Overview
Uma explicação geral dos diversos momentos do jogo, com dicas para seleção de skills, masteries e itens, independente do personagem, para auxiliar na progressão e levar o personagem ao fim do jogo, potencialmente Mythic XV.
Vídeo-Guia
Um vídeo de introdução ao jogo, mostrando o seu início, e depois o início do late-game dele, após seu zeramento.
Campanha
– Selecione o personagem que quiser. Todos personagem tem potencial de chegarem bem ao late-game, e qualquer build razoável pode ao menos ser capaz de chegar no Mythic X com persistência.
– Abuse do Respec de skills. Chegou num nível específico, onde destrancaria uma nova coluna de habilidades e teria acesso a alguma habilidade nova (níveis múltiplos de 5, até o 35), é um ótimo momento para respecar e testar outra árvore.
– A dificuldade normal costuma ficar fácil lá pelo nível 25. Se quiser ter desafio, mude a dificuldade: Singleplayer -> Load Hero -> Clique no Herói -> Dificuldade.
– Ao pegar nível 30, há um motivo maior para jogar acima da dificuldade normal: a possibilidade de encontrar itens lendários de set da sua classe!
– Você pode rushar a campanha, sem fazer as áreas extras opcional, ou explorar e completar o máximo que conseguir. Rushar a campanha te levará ao late-game mais rapidamente, mas não recomendaria isso num primeiro personagem no geral.
– Para itemização nessa etapa, especialmente na dificuldade normal, dê preferência a itens que dão + Damage. É a forma mais simples de acelerar a análise de itens, e bem efetiva, pois aumenta seu DPS em potencial em quase qualquer build.
– Assim que liberar o NPC Chantice <Enchanter>, use o botão “Augment” para aumentar encantamento de + Damage em itens que possua. Isso fará o item ficar fixo no slot por vários e vários níveis. Não recomendo usar Scramble nessa altura em busca de stats perfeitos, poupe seus recursos pro late-game desde já.
– Liberou a Tarot <Gambling>? Resista, não use-a até o nível 100. Poupe o máximo de dinheiro que puder.
– Ativar o Radial Loot (Q no teclado, ou L3 no joystick) irá fazer seu personagem lootear automaticamente. Isso facilita muito que você mantenha combos altos sem deixar itens para trás. Caso esteja ficando lotado muito rapidamente, recomendo ir em Settings -> Loot Filters, descer nos filtros pro Radial Loot, e desmarcar uma raridade inferior, e testar.
– Objetivo final: zerar a campanha em um personagem, para liberar acesso ao Tinka’s Domain e iniciar o caminho ao Late-Game.
Tinka’s Domain
– Entrando no Tinka’s Domain, clique no Waypoint no meio da sala, e selecione o tipo de fase que quer fazer (Random Anomaly, Dungeon Anomaly ou Elite Dungeon Anomaly), na dificuldade que achar que dá conta. Comece pegando leve (Normal, Heroic, Epic ou Legendary). O objetivo agora é fazer essas fases o mais rápido possível, sem risco de morte, mantendo combos altos, pra ganhar o máximo de XP.
– Aqui seguramente já dá pra ignorar qualquer item que não seja Legendary . Utilize o Loot Filter apropriado.
– Na dificuldade Heroic pra cima, alguns inimigos droparão Champion’s Crown. Guarde todas por hora, será muito útil em Transmutation futuras!
– Trabalhe livremente com Mastery e Skill Trees, pois ainda não terá uma build final por agora.
– Objetivo final: É uma corrida até o level 100 do personagem, que irá abrir portas para o real end-game do jogo e um set definitivo.
Level 100
– É hora de visitar Tarot <Gambling>, e torrar TODA SUA GRANA. Limpe seu inventário ao máximo, deixando o máximo de slots livres, vá até a NPC, dê SHIFT + Botão direito em cima do item que deseja, isso te fará comprar o máximo permitido daquele slot. Em seguida, clique no último link de venda à direita, que irá vender todos Unique ou abaixo. O objetivo é ficar com apenas Legendary no inventário. Slots recomendados: main + offhand da sua classe, armor + helmet, para fechar seu primeiro set.
– Cada classe possui até 8 sets principais (Main+Offhand+Armor+Helmet), alguns com o melhor bônus sendo o de 2 peças, a maioria com o melhor bônus sendo o de 3 peças. O bônus de 4ª peça geralmente é puramente defensivo. Portanto, repare bem nisso: se algum dos sets te interessar, pode ser interessante usar 3 peças de um set, ou 2 peças de um set e 2 peças de outro.
– Existem Legendary Set Items de outros slots (Ring + Amulet, ou até Ring + Amulet + Accessory + Boots) que podem ser usados parcialmente para dar sinergia ao seu set.
– Alguns itens Legendary não são de set, mas são muito poderosos, possuindo um stat de texto Laranja com uma propriedade única. Alguns desses bônus são fundamentais para builds.
– Visitar Theo <Transmutation> pode te ajudar a fechar um set e conseguir novos itens.
- 3 itens lendários = 1 novo lendário qualquer
- 3 itens lendários do mesmo tipo = 1 novo lendário do mesmo tipo
- 1 itens lendários de set + 30 Champion’s Crown = 1 novo lendário do mesmo set
- 1 itens lendários abaixo do nível 100 + 1 item lendário do nível 100 = item lendário subido para nível 100
– Com seu set definido, é hora de resetar skills/masteries para usar ele ao máximo. Veja quais skills seu set afeta e em quais árvore, e certifique-se de trabalhar com elas, pois poderão ser “core” do seu personagem a partir de então.
– Cada personagem possui 4 árvores, e cada uma delas possui na última ou penúltima linha passivas que fazem “ponte” com a próxima árvore. É possível ter acesso a elas, gastando 35 + 35 + 20 pontos nas árvores, sendo usualmente sempre viável trabalhar com essas pontes. Trabalhar com 2 pontes faria sobrar 10 pontos de skills para gastar, então se precisar de mais pontos que isso livremente, trabalhe só com 1 ponte, que deixariam 45 pontos livres para serem gastos.
– As masteries de cada árvore do personagem (2 primeiras e 2 últimas linhas de mastery) possuem padrões:
- 2ª coluna = aumentar % de ativação de skill passiva da árvore
- 3ª coluna = aumentar efetividade de skill passiva da árvore
- 5ª coluna = melhora de skills passivas
- 6ª coluna = melhora do dano de passivas (melhorando muito 1 skill, ou metade 2 skills)
- 7ª coluna = melhora de skills passivas
- 8ª coluna = melhora de skills passivas de ponte da outra árvore, ou melhora geral dessa árvore
– Mesmo que você não encontre itens úteis numa run, estará ganhando níveis de Mastery, que potencialmente irão sempre te deixar mais fortes.
– Jogar na dificuldade Legendary ou superior, no nível 100, dará a possibilidade de encontrar True Legendary items. A chance é a mesma em cada dificuldade, mas o Magic Find adicional das dificuldades Mythic podem aumentar a frequência de encontrá-los.
– Objetivo final: Conseguir fazer algum tipo de Anomaly na dificuldade Mythic I com facilidade.
Mythic I ao IV
– Dungeon Anomaly no Mythic dão 1 Random Lesser Rune, e Elite Dungeon Anomaly no Mythic dão Runestones. Alterne entre os 2 tipos de Anomaly, pois serão úteis adiante!
– Se seu set está legal, é hora de melhorar ele. Qualquer slot de item que pareça “definitivo”, em especial os set itens ou Legendary não-set com excelentes propriedades, deverão ser melhorados.
– A primeira cada de melhoras é o é na Chantie <Enchantress>. Selecione o item que deseja melhorar, e repare que ele terá vários encantamentos. Os encartamentos podem ser fixos do item (Laranjas forte para os bônus de itens não-Set, ou laranja fraco se for um bônus fixo).
– Caso o item dê algum bônus não-fixo que seja bom, selecione na Chantie a opção Augment e clique sobre esse bônus, para melhorá-lo um pouco e deixá-lo fixo. Se for um bônus muito importante, maximize-o com Augments. É a parte mais demorada da otimização de itens.
– Caso o item dê algum bônus inútil, selecione na Chantie a opção Scramble para resetar os bônus não-trancados fornecidos. Coloque o mouse sobre o item para ver o Index de possíveis encantamentos, e saber quais que te interessam para maximizar o item. Ao gerar um dos bônus e este for interessante, tranque-o, e repita o processo até deixar o item perfeito.
– Caso tenha trancado um encantamento ruim, sem problemas: você pode ir no NPC Theo <Transmutation>, colocar o item + 25 chaves, e destrancar todos encantamentos daquele item.
– Agora é a hora de melhorar o item com sockets na Gemma <Gems & Socketing>. Antes de definir tipos de socket, vá no seu inventário, na terceira aba, e veja cada tipo de gema que você queira. As gemas são divididas em abas de cores, e cada coluna possui formatos diferentes (Cube/Sphere/Star), e as linhas separam o Tier da Gema (Rough/Cut/Polished). O objetivo é ver que cada gema dá um tipo de bônus para cada “tipo” de item (Weapon/Offhand, Amulet/Ring/Accessory, Helm/Armor/Boots). Decida quais gemas vai usar em cada um dos tipos de itens, para saber que tipos de socket você irá querer em cada tipo de equipamento!
– Você poderá na Gemma melhorar 5 gems de um tier em 1 do próximo tiver. Você poderá converter todas as gemas de uma vez, selecionando a gema com botão direito, e dando CTRL+Click no botão de upgrade. Sendo assim, com 4 cliques, você consegue converter todas Rough em Cut, e todas Cut em Polished daquele tipo.
– Com as gemas prontas, é hora de rolar os sockets nos seus itens na Gemma. Clique no item, e clique no botão Roll New Sockets, para gerar novos slots no item. Repare que ao por o mouse no botão, ele mostra quais são as possibilidades e quantidade de slots de cada um.
– Com os slots prontos no item e o item selecionado na Gemma, vá na terceira aba do inventário, clique com o botão esquerdo para adicionar a Gem no socket do item. Se ficar cagada, há o botão Destroy Gems, que irá remover as gemas colocadas do item e liberar os slots, ao preço de perder as gemas removidas no processo.
– Agora é hora de adicionar Lesser Runes aos seus itens com o Theo <Transmutation>. Isso irá usar além das runas, uma porção de Champion’s Crown, e é um processo permanente, portanto só faça se o bônus da Rune for realmente bom, ou se você tiver outros desse item base guardados, para se possível repetir todo o processo com ele.
– Para aplicar uma Lesser Rune num item, coloque um item do tipo que a runa permite, a runa e 50 Champion’s Crowns.
– Você pode converter qualquer item Legendary não-set em uma Lesser Rune, e aplicá-lo a outro item do mesmo tipo que ele! Basta ir no Theo <Transmutation> e colocar o item, 1 Runestone e 50 Champion’s Crowns.
– Objetivo final: Conseguir ir progredindo nas Anomaly aumentando gradativamente a dificuldade, até conseguir fazer Mythic V com facilidade.
Mythic V ao IX
– Nesse ponto, o ganho de XP sobe muito, e as Masteries bem escolhidas podem melhorar muito seu dano, especialmente se usando as “pontes” de passivas. As masteries vão atingir o pico de efetividade nessa altura do jogo, te permitindo pegar múltiplos multiplicadores e bônus interessantes.
– Talvez você começará a encontrar itens True Legendary. Alguns são set simples de Ring + Amulet, mas a maioria é avulso, e alguns possuem bônus muito muito fortes.
-No Theo <Transmutation>, itens True Legendary podem ser transformados em Greater Runes e aplicados a outros itens Legendary ou True Legendary. A restrição é que você só pode usar 3 Greater Runes simultaneamente em seus 8 itens, portanto cuidado, só aplique Greater Runes se seus bônus forem imprescindíveis!
– Já os Legendary “não-true” que você for continuar usando (por serem set), você também pode melhorá-los uma vez transformando-os em Empowered Legendary. Basta ir no Theo <Transmutation>, colocar o Legendary que quer upar, um True Legendary do mesmo tipo, e 20 Champion’s Crown.
– Se tiver itens “definitivos”, com base e runas e tudo certo, é hora de visitar Chantelle <Ancient Enchantress>. Ela tem um limite maior de Augments para cada encantamento, mas utiliza 10 do raro recurso Memory Essence para cada augment, restringindo bastante essa melhoria. Comece melhorando os encantamentos principais do seu set, especialmente em itens “definitivos”, pra não ter perigo de gastar esse recurso atoa!
– Você poderá encontrar itens chamados Prismatic Cube/Sphere/Star em suas aventuras. No Theo <Transmutation>, você poderá adicionar 1 slot extra de socket em cada um de seus itens. Novamente, dê prioridade a itens “permanentes” da sua build, e só depois adicione socket aos outros, pois esses itens são raros. A receita usa Champion’s Crown também. Esse processo só pode ser feito 1x em cada item, e o tipo de socket adicionado não pode ser mudado.
– Objetivo final: Conseguir ir progredindo nas Anomaly aumentando gradativamente a dificuldade, até conseguir fazer Mythic X com facilidade.
Mythic X ao XIV
– Aqui é onde a maioria das builds começa a estacionar, e poderá ser capaz ou não de continuar progredindo. Enquanto uma build boa progredia anteriormente de dificuldade em poucas runs, aqui pode-se levar centenas ou dezenas de runs pra progredir de uma dificuldade a próxima.
– As masteries vão dar uma estacionada em efetividade lá pelo Mastery 500, mas você poderá continuar upando Damage/Mana/Health/Thorns infinitamente, na primeira coluna das Class Mastery 1/2/3.
– Continue visitando Chantelle <Ancient Enchantress> e dando Augment ao máximo em todo seu set. O objetivo é maximizar tudo, eventualmente, para ter o máximo de poder de cada item.
– True Legendary e Greater Runes são essenciais como core items nessa altura do jogo, mas são muito raros. Há quem prefira farmá-los fazendo sets com Magic Find e indo em dificuldades inferiores, sacrificando o farm de XP de Mastery no processo.
– Se o dano estiver baixo, veja se possui formas de adicionar mais fatores de scaling no jogo, como um item que adicione o dano de Thorns para causar dano, ou faça uso de Sattelites para causar o dano, ou mesmo algum bônus que use algum outro stat para multiplicar dano (exemplo, Light Radius ou Knockback). Quanto mais multiplicadores de dano, mais fácil chegar na casa dos bilhões.
– Bônus de set que permitam stacks infinitos de dano por segundo são outra forma de conseguir fazer um dano progressivo alto, permitindo o foco e sobrevivência e movimentação.
– As pontes das árvores de classes permite que você cause outros danos elementais diferentes ao utilizar seu elemento principal, e esse dano adicional é baseado no seu dano principal, sem levar em conta bônus de dano dos elementos extras.
– Um conjunto “manjado” de True Legendary para Mythic X+ é:
- Elementium (Armor): Aumenta as outras resistências com base na sua maior resistência.
- Hearthstone (Acessory): Sacrifica suas resistências, transformando-as em multiplicador de HP. Permite chegar a centenas de milhares de HP.
– Se você tiver alguma forma de converter Resistência ou HP em dano, thorns ou algo, pronto! (Exemplos: bônus e 2 peças do set Furious Retaliation (Legendary), e/ou Off-Hand da templar Nemesis of Wrath (Legendary).
– É possível se beneficiar de alguns itens de outras classes! Por exemplo: Berserker tem um Acessory chamado Paingringer, que aumenta dano Thorns, e seria muito útil convertido em Lesser Rune pro meu Templar. O que fiz? Criei um Berserker, liguei Local Co-op, e upei o Berserker até o nível 100 rapidão com ele morto mesmo, então fiz Gamble com ele até vir o acessório, coloquei na shared stash, e pronto. A única limitação é que você só pode aplicar runas de classe em itens do mesmo slot que não possuam restrição de classe (ou seja, não poderiam falar Templar Item, no meu caso. Sucesso pra min-max! Lista de itens que caem nesse caso:
- Paingrinder (Berserker’s Acessory): +% Thorn/Bleed
- Lusombra’s Path (Templar’s Boot): Multiplicador de Shadow Resistance adicionado como Holy Damage
- Contender (Templar’s Helm): +Damage Redutcion, Damage e Block Chance pra cada inimigo de coroa em 5 metros
- Death List (Warlock’s Acessory): 10% de chance ao matar de invocar um esqueleto
– Pra simplificar o gameplay e facilitar as runs, é possível rebindar os comandos de uma ou mais skills para um mesmo botão. Fazer isso irá usar as skills em prioridade da direita para a esquerda.
– Algumas skills podem ser encaixadas na barra (e na rotação) apenas para manterem buffs temporários.
– Objetivo final: Mythic XV se der. Sinceramente, Dungeons Mythic XIV tem recompensas similares, e é muito mais realista pra muitas builds.
– Outras builds vão parar antes, por falta de multiplicadores suficientes, e ai não tem jeito: ou está faltando algum item-chave para aumentar o dano, ou a build está quebrada e não permite o uso em dificuldades altas.
Mythic XV
– Chegou até aqui? Parabéns! Mas calma, que tem muito jogo pela frente: você poderá agora fazer Endless Dungeon Anomaly no Tinka’s Domain, que possui uma dificuldade progressiva infinita, separada em Tiers!
– Objetivo: Avançar o máximo que puder nos Tiers da Endless Dungeon Anomaly, o quanto sua build permitir, e tentar fechar um set perfeito para sua build.