Overview
Hades – Guia completo do jogo com todos os personagens, explicação do universo grego, segredos e muito mais!Hades – Complete game guide with all the characters, explanation of the Greek universe, secrets and much more!
Introdução
Hades é um dos melhores jogos do ano de 2020, tanto é que foi indicado ao Game Awards 2020, mesmo sendo Indie, e ganhou 2 prêmios. O game é um Roguelike, ou seja, um gênero não tão conhecido que mistura aspectos de RPG, ação, aventura e plataforma. A narrativa gira em torno de Zagreu, o filho do Deus do submundo, Hades, com….pois é, você precisa descobrir quem é sua verdadeira mãe e onde ela está. O universo é obviamente da mitologia grega, a qual também foi palco de muitos outros jogos. Você conhece essa mitologia? Os Deuses conhecidos e desconhecidos? Os principais seres mitológicos? Bom, este guia tem o objetivo de te ajudar a conhecer mais sobre os personagens do jogo e a função de cada um, além de entender o surgimento de cada um e apresentar seres que passaram despercebidos durante a gameplay.
Titanomaquia
Cronos, o rei dos titãs e Deus do tempo, que acabara de derrotar seu pai, o Deus Urano, e assumir o trono de Deus mais poderoso, aquele que era o mais respeitado. O controlador do tempo deu uma festa com todos os seus irmãos titãs, mas teve sua festa estragada. Ao tardar da noite, Cronos foi visitado pela alma de Urano, que o jogou uma maldição: “Você é um rebento infame que manchou suas mãos com sangue de seu próprio pai e do mesmo modo que um dia usurpou do poder supremo, irá também perdê-lo um dia”.
O tempo se passou……o Deus supremo se casou com Réia, a Deusa da fertilidade, e foi ficando cada vez mais paranoico com a maldição de seu pai. O casal teve diversos filhos, mas todos foram comidos por Cronos, que os devoravam assim que nasciam, pois, assim não teriam como se rebelar. Certo dia, Réia, se cansou do medo de seu marido e resolveu enganá-lo. Ela fingiu um falso parto e embrulhou uma grande pedra em lençóis. Seu marido, sem nem sequer olhar para o suposto bebê, o engoliu de forma feroz. Enquanto isso, a verdadeira criança, chamada de Zeus, estava em uma caverna onde era cuidado e treinado por Ninfas. Ao fim do treinamento, o futuro Deus dos raios, enganou seu pai, o prometendo uma gloriosa e deliciosa bebida, mas que, na verdade, era uma poção mágica. Após beber, Cronos vomitou todos os seus filhos, incluindo Poseidon e Hades. Assim iniciou-se uma guerra, a Titanomaquia, entre os titãs (liderados por Cronos) e os Deuses do Olimpo (Zeus, seus irmãos e companhia). Os 3 principais filhos de Cronos ganharam importantes armas e foram ao combate.
A batalha durou muitos anos e os Olimpianos ganharam. Todos os Deuses são imortais, portanto, ninguém morreu. Grande parte dos perdedores foram punidos e presos no fundo do submundo, o tártaro, e a exceção ficou com o titã Atlas, que ficou encarregado de carregar em seus ombros o céu. Os únicos titãs ainda vivos eram: Prometeu e seu irmão, Epimeteu, que mais tarde foram responsáveis pela criação da humanidade.
Zeus se tornou o rei dos Deuses e se firmou como comandante dos raios e do céu. O Olimpo virou a moradia dos Deuses; Poseidon ganhou um poderoso tridente e a função de comandar os mares e Hades foi presenteado com o submundo. Depois disso, os outros principais Deuses surgiram dos 3 principais filhos de Cronos e suas esposas, especialmente do mais forte entre eles.
Árvore genealógica
Os Deuses
Deuses: Filhos de Deuses com outros de mesma espécie:
Zeus: É o deus dos céus, raios, relâmpago que mantêm a ordem e justiça na mitologia grega. Seu poder no jogo é de invocar raios
Poseidon: Deus do mar, tempestade e dos cavalos. Seu poder no jogo é de empurrar inimigos.
Hades: Deus do submundo e pai do protagonista. Hades também é responsável por julgar e punir as almas dos mortos
Ártemis: Deusa da caça e encarregada a proteger os recém nascidos. Sua benção faz com que os ataques do jogador sejam mais propício de dar dano crítico
Ares: Deus da guerra e o maior rival de sua irmã, Atenas. Um dos Deuses mais fortes de todos. Sua benção inflige condenação
Atenas: Deusa das estratégias. A Deusa era muito adorada e ganhou uma cidade em sua homenagem. Sua benção faz com que as habilidades de Zagreu possam refletir os ataques inimigos
Afrodite: Deusa do amor. Apesar de ser casada com Hefesto (não presente no game), ela constantemente se relacionava com Ares e diversos outros filhos com outros Deuses. Sua benção causa fraqueza nos inimigos
Caos: O primeiro Deus existente. Em um dia de tédio, ele criou Gaia, a Deusa Terra, que gerou os Deuses primordiais. Sua benção vem por meio de uma condição, no caso: você sofre um downgrade para depois de algumas câmaras ganhar um bônus.
Hermes: Deus da velocidade. Ele é encarregado de encaminhar as mensagens dos Deuses e levar as mortes ao submundo. Apesar de ser filho do Deus mais forte de todos, Hermes não participava diretamente das lutas, apenas dava suporte a seu pai. Suas bençãos dão velocidade
Deméter: A Deusa encarregada de cuidar da agricultura e estações é mais uma das filhas de Cronos. Ela é retratada como sábia e super-protetora com suas filhas. Sua benção aplica friagem aos inimigos.
Nyx: Deusa da noite. Ela é uma das Deusas primordiais, filha do Deus Caos e mãe de: Hipnos, Tânatos, Nêmesis, Éris, etc.
Os semi-Deuses
Dionisio: Deus das festas e do vinho. Uma de suas habilidades no jogo é da intoxicação. Apesar de ser um semi-Deus, ele é uma das figuras mais importantes do Olimpo, além de também ser um dos seres mais reverenciados em templos na antiguidade. Sua benção faz os inimigos se intoxicarem.
Aquiles: O guerreiro grego foi um dos principais participantes da guerra de Tróia. Quando pequeno, foi mergulhado em águas sagradas para se tornar imortal. Seu único ponto fraco era seu calcanhar, onde sua mãe não conseguiu banhar. Daí surgiu o termo: calcanhar de Aquiles.
Patróclo: Um dos principais guerreiros aliados de Aquiles. Ele também participou da guerra de Tróia e é considerado como um suposto amante do guerreiro quase imortal.
Teseu: Famoso e poderoso guerreiro grego. Ele ficou conhecido por derrotar o minotauro, uma criatura com cabeça de touro e corpo de humano. Sua origem não é totalmente certa, algumas histórias dizem que ele é filho de Egeu, um antigo Rei da capital grega, e outras o retratam como filho de Poseidon.
Cérbero: Apesar do visual fofo no jogo, o cachorro demoníaco de 3 cabeças é totalmente agressivo e protege os portões do submundo. Ele foi criado por Hades e ficou conhecido por ser derrotado por Hércules em um de seus trabalhos.
Dusa: Referência à criatura Medusa, uma mulher com cobras no lugar dos fios de cabelo que transformam em pedra todos os mortais que olham em seus olhos. Antes de ser punida com seu assombroso visual, a Medusa era uma linda sacerdotisa que jurou sua pureza à Deusa Atenas. Após ser abusada por Poseidon, ela foi punida pela Deusa da estratégia, que tinha muita inveja de sua beleza e se aproveitou da situação para acabar com ela.
Fúrias (Tisifone, Alecto e Megaera): São enviadas pelo pai do protagonista para impedir seu irmão, Zagreu, de fugir do submundo. Essas criaturas remetem à vingança e atormentam aqueles que são impuros (pecadores e criminosos).
Caronte: Filho de Nix, Caronte é o barqueiro e vendedor do Submundo grego. No jogo, ele se encontra em todas as regiões, mas na mitologia fica apenas no Tártaro.
Orfeu e Eurídice: Talvez o casal que tenha a história mais triste dessa mitologia. Orfeu é filho de Apolo, o Deus do Sol, e é dito como o melhor músico da Grécia. Ele se apaixonou e se casou com Eurídice, uma bela ninfa. Certo dia, enquanto estava fugindo de um abusador, ela foi picada por uma cobra venenosa e caiu morta no chão. Orfeu foi desesperadamente ao seu encontro e viu pela última vez o olhar de sua amada. Com sua voz potente, ele se lamentou por muito tempo e se tornou a pessoa mais triste de todas. Suas músicas alegres e festivas passaram a ser tristes e melancólicas.
Com a ajuda de Hermes, ele foi até o submundo. Por meio de uma triste canção, o músico explicou a situação ao Deus Hades. O Deus do submundo deixou cair uma lágrima e comoveu a todos da área, inclusive as temíveis Fúrias. O Deus liberou Eurídice para sair do submundo, mas com uma condição: os 2 teriam que sair do submundo com Orfeu na frente e Eurídice atrás. O músico não podia olhar para atrás de forma alguma. Ao fim do caminho, ele não se conteve e conferiu se sua amada estava atrás. Ao se virar, ele viu sua Euridice sendo novamente encaminhada ao mundo dos mortos.
Orfeu entrou em uma gigante depressão e passou o resto de sua vida tocando tristes músicas por aí. Depois de sua triste morte, ele encontrou sua amada esposa no Campos Elísios.
Outros personagens
Sísifo: Mortal que enganou a morte, Tânatos, e foi punido. Ele se encontra preso no submundo (tártaro) e carrega uma imensa pedra pela eternidade.
Tânatos: Figura mitológica que representa a morte.
Hipnos: Encarnação do sono.
Curiosidades
O espelho do quarto de Zagreu pode ser uma referência ao conto de Narciso. Resumidamente: esse era um menino muito belo que não podia se olhar no espelho e ver sua exótica beleza. Certo dia, ele viu seu reflexo na água de um rio e se apaixonou. Mais tarde, ele morreu de tristeza por não poder amar tanto outra pessoa quanto ama a si mesmo.
Um dos upgrades feitos na fugitiva do submundo é o do Martelo, que aprimora sua arma principal. Isso pode ser uma referência a um Deus muito conhecido dessa mitologia, mas que não está presente no game, o Hefesto. Filho de Zeus e marido de Afrodite, Hefesto é considerado o Deus do fogo e criação, além de forjar as mais poderosas armas dos Deuses.
As moedas do game, usadas para comprar itens da venda de Caronte durante a fuga, podem ser uma referência ao Rei Midas, um ganancioso homem que ganhou o poder de transformar tudo em ouro com seu toque. Ele foi presenteado com tal fato após abrigar um amigo necessitado do semi-Deus: Dionisio, mas pediu para desfazer o toque após arruinar com sua vida.
Por dentro do submundo
A parte mais cruel do inferno grego. Onde se encontram as piores figuras (criminosos, pecadores e aqueles que fizeram o mal). As figuras aprisionadas lá cumprem diversos castigos pela eternidade. Os titãs derrotados na guerra da Titanomaquia também se encontram em tal local.
Onde se encontravam as almas que não cometeram pecados, mas também não alcançaram a glória e as almas daqueles que ainda não foram julgados. O local se parece com um limpo, sendo vazio e escuro. As mais diversas almas andam vagando sem rumo.
O melhor local do submundo. Onde se encontram as almas daqueles que alcançaram a glória em vida. O local é retratado como calmo e alegre.
As armas
Stygius – Lâmina esticada: A arma inicial do game é uma espada vermelha doada por Poseidon ao seu sobrinho. O seu ataque especial (Q) é usado para dar um golpe em área.
Varatha – lança eterna: Um poderoso tridente que pode ser usado para um ataque em longa distância. Se segurar o botão de ataque, o personagem dará um poderoso giro com a arma. Ao apertar o botão Q, o tridente é lançado em direção ao inimigo. A arma pertencia ao pai do protagonista, Hades.
Aegis – escudo do caos: Um escudo que pode ser usado para atacar inimigos em curta distância ou em média distância, por meio do botão Q. Se segurar o botão de ataque, poderá ser usada uma investida com o escudo doado por Zeus.
Malphôn – punhos gêmeos: Dada pela Deusa das estações (Deméter), o punho revestido é usado apenas para ataques em curtas distâncias e seu segundo ataque é dar um poderoso soco para cima.
Longa distância:
Coronacht- arco em busca de coração: um arco doado por Hera, a ciumenta esposa de Zeus, é uma das melhores armas do jogo. Segure o botão de ataque para mirar e solte para atirar uma flecha. O ataque especial (Q) lança diversas flechas de uma vez só.
Exagryph – Canhão de diamante: uma potente arma disponibilizada por Hestia, a Deusa da família de arquitetura, atira fortes tiros (12) e também solta uma potente bomba que dá dano em área.
Personagens não presentes, mas citados durante a campanha
Nêmesis (aspecto): Deusa grega da vingança, pune a todos que são ingratos com os Deuses.
Arthur (aspecto): Possível referência ao rei Arthur, aquele que unificou o reino da Inglaterra. Filho de um rei, o jovem Arthur foi criado sem saber disto. Após a morte de seu pai e uma crise sucessória em seu reino, ele se tornou o novo comandante do reino da Inglaterra ao conseguir retirar uma antiga e lendária espada de seu pai de uma rocha.
Guan Yu (aspecto): Guerreiro chinês que ficou eternizado na mitologia oriental. Ele é considerado como o mestre das artes marciais (Kung-Fu). Os amantes dessa arte usam sua imagem nas academias e locais de treino para serem abençoados pelo seu espírito.
Gilgamesh (aspecto): Referência à epopeia egípcia que narra as aventuras do rei da Suméria (atual Iraque), Gilgamesh, em busca da imortalidade.
Beowulf (aspecto): Outra referência a uma epopeia. Beowulf é um poema épico nórdico que narra as aventuras do guerreiro de mesmo nome do título em busca de ser imortalizado na história como alguém importante. Essa é uma das narrativas mais antigas desse gênero e dita como a principal influenciadora de outras.
Lúcifer (aspecto): Referência ao arcanjo que foi corrompido pela ganância e caiu do céu. Acredita-se que ele tomou conta do submundo e tenta afastar o homem de Deus.
Héstia (aspecto): Deusa do fogo e dos lares. Héstia é uma Deusa pura e não aparece em muitos mitos, além de não ter participado de nenhuma das guerras. Os antigos guerreiros deixaram lareiras acesas em suas casas como uma forma de oferenda à Deusa.
Éris (aspecto): Definida como a Deusa grega da discórdia, Éris pode ter 2 origens diferentes:
Sendo filha de Nix ou de Zeus com Hera, segundo Homero. Ela pode ser apontada como a causadora da Guerra de Tróia, pois foi ela que gerou a briga entre Hera, Afrodite e Atena sobre quem era a mais bela. Além disso, ela também é definida como: “a mãe dos males”, por gerar as personificações dos piores sentimentos.
Talos (aspecto): Gigante de bronze quase indestrutível criado por Hefesto para proteger a ilha de Creta, a maior do território grego. Nessa ilha podemos encontrar o labirinto do Minotauro e forte influência do guerreiro Teseu, o qual foi rei desta mesma.
Rama (aspecto): O Rama é visto como uma influente figura da mitologia hindu. Ele é considerado a reencarnação do Deus Vishu, a divindade da vida, e visto como um avatar (para os hindus, o avatar é a figura salvadora da humanidade).
Quíron (aspecto): O centauro Quíron é o melhor e mais inteligente de sua espécie no universo mitológico grego. Ele nasceu de uma traição de Cronos, que se transformou em um cavalo para se acasalar com uma ninfa, daí vem sua origem e o motivo de ser um misto de homem e cavalo. Após dominar técnicas de combate e cura, ele passou a treinar diversos guerreiros, como: Teseu, Hércules e nosso querido Zagreu. Após morrer, Quíron foi eternizado nos céus do Olimpo.
Esfinge (citada em diálogos): Uma mistura de mulher com leão, a Esfinge está presente no mito de Épido e é uma das criaturas mais assustadoras desse conto. Ela faz um enigma aos guerreiros que chegam perto e espera a resposta. Caso esteja errada, ela devorará o indivíduo.
Hera (citada em diálogos): Uma das mais belas e rancorosas do Monte Olimpo, a Deusa e rainha Hera é a responsável pelos casamentos e fidelidade, mas isso não significa que ela não seja traída por seu marido, Zeus. Ela amaldiçoa todas as amantes e filhos bastardos de seu marido. Ela está presente no conto: Ilíada e persegue Páris, o filho do rei de Tróia, Príamo.
Moiras (citada em diálogos): 3 irmãs divinas que controlam o destino de todos, incluindo quando vamos deixar de existir.
Estige (referência ao morrer após zerar): Ninfa que também é retratada como uma personificação de um rio infernal que deságua nas águas do Tártaro.
Créditos – Material usado
Édipo: O Enigma da Esfinge (Parte 2/3) Mitologia Grega Ep.50 – Foca na História
Orfeu e Eurídice: Um Amor Além da Vida – Mitologia Grega em Quadrinhos – Foca na História
A Epopeia de Gilgamesh – canal olho mágico
Religião hindu – RAMA – AVATAR DE VISHNU – canal: rede saber
Infernal Arms | Hades Wiki | Fandom (gamepedia.com)
O Mito de Sísifo: O Homem que Enganou os Deuses – Mitologia Grega em Quadrinhos – Foca na História – YouTube
Aquiles: O Nascimento de uma Lenda (Peleu e Tetis) Mitologia Grega – Foca na História – YouTube
Deus Cronos (ulisboa.pt)
Talos – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Hera, quem é? Origem e história da deusa na mitologia grega (r7.com)
Aquiles e Pátroclo – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)