Project CARS Guide

Configuração FFB Logitech G27 com Jack Spade Tweakers for Project CARS

Configuração FFB Logitech G27 com Jack Spade Tweakers

Overview

Entendendo as principais configurações de ffb e como ajustar para o gosto pessoal do jogador.

Configuração Inicial 01 – Profiler Logitech

Primeiramente assegure-se de ter instalado o Logitech Profiler que pode ser baixado no site oficial. Segue o Link: [link]

Crie um novo perfil para o Project Cars com as seguintes configurações:

Configuração Inicial 02 – Calibração In game

Hora de calibrar o volante dentro do jogo.

1º – Em Esquema de Controle, escolha Logitech g27 PEDAIS SEPARADOS, em seguida vá em Calibrar Volante e siga os passos na tela.

Importante: No final a calibração vai pedir para que o volante seja colocado em 90º. Com isso ele quer dizer 90º fisicamente. No g27 essa configuração ficará por volta de 860º. Deixe a configuração em 860º

2º – Vá em calibrar pedais e siga os passos na tela.

Ajustes de Force FFB – Ativando os Jack Spades Tweakers

Ativando os arquivos Jack Spade

Os arquivos Jack Spade nada mais são do que configurações prontas, feitas carro por carro para atingir um determinado estilo de ffb. Adiante colocarei as descrições do que cada arquivo faz.

Baixe a versão mais recente em [link]

Dentro do arquivo baixado serão encontradas 09 pastas. Para os propositos desse tutorial, usaremos a pasta Kerbs Minus – Classic


Dentro de cada pasta, há outra pasta com o nome FFB. Dentro da pasta Kerbs Minus – Classic copie essa pasta para “C:UsersUsuarioDocumentsProject CARS”


Para ativar outro tweaker, delete ou renomeie a pasta FFB dentro de Documentos/Project Cars, e copie a nova pasta FFB.

Ajustes de FFB – Configurações Globais

1º – Primeiramente é necessario que se ajuste a força global do ffb em 100%.

Em CONTROLES -> CONFIGURAÇÃO, ajuste o ffb para 100%.


2º – Volte para a tela de ESQUEMA DE CONTROLE e entre em CALIBRAR O FORCE FEEDBACK

Entendendo as configurações globais.

Um dos aspectos mais frustrantes do ffb no project cars é entender e utilizar corretamente as configurações globais. Isso se dá por conta da pobre descrição dos parametros e da ordem em que esses parametros estão posicionados. É importante notar que, ao contrario do que possa parecer, cada sessão dentro dessas configurações correspondem a uma ferramenta diferente.
Aqui tentarei, provavelmente sem muito sucesso, explicar o que essas configurações fazem.

Força do pneu.

Essa configuração funciona como um botão de volume que determina a intensidade dos efeitos de ffb que acontecem diretamente nos pneus do carro de forma global. Caso o jogador precise de mais ou menos força no ffb, essa é a configuração que deve ser alterada.
Segundo as indicações do Jack Spade, o valor padrão aqui deve ser 75, em ordem a trabalhar corretamente com os tweakers. Dentro das configurações colocadas acima, um valor 75 deixa o volante com um peso similar a um volante real sem direção hidraulica. O valor que uso é de 55, o que deixa o volante similar a uma direção hidraulica.
75 é um bom valor para se começar. Um valor menor deixa o volante mais leve e natural enquanto um valor maior deixa volante mais firme, mas com a possibilidade de cliping.

Deadzone Removal
Extensão de remoção da zona morta / Extensão da queda de zona morta.

Essa ferramenta é utilizada para se retirar a zona morta de volantes que a possuem, aumentando a intensidade do ffb nessa região de zona morta.. O g27 tem uma zona morta de 18%, o ideal é 00%. Para o g27, 0,18 é um bom valor inicial.

Ajustes Relativos.
Ganho do Ajuste Relativo / Sangramento do Ajuste Relativo / Trava do Ajuste Relativo.

Ajustes Relativos, é uma ferramenta que pode ser desligada, não sendo obrigatoria sua utilização. Com o ganho em 00 a ferramenta é desligada. Sua função é controlar a atuação das forças do ffb através do tempo de duração das forças, e não pelas forças em si.

Ganho do ajuste Relativo: Aumenta ou diminui as forças a partir do valor 1,00. Um valor maior aumenta a intensidade das forças que acontecem nos pneus, enquanto um valor menor diminui.
O porém é que o ganho trabalha em conjunto com a Trava do Ajuste Relativo.

Trava do ajuste relativo: Essa opção é o ponto maximo de onde o ganho relativo vai atuar, sendo 1,00 o valor padrão. que pode ser entendido com o limite padrão quando os ajustes relativos estão desligados.
Quando forças maiores tentam ultrapassar o limite da TAR, ela atua atenuando essa força afim de evitar clipings, enquanto forças menores não são atenuadas. Por exemplo, durante uma curva que força a atuação da força G, como a Eau Rouge em Spa, o volante será forçado com muita intensidade do ffb, podendo sobrepor forças menores como os pneus passando sobre as zebras, chegando então ao limite definido pela TAR onde essa força G é atenuada evitando cliping e permitindo que o ffb do volante ainda tenha espaço para detalhar os pneus sobre as zebras.

Sangramento do Ajuste Relativo
O ajuste mais significativo dessa ferramenta. Esse ajuste define quanto tempo o ajuste relativo vai atuar antes de liberar o ffb pra apresentar outras forças. O valor padrão é 0,1 e é o recomendado para iniciar os Ajustes Relativos. Um valor menor libera mais espaço para forças menores enquanto um valor maior libera mais espaço para forças maiores. Por exemplo, durante uma curva qualquer, um valor muito baixo vai fazer com que o volante sinda cada detalhe do grip dos pneus sendo perdido, enquanto um valor alto permitira apenas forças maiores, como por exemplo a transferencia de peso do carro de um lado para outro. Os valores recomendados são de 0,1 para o menor e 0,3 para o maior. Valores acima ou abaixo tendem a fazer o ffb trabalhar de forma errática. Um valor 00 fara com o que o volante se descentralize sozinho. Uma forma util de se usar o sangramento é, a partir do valor 0,1, aumentar aos poucos até que a sensação de transferencia de peso fique de acordo com seu gosto. Um valor acima de 0,1 pode causar cliping, sendo necessário reduzir os valores de ganho e trava relativos de forma equivalente.
Os valores padrão para utilização com os tweakers são 1,5 / 0,1 / 0,85 e de acordo com o Jack Spade devem ser mantidos fixos.

Scoops
Variação do Nivel de Força / Redução do Nivel de Força

Essa ferramenta é utilizada para moldar a linearidade do volante em conjunto com a remoção da zona morta e o ganho na direção. Um volante linear apresenta uma resposta de ffb coerente tanto quando as rodas do carro estão em linha reta ou durante as curvas, um volante não linear apresentará uma baixa sensação do asfalto mesmo em bumps ou zebras em linha reta um ffb muito forte durante as curvas. Os valores ideais dependem principalmente da linearidade de cada volante, no meu g27 o valor ideal em ordem a ajustar a linearidade do mesmo é 0,45 e 0,23 respectivamente.
Caso o jogador queira fazer o teste de linearidade do seu volante, o ideal é que acompanhe o seguinte tutorial: [link]
Exemplos:

Volante com resposta linear

Volante com força central muito alta

Volante com alta Deadzone

Resposta de linearidade do G27

G27 nas configurações padrões do project:

G27 com correções de linearidade (valores que uso)

Soft Clips
Compressão Meia Entrada / Compressão Saida Maxima

Essa ferramenta, pra falar a verdade, ninguem sabe como utilizar efetivamente, portanto não é recomendado seu uso. Deixe em 00

Ganho na direção.

Esse ajuste atua como um botão de volume geral pra todas as forças geradas pelo carro. Valor padrão é 1,0. Um valor maior aumenta a intensidade de todas as forças e um valor menor diminui. O uso ideal desse ajuste é feito em conjunto com as ferramentas de linearidade, sendo Deadzone Removal e Scoops. Pode ser usado para aumentar a intensidade do ffb mas pode causar clipping, sendo mais indicado para esse propósito ajustar a Força dos Pneus. Os valores recomendados pelo Jack Spade são de no minimo 1,05 e no maximo 1,45. O valor recomendado nesse tutorial é 1,08 em ordem a ajustar a linearidade do g27.

Jack Spade Tweakers

Pasta 1. Standard
Parametros classicos de Fx, Mz, Fy, Fz mas com um acrescimo adicional de SopDiff; Bumps/zebras/detalhes do asfalto através dos pneus traseiros, resolve problemas de fase.

Pasta 2. Fy+SopLateral Mix
Misto com forças laterais (dianteira e traseira) 2/3 + 1/3 por força, não por numeros. O FFB fica um pouco diferente mas com uma sensação maior do que acontece na traseira.

Pasta 3. 66% SopLateral
Estrelando as forças laterais derivadas da traseira. A caracteristica das forças SopLateral deixa mais espaço para o Mz respirar, permitindo a Escala Master e a Escala Sop ser aumentada por volta de 10% a 13% em relação as outras pastas. Entrando nas curvas o volante passa uma sensação mais leve que o usual mas é compensado com mais dinamica, onde você ganha uma sensação maior de quando a traseira quer escapar.
Na versão Fy+SopLateral Mix o Fy (carga lateral dianteira) é dominante, e fora os valores Master, esta é a principal diferença.

Pasta 4. Bumps Plus
Baseado na versão Fy+SopLateral Mix, esta é uma versão mais Rock´n Roll na intensidade dos bumps e zebras; clipping não é totalmente evitado.

Folder 5. Brake Rumble
Some people asked in the forum and in several PMs about this effect – in game Fx = longitudinal force. Fx is equally cranked up on all cars, it´s a temporary force so it won´t spoil the core balance. Though cranked up there is just little effect on lots of
cars. As reference check the Radicals and the Caterham 500 on Oulton Park. This version is based on Fy+SopLateral Mix.

Pasta 6. Bumps Plus – Classic
Similar as configurações da pasta 04 mas baseado nas configurações da pasta Standard-Classic .

Folder 7, 8 and 9 – Kerbs Minus
A ideia é reduzir a intensidade do FFB nas zebras mais fortes. 3 versões adicionais baseadas nas pastas Standard-Classic(7), Fy+Soplateral Mix(8) and 66% SopLateral(9). Altas frequencias de carga vertical (Fz/SopDiff.) são filtradas com um FzLowPass e SopLowPass, sendo que os valores estão setados igualmente para todos os carros em 0.1. Nota, este é o menor valor em ordem a ser compativel com os valores da GUI; na verdade alguns carros necessitariam de um valor menor que 0.1 (10 na GUI) e outros mais. Este é um filtro simples que não distingue uma zebra de outra frequencia alta do FFB mas faz o trabalho sem maiores efeitos colaterais. Falando nisso, Brans Hatch é uma referencia em termos de zebras exageradamente altas e fortes.

Em toads as versões as configurações centrais ou raio de forças estão em conforme com as leis da fisica (ou a versão interpretada pela SMS, erro humano incluso), portanto espelhando a situação do carro em qualquer tipo de volante com FFB. Como as forças laterais são provenientes de fontes diferentes (traseira/dianteira), o balanço entre as forças determinam a caracteristica da sensação de FFB. A partir desse ponto, versões diferentes desse balanço podem se tornar mais uma questão de gosto do que uma questão de certo ou errado.

SteamSolo.com