamentos de escalada (…), etc. A ideia é fortalecer sua base e ver até onde você consegue sobreviver até que tudo se esgote. Dessa Base, você pode tomar o lugar como ponto de partida para explorar regiões adjacentes mais próximas, em busca de mais mantimentos. É uma busca e coleta acumulativa, visando sempre o aumento de seus artigos de sobrevivência, recursos e maximizando, muito, suas chances de sobreviver.
Já o estilo Nômade é outra coisa. Ao invés de ter uma base específica, você é a base. Você carrega apenas aquilo que acha importante e tenta, ao máximo, não acumular nada. A ideia do estilo Nômade é cobrir a maior distância possível e explorar tudo, sério, tudo mesmo. A grande dificuldade deste modo é desapegar de muitos itens que você provavelmente encontrará. Também é necessário ter muita atenção a carga de peso máxima, tendo em vista que quase sempre você estará sobrecarregado. E claro, sem uma base, você precisa, quase sempre, buscar por comida. Por mais que pareça um pouco mais difícil, na verdade este estilo de jogo me proporcionou muitas aventuras. Sem falar na exploração de literalmente toda a Grande Urso.
Mas como já falei, isso é de cada um para cada um. Caso você esteja encontrando dificuldades em ficar vivo, o estilo Sedentário é mais seguro. Contudo, vale lembrar de uma coisa. Qual dificuldade você escolheu?
Existem 4 dificuldades. Todas são extremamente distintas.
Viajante ( – – )
Desbravador ( – + )
Predador ( + + )
Intruso ( +++++ )
As dificuldades possuem ótimas descrições que se encaixam perfeitamente naquilo que muitas vezes procuramos. Mesmo assim, quero deixar aqui meu conselho amigável.
Comece, sempre, por Desbravador. É uma dificuldade Padrão. Equilibrada. Sim, pode ser difícil para alguns, o que é completamente normal. Tenho certeza que com o tempo você se acostuma.
Não recomendo, para quem está começando, a dificuldade Viajante ou Intruso.
A dificuldade Viajante quebra, quase que por completo, a lógica de sobrevivência. Em quase todo lugar tem comida. A temperatura, quase sempre, é amena. Os animais, na maioria das vezes, fogem de você. O clima é muito tranquilo, parece o Nordeste no verão. Aconselho essa dificuldade apenas para quem está com pressa ou querendo as conquistas. No mais, vai acabar quebrando a ideia do jogo, pois se você se acostumar nessa dificuldade, ao tentar outra, você pode se sentir bem, bem limitado.
A dificuldade Intruso é o oposto da Viajante. Aqui o mundo quer te matar a cada segundo. Sério, segundo. É uma lutar pela sobrevivência acirrada. Mantimentos e comida é coisa rara, quase divina, nessa dificuldade. Armas de fogo não existem. Ferramentas são sagradas. Roupas? Você vai precisar vasculhar regiões inteiras para encontrar uma meia em estado desgastado. O clima é tipo norte da Rússia no inverno. Os animais colocaram na cabeça que querem matar você. Sério, só joga essa dificuldade quem conhece todas as regiões e já tem muita experiência de jogo. Mas se quer arriscar, tranquilo.
Existe a dificuldade Personalizada, que te dá autonomia para criar seu próprio estilo de jogo. O que é legal, já que sempre existem aqueles que não se encaixam em nenhuma das outras dificuldades.
Status: Os Pilares da Sobrevivência
Antes de desbravar as pálidas montanhas do Lago dos Mistérios e explorar as inúmeras cachoeiras do Vale do Rio Silencioso, você precisa entender que a partir do momento que você entra em jogo, seu relógio começa a contar. Trata-se de uma incessável corrida contra o tempo e você precisa se apressar, pois sua vida já está se esgotando, mas você não viu.
A interface nos apresenta 5 status primordiais, existem outros, mas esses são aqueles que mais precisam de sua atenção e você precisa saber que fatores, ambientais ou não, ajudam ou interferem nos respectivos status. São eles:
Temperatura, descanso, sede, fome e a condição geral.
The Long Dark pode parecer um jogo cruel e extremamente realista, mas no fundo sabemos que não é. Existe uma dificuldade artificial criada para nos proporcionar a experiência extrema de sobrevivência. Corremos contra o tempo e lutamos contra feras para sobreviver. Não é exatamente um jogo de aventura e sobrevivência, é um jogo de resistência e raciocínio. A cada novo erro, uma nova lição. Não dormir ao relento. Não provocar lobos. Não chegar muito perto de ursos. Não explorar a noite. Etc…
Esqueça suas opiniões sobre aquilo que pode ser cabível a sua realidade ou não, mas não descarte de todo seu julgamento. Avalie suas opções. Gerencie seu tempo. Jogue pra valer. Quando menos esperar, estará envolto em neve branca e totalmente imerso na jogabilidade de The Long Dark.
Agora que você já conhece os atores principais e como os identificar, vamos falar sobre tudo que você pode fazer para manter seus status em boas condições e o que pode e vai acontecer se um dos status ou mais de um esgotarem.
Temperatura: A Síndrome Da Morte fria
Nem preciso falar que a temperatura é o status mais dinâmico quando se trata deste jogo em particular. Ambientes internos ou fechados (indoors) preservam temperatura, ou seja, você não perde calor para o ambiente. Casas, fabricas, chalés, instalações fechadas, trailers, são seus melhores amigos quando se trata de se aquecer e preservar calor.
A partir do momento que você coloca o pé fora da base (casa, instalação fechada) sua temperatura lentamente (ou rapidamente) vai cair. O corpo é mais ou menos como um dissipador de calor. Estamos o tempo todo produzindo calor, mas no momento em que somos colocados em um ambiente muito frio, essa dissipação se torna exacerbada, daí a hipotermia, o corpo, a partir dos processos fisiológicos naturais, não consegue mais gerar calor.
Além de ambientes fechados, existem outras formas de preservar calor, obviamente não se pode carregar a base para qualquer lugar. Em primeiro lugar vem as roupas. Falaremos de forma mais detalhada adiante, mas a vestimenta é essencial. Quanto mais agasalhado estiver, menos calor vai perder (isso mesmo, você sempre estará perdendo calor). As condições das roupas também influenciam de forma significativa, afinal, de que serve um casaco se o mesmo está rasgado ao meio ou cheio de furos?
Também existem os fenômenos químico-físicos que podem ajudar. Uma fogueira, quando bem posicionada, pode proporcionar calor suficiente para te manter aquecido até durante a mais cruel das tempestades (que falaremos mais adiante). Esquentar chás, café ou alimentos na fogueira também podem te manter aquecido durante um curto intervalo de tempo (bônus aquecido).
Para acender uma fogueira você precisa dos seguintes itens:
Acendedor, Mecha, Combustível e Catalisador.
Acendedor: Fósforos, Lupa ou Pederneira.
Mecha: Mecha de Papelão, Mecha de Jornal, Pavio de Mecha, Ponta de Taboa.
Combustível: Graveto, Madeira Reaproveitada, Lenha de Cedro, Lenha de Pinho, Lenha Artifícial, Livros, etc.
Catalizador: Pólvora, Combustível de Lanterna, Catalizador, Combustível.
Dos itens acima, apenas o Catalizador é opcional. Cada fogueira acesa melhora sua perícia de sobrevivência, aumentando a porcentagem de chance de acender suas futuras fogueiras. Quanto maior a perícia, maior a chance. Então, tenha sempre em mão o acendedor, a mecha e o combustível. Caso encontre catalizadores, guarde para situações de emergência.
Quando a barra de temperatura se esgota você recebe o alerta de Risco de Hipotermia. Isso significa que se você não se aquecer em um intervalo de 1 hora, as chances de sofrer uma queimadura de frio, ou, geladura (frostbite) aumentam significativamente. Sua Condição Geral, após instalada a hipotermia, esgotará com o tempo e caso sofra uma queimadura por frio, uma parcela da sua Condição Geral será permanetemente retirada. Isso significa dizer que sua Condigão Geral (vida) é reduzida (~10%) de forma definitiva.
Roupas são sua armadura. Infelizmente no começo da jornada você não tem boas roupas, o que significa dizer que você está totalmente vulnerável ao frio, vento e a ataques de animais. Cada roupa possui atributos definidos que variam de acordo com a sua condição. Quanto melhor a condição, melhor os atributos. Para melhorar a condição de um item, você precisa do material necessário para o conserto, que vai depender do material da roupa (pano, couro seco, pele de animal), e de um kit de custura ou linha de pesca e anzol.
Toda roupa, de uma simples meia de lã a um casaco militar, fornece proteções específicas para temperatura ambiente, temperatura contra-vento, permeabilidade, proteção, mobilidade, peso e durabilidade. Como você já deve saber, a temperatura ambiente é diferente da temperatura do vento. A depender do mapa, a temperatura do vento pode ser bem mais fria que a temperatura ambiente. Cada região possui sua temperatura ambiente específica, assim como os cenários internos. Camas e Sacos de Dormir são ajustados para trabalhar de acordo com a temperatura do local. Um Saco de Dormir ao relento não oferecerá bônus de calor nenhum, assim como uma cama em um ambiente aberto em barlavento.
A porcentagem negativa da Mobilidade afeta a sua Energia e está diretamente ligada ao peso da roupa.
Em mapas mais úmidos suas roupas podem encharcar com o tempo. O que é um problema gigantesco. Roupas encharcadas tendem a congelar. E quando congelam, você não consegue mais reter calor. Além de provocar hipotermia, pode também desenvolver uma queimadura por frio. A depender do que estiver calçando, evite caminhar durante muito tempo em regiões de lagos, rios ou pântanos.
Queimaduras por frio são os terrores permanentes que te aguardam caso se descuide por um momento. Falaremos mais adiante, não se preocupe.
O Clima e as Regiões também influenciam muito a temperatura. Cada Região possui seu padrão de temperatura e clima. Por exemplo, Lago dos Mistérios possue temperatura bem mais amena que a Montanha dos Lobos. Ainda assim, vale ficar atento para os fatores climáticos locais. Por exemplo, dias ensolarados, geralmente são mais quentes. Nevascas são muito frias e úmidas. Dias com muito vento podem ser frios ou quentes, nesse caso é bom sempre ficar de olho no Status da Temperatura.
Descanso: Cansado de Morrer
O cansaço pode acabar com sua jornada quando você menos espera. Tente atravessar um rio congelado, por exemplo, ouça o estalar do gelo se quebrando sob suas passadas e então corra apenas para descobrir que está sobrecarregado porque sua barra de Descanso esgotou.
Um status pouco explorado, na minha opinião. O Descanso na verdade governa o seu estado geral de Energia, que falaremos mais adiante. Quando o Descanso está cheio, sua condição Geral de Energia está no máximo. O que isso quer dizer? Significa que você pode carregar mais peso. Significa que sua energia de corrida recarrega mais rápido. Significa que você pode reagir com maior resposta possível para se defender quando derrubado. Significa controle durante escaladas e destreza durante uma caçada. Significa boa pesca ou boa fuga.
A medida que o dia passa, independente de ter ficado parado na base ou explorando morros distantes, seu nível de Descanso caí. Você cansa de qualquer forma. A única coisa que muda é a intensidade. Quanto maior o esforço, maior o desconto na barra de Descanso. O que fazer então para evitar o cansaço? Simples. Café. Energético. Estimuladores. Acredite, são os maiores tesouros de Grande Urso. Falaremos mais deles adiante. Ou, o ato de dormir em si.
Um dos itens mais importantes nesse jogo é o Saco de Dormir. Jogando em dificuldades personalizadas ou na Intruso, esse item basicamente não existe. O que te obriga a sempre procurar uma cama para dormir. Pois não existe outra forma de descansar, se não em uma cama, carro, monte de palha ou saco de dormir. Caso encontre um Saco de Dormir, cuide bem dele. Faça reparos e jamais cometa o mesmo erro que eu, de esquecer seu Saco de Dormir em uma caverna e depois quase morrer de cansaço ao relento por não ter onde dormir.
Você pode escolher o tempo que vai descansar de acordo com sua necessidade. Fique atento aos seus arredores, caso esteja dormindo ao relento. O clima pode piorar em questão de minutos, assim como predadores podem te encontrar enquanto dorme, colocando fim ao seu sono e talvez a sua vida. Sempre escolha um lugar protegido do vendo, longe de animais e de preferência, faça uma fogueira para te manter aquecido. Também evite colocar muito tempo de descanso. Quanto maior o tempo, maior a chance de acontecer algum desastre. Já, quando estiver dentro de um abrigo, tipo casa, nesse caso você pode colocar a quantidade de sono desejada, desde que não conflita com sua fome ou sede. Nada pior do que dormir com fome ou sede, acredite.
Também repare se suas roupas não estão enxarcadas. Caso tenha acabado de sair de uma nevasca ou tempestade, olhe seu inventário para saber se suas vestimentas estão molhadas. Não durma, jamais, com roupas molhadas. Encontre abrigo, faça uma boa fogueira, tire essas roupas molhadas e deixe perto da fogueira. Coloque sempre um tempo de descanso menor ao tempo de combustível da fogueira. E mais uma vez, não esqueça o saco de dormir.
Quando a barra de descanso se esgota, seu status de Condição Geral começa lentamente a se esgotar. Você não pode mais correr e sua capacidade de carga é extremamente reduzida, ou seja, você recebe o status negativo de Sobrecarga. Nem preciso dizer o que vai te acontecer caso tope com um urso faminto ou uma alcateia de lobos sedentos por sangue. A destreza também é prejudicada, fica difícil mirar e mais difícil ainda de se defender. Você está literalmente entregue ao acaso.
Sede: Cercado Por Neve e Nada Para Beber
A sede é um vilão tão insistente quanto o frio. Reduz com o tempo e também de acordo com o esforço. É afetada por alguns alimentos, carnes ou processados podem acelerar o esgotamento deste status. Condições ambientais e climáticas assim como esforços moderados podem acelerar o processo de sede. O ato de descansar (dormir) em si também afeta de forma considerável. Você nunca vai imaginar o quão severo pode ser, neste jogo, dormir com sede e acordar algumas horas depois com sua Condição Geral pela metade.
Para evitar a sede é simples. Beber água. O problema é, onde encontrar água em um deserto congelado? Sim, você precisa de uma fogueira e de um recipiente para derreter a neve. Além disso, refrigerantes podem saciar sua sede de forma significativa, assim como alguns alimentos enlatados que proporcionam um pouco de hidratação. Lembre-se que após derreter a neve você precisa ferver a água, ou, doenças intestinais graves podem colocar fim a sua jornada que mal começou.
Quando esgotada, sua Condição Geral também vai reduzir com o tempo. Observado esses detalhes, basta dizer que a sede, a curto prazo, não é um status de consideração alarmante, mas que deve ser sempre observado.
Você também pode usar a lógica para encontrar água. Caso não tenha materiais para fazer uma fogueira, você pode procurar por água em recipientes, como vasos sanitários, que quase sempre vão manter uma boa quantidade de água armazenada. Também é possível encontrar garrafas de águas de forma esporádica. Chás, cafés, refrigerantes, sardinhas e sopas também oferecem certa quantidade de água.
Quando já tiver entendido a dinâmica da fogueira para fazer água, sempre maximize sua produção. Aproveite até o último segundo de fogo para descongelar e ferver água.
Caso esteja jogando ao estilo Sedentário, mantenha sua base sempre com uma boa quantidade de água armazenada, isso melhora sua administração de tempo e você sempre terá uma quantidade segura garantida em um lugar que você conhece.
Caso esteja jogando ao estilo Nômade, não carregue mais do que 4 litros de água. Não há necessidade nenhuma de carregar muita água quando a ideia é sempre caminhar e explorar. De 2 a 4 litros é o ideal. Tenha sempre em mente de que quando a quantidade de água cair para menos de 1 litro, você vai precisar fazer uma fogueira. Então sempre mantenha alguns gravetos no bolso para esses casos.
Para os curiosos experimentais, atenção máxima para cachoeiras. Não pense que o barulho das águas significa uma fonte de água potável. Não cometa o mesmo erro que eu. Tocar em uma castata de uma cachoeira é literalmente puxar o capuz da morte e pedir para ele te levar nos braços.
Fome: Dieta Obrigatória
A fome dói. Já dizia o sertanejo. E acredite, dói mesmo. Morrer de fome também é uma alternativa de fim de jornada em The Long Dark.
A fome é um inimigo versátil. Pode variar muito dependendo da dificuldade escolhida. Em dificuldades mais fáceis não se torna um problema. Sempre há comida. Até onde não se espera encontrar. Mas em dificuldades elevadas… temos um problema. Por mais que seja difícil morrer de fome, geralmente é o frio ou a natureza selvagem que te mata, ela pode piorar sua situação, travar seu avanço e te penalizar de muitas maneiras.
Boa parte da comida encontrada pode estar estragada ou congelada e comer comida estragada é pedir para morrer de caganeira. Infecções intestinais são severas, requerem cuidados com atibióticos e muitas horas de descanso. Então vale a pena ficar atento a condição da comida encontrada. Só arrisque comer algo estragado se estiver em extrema situação de fome.
As chances de encontrar comida são maiores em ambientes internos, como construções, casas, chalés abandonados, fábricas, etc. Ao relento as chances são bem menores. Você pode coletar carne de carcaças de animais, mas para isso precisa de ferramentas, como uma faca de caça, por exemplo, ou uma machadinha. Sem essas ferramentas, tudo se torna mais complicado, pois os animais mortos ao relento congelam com o tempo, então para coletar a carne com as mãos é preciso primeiro descongelar o animal, ou seja, você precisa de uma boa fogueira e uma boa parcela de calórias para esperar e para retirar a carne. Todo esse trabalho leva tempo e como já disse no começo, tempo é uma coisa que você não tem.
Quando você está faminto, ou quando o status de Fome se esgota, você também sofrerá penalidade de forma gradual. Sua barra de Condição Geral vai reduzir lentamente, até que você encontre comida ou morra de fome.
Vale lembrar também que o começo é sempre a parte mais difícil. Os primeiros 20 dias servem como um tutorial do que está por vir. É nesse intervalo de tempo que seu relógio está voando. Você passa a entender que cada decisão que você faz pode ser sua ultima.
Vise sempre coletar aquilo que é mais rápido ou que gastam poucas calorias para coletar. Quando coletando carcaças, cuidado com os arredores, você pode estar em um território de ursos. Lembre sempre de assar a carne. Comer carne crua é infecção intestinal ou vermes, na certa.
Condição Geral
A Condição Geral nada mais é que sua vida. Quando atacado por um lobo ou por um urso, se sobreviver, sua Condição Geral será gravemente afetada. Todos os status que falamos anteriormente afetam a Condição Geral quando esgotados. Quando mais de um status está zerado o desconto na Condição Geral duplica. Quando a Condição Geral esgotar, você morrerá. Simples.
Quedas, além de provocarem rasgões nas vestimentas, também causam penalidades na condição geral. Doenças, como infecções intestinais e disenteria, também afetam a Condição Geral a longo prazo.
A curto prazo, hemorragias podem causar a morte em algumas horas se não tratado. Queimaduras por fogo ou eletricidade causam dano direto na Condição Geral.
Para se recuperar é simples. Basta tratar a causa e descansar. Por exemplo. Após uma luta acirrada com um lobo, você receberá os status negativos de Risco de Infeção e Hemorragia. Fora a injuria causada pela própria briga. A partir desse momento, sua vida já está esgotando lentamente. Primeiro você precisa tratar o que é mais urgente, como o Risco de Infecção, por exemplo. Limpar a ferida com um antisséptico vai servir. Depois, aplicar uma atadura para conter a hemorragia. O jogo em si te dirá o tratamento, não se preocupe. Basta seguir o tratamento de urgência e depois, dormir. O ato de dormir, descansar, recupera Condição Geral.
Agora que você já conhece o básico e o que precisa fazer para evitar o fim trágico de sua jornada, vamos seguir para os outros detalhes da interface, como Carga Máxima e Mínima, Energia de Corrida, Concentração, Temporalidade, Proteção Contra Vento, Odor, Calórias, etc.
O Básico – Parte 2 – Status Secundários
Além dos status mais urgentes que discutimos na primeira parte, existem outros tão importantes quanto e que precisamos falar um pouco sobre. Eles ditam como será sua rotina, servem também para indicar perigo ou proteção e te ajudam a se organizar durante o tempo que tem.
Capacidade de Carga – Carga Máxima e Mínima
A Capacidade de Carga é um item comumente ignorado. Em outros jogos, que funcionam com essa dinâmica, só percebemos a sobrecarga quando o personagem para de andar. Nossa mentalidade ainda não aceita bem essa jogabilidade e sua penalidade quase sempre não é bem desenvolvida. Até agora.
Em The Long Dark, a Capacidade de Carga dita como será seu dia. Por exemplo, se você saí de sua base com o status de Sobrecarga ativo, significa dizer que você além de levar o dobro de tempo para ir do local A ao local B, você ainda vai gastar mais calórias para isso. Sobrecarga só é aceito quando se joga ao estilo Nômade, que falaremos também mais adiante. Caso contrário, você coloca toda sua rotina diária em risco.
Quando afetado por sobrecarga, ações como rapel são bloqueadas. Sua Energia de Corrida e Concentração são fortemente afetadas. O tempo para recarga da Energia de Corrida, quando Exausto, é quase o dobro. Sua barra de Descanso se esgota mais rápido, assim como a Fome (nutrição).
Durante confrontos com animais selvagens (ursos, lobos, alces) o tempo de reação é prolongado. Isso significa dizer que você terá que lutar por mais tempo com o animal até que vença ou seja morto.
Como já deixamos claro os fatores negativos da Sobrecarga, que bem faz gerenciar seu peso de equipamentos, afinal?
Você gasta menos calórias durante exploração, correndo ou andando. Você se move mais rápido, contra o vento ou não. A Energia de Corrida e Concentração se recupera mais rápido. Sua barra de Descanso se esgota de forma regular em consoante com o esforço. Você sempre terá espaço extra, caso encontre itens muito bons e queira levar para base, quando jogando ao estilo Sedentário, que falaremos mais adiante. Durante confronto, o tempo de reação é reduzido, fazendo que seja mais fácil escapar de um ataque. Ações como rapel podem ser realizadas, a custo de grande quantidade da sua barra de Descanso.
Acredito que a importância para a Capacidade de Carga vai mais de cada um para cada um. Talvez seja apenas bom ter ciência dessas informações, caso queira otimizar seu tempo durante sua longa caminhada.
Energia e Concentração – Stamina
A Energia, como o nome já bem diz, é a capacidade física de realizar ações (correr, escalar, etc) do seu personagem. O que é bem simples de entender. Quando esgotada, leva certo tempo para recarregar. A sua barra de Descanso governa diretamente este item.
Quando sua barra de Descanso estiver cheia, ou seja, quando você estiver descansado, sua Energia recarregará mais rápido. A medida que a barra de Descanso se esgota, a velocidade de recuperação da Energia diminui, ou seja, estão diretamente relacionadas.
Quanto maior o Descanso, maior a Recuperação. Quanto menor o Descanso, menor a Recuperação.
O mesmo se aplica a Concentração.
A Concentração é na verdade seu controle de mira, quando usando Rifle de Caça ou Arco e Flecha. Está diretamente ligado a sua Energia. Por exemplo, se você tentar mirar quando sua Energia estiver esgotada, você perderá o Foco. O Foco ajuda na firmeza em que você segura o Rifle, impedido-o que balance e assim erre seu alvo.
Acredito que agora você já entendeu que a Concentração depende da Energia, que depende do Descanso, que é afetada pela Carga Máxima e de todo o resto.
Temporalidade – Dia e Noite
Acredito que está ferramenta seja uma benção do céu, pois nos ajuda a ter uma melhor noção do tempo que resta. Sem ela, seria muito fácil se perder na Longa Noite.
Precisamos deixar claro que sair a noite é pedir para morrer. Você provavelmente passará por isso. Dormir ao relento. O problema é que a noite é sempre mais fria, então você precisará de uma boa fogueira, que esteja bem posicionada, ou seja, protegida do vento. Também existe a vida selvagem, que podem te surpreender enquanto dorme no seu saco de dormir totalmente desatento de que resolveu tomar abrigo na toca de um urso.
A visibilidade é extremamente reduzida e muitas vezes você não terá a minima ideia de para onde está indo. Fica muito fácil se perder e topar com um bando de lobos.
E para finalizar, ainda existem as nevascas. Tempestades furiosas que sopram ventos em todas as direções. Muitas vezes são úmidas, o que vai deixar todas as suas roupas encharcadas. Você não poderá fazer fogueiras porque não encontrará lugar protegido do vento. A visibilidade é reduzida ao ridículo, pois tudo que você vê é o cinza escuro da neve. Isso é, se você estiver usando alguma fonte de luz, como uma Lanterna Reforçada ou Tocha. Acredite, sair a noite é suicídio. A Temporalidade serve para nos avisar de quanto tempo temos. Serve para que possamos procurar abrigo antes que a noite chegue. Serve para que possamos organizar as horas do dia e ter uma noção precisa de horário. Uma ferramenta que na minha opinião não deveria existir, mas como existe, nada melhor que fazer bom uso da mesma.
Proteção Contra Vento – Sotavento e Barlavento
Quando o vento bate na encosta de uma montanha (barlavento), ele dispersa toda a força e umidade naquela região, do lado oposto (sotavento) é por onde o ar mais quente e seco escapa e a resistência da força do ar é quase nula.
Quando ao relento, sempre que estiver em uma posição protegida do vento úmido o sinal de Proteção Contra Vento surgirá na tela. Nessa área, protegida contra o vento, a temperatura que vale é a ambiente, pois o vento úmido e o ar possuem temperaturas diferentes. Quando exposto ao vento, seja ele seco ou úmido, você estará exposto a uma temperatura específica, que por incrível que pareça é sempre mais fria.
Muitas vezes, durante o dia, você poderá ser emboscado por uma tempestade repentina ou, Deus te livre, uma nevasca. Sério, corra atrás do Sotavento. Corra atrás de áreas protegidas para que assim sua temperatura não caia muito rápido e você tenha tempo de fazer uma fogueira. Se estiver próximo a sua base, retorne imediatamente. Nevascas podem colocar um ponto final ao seu jogo.
Caso esteja ao relento durante a noite, cansado e procurando por abrigo, escolha sempre, sempre, por um lugar protegido do vento. E nunca coloque mais de duas horas de descanso, pois o vento pode mudar de direção e você pode morrer enquanto dorme.
Odor – Cheiro (chamativo ou atrativo)
De atrativo não tem nada. O odor na verdade serve apenas para indicar como está seu cheiro para predadores, como ursos e lobos. O Odor possuí 3 níveis, quanto maior o nível, maior a distância de atração. O status de Odor aparece quando você carrega peças de animais cruas, seja carne, tripas ou pele. Peixes também provocam odor de forma ainda mais acentuada.
Quando no nível 3, lobos vão sentir seu cheiro a distâncias absurdas. Quando menos esperar, um ou dois lobos podem estar te seguindo. Nessas horas é preciso ter cautela máxima. Os lobos só atacam quando se está muito próximo a eles ou quando se realiza alguma ação brusca, como erguer o Rifle para mirar ou esticar a corda do Arco.
Ursos são perigosos. Se você estiver dormindo ao relento e estiver com o status chamativo ativo, independente do nível, você pode ter uma surpresa. Uma surpresa nada agradável, acredite.
Sempre que chamativo, caso esteja longe da base, tente assar as carnes ou peixe em uma fogueira, vai reduzir o nível de Atrativo, ou rume diretamente para sua base. Ficar perambulando enquanto libera odores é um ótima forma de morrer.
Calórias – Energia Pura
Calórias nada mais é que uma forma numérica de se entender a energia que o corpo produz. Todos os alimentos te fornecem uma quantidade relativa de calórias. As calórias na verdade são as moedas energéticas de The Long Dark (e da vida). Todas as ações, desde caminhar no relento, rapel na montanha, coletar carcaças, quebrar mesas para obter madeira, etc, tudo requer calória. O jogo te diz a quantidade de calórias que você gastará com tais ações e mostra quantas calórias você tem. Inclusive, dormir também consome bastante calórias.
As Calórias estão diretamente ligadas a sua barra de Fome, que quando cheia mostra sua capacidade máxima calórica. Um detalhe para aqueles que gostam de ficar por dentro do lado numérico e assim ter um maior controle durante todas as ações que possam consumir calórias.
Anexos
Este guia ainda está em construção, pretendo sempre colocar novas informações e torná-lo cada vez mais rico em conteúdo para auxiliar todo aquele que precise de auxílio.
No mais, obrigado.
Todas as informações deste guia são baseadas em experiências próprias.