Overview
Neste guia, passo algumas dicas para jogadores que estão ingressando agora no game e que ainda não entenderam completamente as engines do jogo, ou só precisam de um toque ali ou aqui pra que consiga se sair melhor!
Aquele papinho maroto antes!
Olá Amigos! Pois bem! Quero avisar que este guia NÃO É, DE FORMA ALGUMA, UM GUIA DEFINITIVO! Este é um guia pra você, que comprou o jogo agora, ou que está prestes a comprar o jogo, e que não quer cair de paraquedas no jogo, ou pelo menos aprender um pouco mais antes de ir pro game.
Mesmo com esse guia, você ainda precisa aprender muito, e ainda tem muita coisa a se discutir! O que eu estou querendo passar aqui são dicas de game, que eu percebi que, se tivesse aplicado no começo, facilitaria horrores meu jogo.
E claro, você não precisa seguir nada disso a risca. Essas são dicas simples, pra facilitar seu jogo, ainda mais quando se está com dúvida. E nem por, supondo que, você siga tudo a risca, você não vai deixar de errar, ou perder alguns pontos, ou aprender, ou até mesmo de perder o jogo por completo. Uma coisa que é bom alertar sobre esse jogo é: Esse jogo é, (até que se prove o contrário), em boa parte, aleatório. Existem guias detalhados e definitivos desse jogo? Existem. É garantido vencer se seguir a risca? Não! This War of Mine é um jogo de muitas e muitas variáveis (inclusive seu psicológico), e você tem que, por si só, aprender a lidar com elas.. E como fazer isso? Bem.. Jogando!
preste atenção nos personagens!
Pois bem, começamos com um que pode ser o mais importante no começo: os personagens!
Eu não vou aqui falar de cada um, ou suas histórias, mas vou dar uma dica:
Fiquem de olho em seus Status e o que cada um faz! (o status é aquilo que fica na parte da direita, embaixo, nas “cartinhas” de cada personagem, onde mostram seus status e tal)
“Mas Data” você me diz “isso lá faz diferença?”
Sim, aqui neste game faz! Alguns personagens, por conta do que fazem, ou por conta de alguma habilidade em específica, pode desde usar menos material para criar ou cozinhar algo, ou para negociação, até livrar os personagens de ficarem tristes ou deprimidos, conversando, ou tocando violão!
Nem todos tem status positivo ou negativo, mas às vezes você pode começar com algum que tenha. Por exemplo: O Bruno, ao cozinhar ou produzir cachaça com ele, ele pode, por exemplo, em vez de gastar x de água pra fazer uma comida com qualquer outro personagem, com o Bruno você gasta x-2. Isso também acontece com combustível.
Já por exemplo a Kátia, que tem o status de negociadora, quando for negociar algo (seja com o mercador de lugares fixos ou aquele que vem a sua porta), ela pode negociar coisas a mais pelos mesmos itens. E também ao conversar, a Kátia tem uma chance de, quando conversar com o personagem, ele sair do status de deprimido pra triste.
Então, primeira dica, fique de olho nos personagens que veio com eles.
Ninguém dorme!
Outra dica que eu acho muito importante passar é: toda vez que você for saquear, sempre deixe um guarda. não é necessário nos primeiros dias, mas depois, com o aumento da violência, é bem recomendado deixar dois de guarda. Daí, quando isso rolar, é importante que, acompanhando isso, você descanse todo mundo. A minha dica é (que foi o que eu fiz quando estava jogando):
crie 3 camas (ou mais se estiver jogando com mais gente), e quando você voltar pra sua casa, coloque tudo que há uma espera pra ir fazendo (seja filtrar água, arrumar armadilhas pra ratos, ou criar a cachaça, coisas que não precisam necessariamente do personagem lá) e deixe todos ir dormir. Eles não dormem muito, em média umas duas ou três horas (horário do jogo). Uma outra forma é, enquanto um faz algo, dois descansam. Quem acordar primeiro, assume as tarefas, e o outro dorme.
Primeira Criação – rádio
Pessoal, só um pequeno adendo (sei lá né, vai que tem um desavisado kk) com primeira criação, eu quero dizer primeira criação que vai te ajudar, não primeira criação na base da necessidade! Eu digo primeiro, mas claro, construa antes as suas ferramentas necessárias. Pá, Pé de Cabra, Faca.. Com primeira eu quero dizer antes da linha de necessidade de sobrevivência.
“Data, por que o Rádio tem que ser necessariamente o primeiro? Não tem nada de tão importante lá”
Daí que você se engana meu bom amigo. Diferente das outras, essa é, talvez, a primeira e mais importante das criações. Porque com ela você sempre vai saber antecipadamente do que está acontecendo, e claro, com isso, se prevenir. Você pode saber, por exemplo, desde como vai estar o clima nos próximos dias, passando pra o que está em alta nas trocas, e até saber coisas mais longínquas, como aumento da criminalidade, neve, e inclusive, aproximadamente, em quanto tempo a guerra vai acabar.
PS:As próximas que eu vou colocar aqui não estão em ordem de necessidade, mas eu quis colocar algumas coisas que sim, podem te ajudar caso crie, como funcionam e como melhorar seu jogo com elas.
Filtros de água
O filtro talvez seja um dos mais importantes da lista, que ele não só é importante pra sua sobrevivência, com a parte de fazer comida, mas também de troca. Mas não, eu não estou falando de trocas com o mercador que vem até você, mas dos mercadores do mapa. E sim, já falo deles..
enfim, vale a pena estar sempre produzindo água. durante o dia, com um filtro, antes do dia acabar, você pode pegar até 8 unidades de água. Pode fazer boas trocas com isso!
Quem diria que pinga na guerra é rentável? ora, eu!
O Alambique também é outra coisa bastante rentável, visto que ele sempre será ótimo pra fazer negócios tanto com o mercador que vem a sua porta, quanto com as pessoas de fora.. isso sem contar a parte de consumo próprio, mas isso eu vou falar um pouco mais pra frente..
(o alambique está no comodo ao lado do filtro de água.. o lugar escuro não ajuda tanto a ver)
machadão!
O machado é, talvez, uma das armas mais valiosas pro jogador. Por quê?
Ele não só pode ser usado pra combate contra inimigos, mas também pra destruir coisas, o que é uma extrema vantagem, pois ao destruir armários, cadeiras, etc, duas coisas podem ser looteadas com isso: Madeira e Combustível. Então o que eu recomendo: Loteou uma casa? ótimo. Parabéns. Pega uma noite, vai pra lá com o machado, e faça aquela festa. Sério, é de se espantar o quanto de combustível você pega só de destruir um armário (em média 3 ou 4 unidades. Partindo do princípio que você pouco usa, a média do seu inventário é entre 12 a 15 unidades).
armadilhas pra.. ratos?
Outra coisa que pode salvar sua sobrevivência no jogo: Armadilhas pra ratos. Elas tem um custo de uma unidade de algo, seja de comida enlatada, comida crua, legume ou (o mais indicado, por não ter muito uso no início do game), fertilizante.E em troca (geralmente de dois a três dias depois) você pega duas unidades de comida crua.
O que eu recomendo: NUNCA COLOQUE COMIDA ENLATADA! A comida enlatada preenche um estágio de comida muito bom, pra ser desperdiçada com ratos. E falando em fome.. próximo tópico!
levemente com fome.. só levemente
Quando estiver jogando, vai perceber que todos os personagem tem quatro estágios de fome:
– Sem fome
aahn.. acho que é auto explicativo
– Levemente com fome
Normalmente eles ficam assim quando comem uma comida crua ou legume. comendo mais um desses, ele fica sem fome.
– Com fome
Esse provavelmente seu personagem quase sempre vai estar. normalmente de dia pra dia, eles ficam com esse status.
– Com Muita fome
Esse status é mais difícil de ficar, pois ele se dá só quando seu personagem fica dois ou mais dias sem comer absolutamente nada.
“Mas Data, beleza, entendi. E por que isso é uma dica?”
Agora que entra a grande sacada meu caro amigo: Reparem que, o personagem sempre passa de Sem fome pra Com fome, mas ele nunca passa de Levemente com fome pra Com muita fome, sempre de Levemente com fome pra com fome. E o que você ganha sabendo disso? Ora, simples! Está com escassez de comida? Está querendo Economizar? DEIXA TODO MUNDO LEVEMENTE COM FOME! com isso, você economiza na comida, e eles de certa forma entendem, porque, bem, é a guerra, e as vezes é necessário fazer sacrifícios..
Mercadores e Comerciantes
(comerciantes na praça central)
Em vários lugares que você for saquear, vai ver que alguns há possibilidade de fazer troca, seja com rebeldes ou com militares. Fique atento ao rádio, que vira e mexe ele avisa alguma outra coisa que está em baixa pras pessoas, seja legumes, seja itens em específicos, etc. Normalmente com eles pode se encontrar bastante Armamento e munição, ou às vezes bastante comida.
Normalmente, se você ler a descrição do mapa, pode encontrar algo, como “possível Comércio” ou afins. Um lugar que sempre tem bastante comércio é na praça central. Se você encontrar essa localidade, é uma mão na roda!
Já com aquele que está sempre na sua porta de três em três dias (em média), ele normalmente tem bastante material. e/ou ervas. são mais itens corriqueiros, como filtros, combustível, um remédio, umas ervas, etc. O que eu recomendo: Não espere pela sua chegada, apenas em táticas específicas ou momentos oportunos, e claro, não dependa totalmente dele.
Não Corra!
Quando estiver na casa onde há civis, ou possibilidade de troca, NUNCA CORRA! Isso faz eles pensarem que você está escondendo algo ou fugindo. Corra apenas em momentos de extrema necessidade, onde você já está em perigo. Em casos contrários, você pode acabar perdendo o personagem por besteira.
Uma pausa para um causo!
O que eu já fiz: Uma vez, no inverno, todos os lugares seguros pra ir estavam bloqueados pela neve.. o que eu fiz? produzi bastante água, bastante tabaco e cachaça. Eu fiquei cerca de uns 3 ou 4 dias sem saquear.
E EU NÃO RECOMENDO FAZER ISSO(pelo menos não sem estar seguro de si).
“Mas Data, você fez!! por que não recomenda?”
Por que é simples, e tem vários fatores juntos:
1 – Eu não queria entrar em conflito, e como todos os lugares pra saquear estavam com status de perigo, então decidi não arriscar, visto que já tinha trauma de perder personagem em troca de tiro.
2 – Apesar disso tudo, eu estava com mantimentos contados, e foi extremamente arriscado, pois se a neve não tivesse passado depois disso, eu estava ferrado. Então foi um golpe arriscado, mas de sorte.
e 3 – Eu tinha uma fonte de renda econômica dos personagens: eu podia derreter o gelo pra água, podia fazer cachaça, podia vender carne crua, e também podia vender cigarros, tabaco e baseados de baixa qualidade. Se você não tem no mínimo 3 itens do que eu falei, infelizmente é melhor se arriscar e saquear..
Quer fazer isso? Beleza, mas esteja bem seguro de contagem de mantimentos, munição e estoque de combustível (pro aquecedor). Eu falo disso com mais calma um pouco mais pra frente..
Os estágios do jogo (ou suas?)
Você vai perceber que no jogo há três estágios, que você ficará em contato com essas pessoas:
Estágio 1 – Você as saqueia:
Não precisa ser necessariamente saquear elas, mas as vezes alguma parte perto delas que não seja roubo, ou até algum que realmente seja, mas daí é por sua conta e risco.
Estágio 2 – Você negocia com elas:
Essa do meio é a melhor, e se você tiver sorte e cabeça, não vai precisar passar pra terceira, pois estará sempre trocando o que elas necessitam em troca de as vezes, armas, comida, ou material.
Estágio 3 – Você as rouba e mata:
Aqui provavelmente se havia algum resquício de ser humano em você, já foi faz tempo, e você sabe que, mesmo sabendo que todos precisam de algo, e estão todos tentando sobreviver, você vai lá e as mata e limpa até a última poeira de seus bolsos. Avisos dessa parte:
Se for fazer isso, esteja fortemente armado, com bastante astúcia e munição, pois você não vai matar apenas um, mas talvez todos daquele recinto (porque senão, eles te matam). O que pode acontecer é sobreviver um ou outro que não tá ali pra brigar, e talvez fiquem ali ou fujam. pode acontecer dos dois, um.. ou até os dois dependendo do lugar.
E segundo: Saiba que, dependendo de quem for seu grupo, você vai ter que saber lidar com todos ali. Por exemplo: se você rouba medicamentos ou comida de gente indefesa, provavelmente, todos no grupo vão ficar tristes, e se você continuar com isso, pode até piorar pra deprimido.. mas depois eu falo sobre os personagens deprimidos ou tristes e o que fazer com eles (e mais uma vez, já já eu falo disso).
Ah, e mais uma coisa: Dependendo de quem você matar, ou com quem você matar, e também quem está no seu grupo, você consegue deixar a galera menos mal. Por exemplo: Se você mata bandidos e/ou saqueadores, raramente dá status de “triste”. Dependendo do Personagem que você fez o trabalho (Arica ou Roman) eles ficam até contentes com a boa ação! (por exemplo quando você mata o soldado que ia estuprar a garota no mercado)
Estamos ficando sem opções..
Aqui, meu amigo, eu lhe tenho uma triste notícia. Se você chegou neste ponto, então é por que você precisou partir pra violência..
Se isso já ocorreu, eu recomendo que, se for fazer algo, matar alguns NPCs, ou civis inocentes, te dou uma recomendação: vá sempre fortemente armado, sem ir com munição contada, e se possível, sempre pegue um ou mais (sempre que possível) por Stealth, na faca. Você não sabe o quanto isso facilita. Se for o caso, corra pela casa e se esconda, esperando vir outro,e daí pegar na faca, e assim por diante. Mas sempre, sempre tenha uma arma consigo. Nem sempre a faca vai resolver, e você vai precisar trocar tiro. Com muita sorte você vai sobreviver.. Mas é sorte naquelas né.. e eu vou explicar o por que no próximo tópico.
Outra coisa que eu recomendo é (reforço do tópico anterior) dê prioridade a matar ou acampamentos do exército, ou de rebeldes. Assim raramente o pessoal fica triste (pelo menos não por muito tempo se acontecer) e também sua consiência fica um pouco mais limpa de não matar alguém que tá implorando pra você não fazer isso. Outra forma (fora a fortemente armado) é tentar ir na surdina. Se você algum bom personagem, Roman ou Arica, é bem mais fácil, por que a Arica por exemplo, consegue correr fazendo pouquíssimo barulho. Claro, talvez você mate todos e vá lootear no dia seguinte, mas se você for fazer na calma é mais ou menos o Hitman. Vai aos poucos, isola o inimigo ou espere ele estar isolado, e vá pegando um a um. Uma forma de isolar inimigos que eu uso até que bastante é: sai correndo e se esconde. Tem dois cara no segundo andar e você tá no primeiro? Corre de um lado pro outro e se esconde. Eles vão vir junto, mas rapidamente vão se separar pra cobrir mais área. Daí é só esperar a porta fechar e pegar com um hit só.
Okay, e como lidamos com a bad?
1 – Com Violão
Alguns personagens conseguem afastar a tristeza com uma boa canção ou tocando bem o violão. Mas, não são todos. Dependendo do personagem, pode ser que não ajude muito ter o violão..
2 – Álcool
As vezes, dependendo da forma como está, eu recomendo que dê bebida ao personagem, e diga a ele ir dormir.. Assim, depois de acordar (supondo q ele durma), ele vai falar umas besteiras, andar pela casa, e ao anoitecer, possivelmente, ele já estará inteiro novamente. Uma recomendação é dar a bebida ao amanhecer, por que há uma probabilidade grande de, ao anoitecer, ele já estar de boa. Caso não.. Bom, terá um problema em mãos, pois eu imagino que você não vai colocar um bêbado pra fazer vigia da casa né? ou pior, pra ir buscar suprimento.. O ideal é mandar ele ir dormir e já era.
3 – Conversando
Se ele acabar ficando deprimido, dependendo do personagem que tiver no seu grupo, como a Kátia, que tem boa eloquência, pode resolver conversar com ele. Os outros personagens podem conversar também, mas não sei se resolve. Outra dica é pedir pra outros personagens cuidar deste em questão, dando remédio, comida, conversando, etc.
4 – O Acaso vai me proteger..
Uma outra forma de fazer isso é fazendo boas ações! Sim, boas ações!
Às vezes com alguma coisa que pode aparecer na sua porta, como dar remédio a crianças, ou ajudar os vizinhos, ou ir até o hospital e doar uns remédios, pode tirar seu personagem da tristeza muito bem! (da depressão não sei, ainda não testei.. quando testar eu volto aqui e faço um edit xD)
Winter.. Winter is coming!
Por fim, meus bons amigos, o frio! Algumas dicas e avisos do frio neste game:
Mesmo com aquecedor, todo mundo vai ficar levemente doente na casa. eu recomendo o mais rápido melhorar a bancada, pra melhorar o aquecedor. Se caso isso não acontecer, trate de cuidar de todo mundo bem, sempre dando medicamentos fitoterápicos e deixando dormir.
Caso fique mais doente ainda, isso pode ser grave. Nesses casos, use os medicamentos normais mesmo, e bastante comida e descanso. Não vai passar rápido, e sempre vai te deixar com o coração na mão se o personagem vai morrer ou não pelo frio.
Outra coisa é que, em algum momento, vai ficar limitado os lugares que você vai. Então, o que eu recomendo de certa forma: Estoque e se prepare, por que se você não for de briga, recomendo melhorar sua casa e ficar por ali mesmo. Como eu disse com o meu exemplo, melhore a casa, tenha algumas coisas pra troca, e passe os dias o mais rápido possível.
Últimos Avisos..
Em algum momento, em algum dos jogos, você vai se deparar com um lugar chamado “Área Residencial Tranquila”, e nesse local haverá uma casa com muito loot, porém, dois velhinhos, que só de entrar na casa e ler os diálogos é de partir coração de marmanjo. Aqui o jogo separa os “Alma” dos “Sem Alma”. Você pode não pegar absolutamente nada, e ter sido uma noite perdida, ou pode pegar algo e “sofrer” com os personagens, dizendo que não querem mais ir lá, ou que o Looter tava pensando no grupo, outros desaprovando, isso vai de cada personagem. Enfim, minha dica é: Só vá uma vez. já entrou, viu que é a casa? pra não ser uma noite completamente perdida, pega tudo que você realmente precisa, pra nunca mais ir lá. O que quiser, comida, material, remédio. E NUNCA MAIS PISE ALI. Se não começa dar uns remorso na galera, dependendo do looter ele vai se sentir mal, vai ficar mal, e afins. Na primeira vez, a probabilidade disso acontecer é mínima.
Edit (com aperto no coração): Recentemente eu ia lá nos velhinhos pra tirar a screenshot, pra ilustrar aqui. Eu cheguei na casa e estranhamente eles não estavam no sofá, e a geladeira tinha o ícone pra pegar coisas, como se não fossem saques.. Eu andei pela casa e.. bom, eu tirei uma screenshot e vou marcar como provável spoiler, veja se quiser..
Aparentemente, eles foram por morte natural, ou talvez pelo frio..
Outra dica é: Dependendo de como está sua situação no jogo, passe uns dias em casa! Por exemplo: Na última vez que joguei, eu estava com 4 personagens (Arica, Roman, Bruno e Boris), porém, eu tinha acumulado cerca de 40 latas de comida, uns 3 legumes e uns 4 ou 5 pedaços de comida crua. Como eu ainda tinha açúcar e ainda produzia água (isso perto do dia 37, 38, no momento com o evento de aumento de Criminalidade), eu comecei a sair de casa de dois em dois dias, de três em três. Eu só saia pra ir aos comerciantes no centro da cidade, e a maior parte do tempo passava na casa. Sempre que estiver jogando, uma forma de pensar é: “Quanta comida eu tenho pra alimentar a galera por quantos dias?”. Pensando dessa forma, você pode se dar ao luxo de saquear casas pela madeira, ou ir por itens não tanto de extrema necessidade, ou se preparar pra emboscar uma casa com inimigos. Normalmente e naturalmente você não vai conseguir pegar tudo. Então, pega o que tem mais necessidade, e se o seu estoque de comida deixar, você vai mais vezes e pega o loot, ou aproveita pra quebrar os móveis pra madeira e combustível e afins.
Mais uma dica depois que o guia foi concluído: Desconfie com eventos vindo cedo. Eu estava jogando, e o jogo já começou com o frio, e perto do dia 18 começou o aumento da criminalidade. no dia 26 a guerra tinha acabado. Eu até achei estranho porque, quando eu comecei o jogo, no rádio dizia que a guerra poderia acabar em qualquer momento, por que de alguma forma, eles não queriam que o conflito ficasse maior. Depois de um tempo, disseram que aquilo não iria ocorrer, por que teria sido cancelado ou algo assim. Então, fique sempre esperto, a guerra pode acabar antes do que imagina!
Última coisa antes de ir: Sabe o mercador? então, rlx, ele não vai embora, e fica o dia todo na sua porta.. pode usar isso pra fabricar as coisas e depois ir até ele, talvez.
Aquela conversa antes de ir embora..
Quando eu comecei a escrever esse tópico com dicas, ou seja, quando eu tava só com ele na cabeça, eu estava no final da minha primeira vez com a guerra acabada (já tinha jogado antes, mas nunca tinha terminado a guerra, e não era nem o grupo que não sobrevivia, era eu msm kkkkk), e eu tava com várias coisas com vontade de fazer, mas eu estava perto de acabar o jogo, acabei não fazendo. E criei este guia, como um velho que fica dando conselhos. Mas quando eu fui rejogar e aplicar tudo que eu tinha montado mentalmente, eu percebi que tinha cortado a dificuldade do jogo. Sério, eu tava com muito item pra troca, eu tinha muita comida (terminei agr há pouco, coisa de 15 comidas em lata, 11 crua, e uns 3 legumes (eu pego os legumes pra usar na ratoeira). E eu descobri que eu tinha feito o jogo quase perder a graça, por que eu tinha de tudo, construía de tudo, não tinha sido roubado, apesar de alguns apertos com doença ou ferimentos, foi tudo muito bem. Então cá estou eu, mais uma vez, dando uma velho dando conselhos sobre a vida pros jovens que tão na porta da escola zoando e rindo: Use isso que eu disse com moderação. Se você usar todas as dicas que eu passar aqui na sua primeira jogada, pode ser que o jogo perca a graça, ou você não veja a dificuldade e talvez até a graça no jogo. A minha melhor recomendação é: Zerou uma? boa. Zerou duas? ótimo. Viu que tá muito easy? baixa uns mods de dificuldade, de mais tempo durante o dia e a noite, de mais dias antes da guerra acabar, de inverno mais longo. Esteja sempre aumentando a dificuldade e vendo o quão alto pode subir nesse game. This War of Mine é um PUTA JOGO, então cuidado pra não matar ele cortando sua dificuldade (pelo menos não toda).
Um abraço pra você que leu até aqui, qualquer coisa chame na minha steam, to sempre aberto a melhorias (tanto no guia quanto em game) e auxiliar jogadores mais novos.
Comandante Data, ponte desliga.