Overview
Guia simples de configurações básicas, como baixar os cores, dicas gerais e etc
Introdução
RetroArch é software de front-end grátis, de código aberto e multiplataforma para emuladores, motores de jogos, video games, multimídia e outros. Ele é a implementação de referência da libretro API, projetado para ser rápido, leve, portátil, e sem dependências extras. É licenciado sob a GNU GPLv3.
O RetroArch roda programas convertidos em bibliotecas dinâmicas chamadas de “libretro cores”, usando várias interfaces de usuário desde linha de comando, algumas interfaces gráficas (GUI) voltadas para gamepads (sendo a mais famosa uma chamada XMB, um clone da Sony’s XMB), várias entradas, drivers de áudio e vídeo, e outros recursos como filtros de áudio, shaders, cheats, etc.
Resumo para pessoas normais:
O Retroarch é basicamente um programa onde você unifica todos os seus emuladores e ROMs, contanto que o “core (emulador)” esteja disponível na plataforma.
Versão do Steam e versão Standalone
Tanto a versão do Steam quanto a Standalone estão iguais em termos de atualizações mas possuem algumas diferenças, sendo a maior delas o Online Updater (recurso dentro do programa onde você pode baixar os cores de forma automática) que não está disponível na versão do Steam, onde “supostamente” você deveria baixar os cores pela página da loja como se fossem DLCs.
Como assim supostamente?
Então, mesmo que os cores não estejam disponíveis na loja do Steam como DLC, você pode baixa-los manualmente pelo buildbot do Retroarch, é um processo bem simples e rápido mas existe um modo de simplificar mais ainda, o modo gambiarraBR™, que consiste em baixar as duas versões do Retroarch (Steam e Standalone) e substituir todos os arquivos do seu Retroarch do Steam pelos arquivos da versão Standalone.
Sim, isso mesmo que você leu. Você vai baixar o Retroarch no Steam, ir até onde ele foi instalado, geralmente em “steamappscommonRetroArch Playtest“, e deletar tudo. Ai você vai onde sua versão Standalone do Retroarch foi instalada, copia todos os arquivos e cola na pasta RetroArch Playtest. Simples assim, agora vc possui todos os recursos da versão normal do Retroarch dentro do Steam, podendo até baixar os cores automaticamente pelo Online Updater.
Baixando os cores
Caso tenha optado pela gambiarra, a unica coisa que você precisa fazer é abrir o Retroarch pelo Steam, ir em Online Updater que fica em Main Menu, escolher o core de sua preferência e ser feliz.
Agora se você quer fazer tudo certinho, os cores estão disponíveis no BUILDBOT[buildbot.libretro.com] do Retroarch. Escolha o core, baixe e coloque o arquivo .dll dentro da pasta steamappscommonRetroArch Playtestcores.
Na grande maioria dos casos é só isso, mas alguns emuladores precisam de arquivos específicos para funcionar corretamente, como o Dolphin e PCSX2. Nesse caso você pode recorrer ao para um passo a passo detalhado.
Geralmente a BIOS não é necessária, mas se o emulador que você está tentando usar precise, coloque o arquivo dentro de steamappscommonRetroArch Playtestsystem
Não vou ensinar como baixa por motivos óbvios, façam seus corres ai.
Adicionando os jogos
Em Import Content, escaneie a pasta onde eles se encontram. Caso algum jogo não seja reconhecido você pode adiciona-los manualmente pelo Desktop Menu. Aperte F5 e uma janela parecida com essa se abrirá.
No lado esquerdo você pode criar playlists especificas para cada core e adicionar seus respectivos jogos.
FAQ e dicas gerais
- Onde baixo as ROMs/ISOs?
SE VIRA - Qual driver de vídeo devo usar?
Vulkan é a melhor opção na maioria dos casos, informações adicionais sobre cores específicos em Libretro Docs[docs.libretro.com]. - Não estou conseguindo baixar as capas dos jogos automaticamente
Certifique-se que o nome do jogo está correto. Exemplo: EarthBound está errado, EarthBound (USA) está correto. - Meu controle é reconhecido como teclado e mouse
Abra o Big Picture, vá na sua biblioteca e selecione o Retroarch, em configurações de controle baixe algum perfil de gamepad da comunicade. - Meu analógico não funciona nos cores de SNES/GBA e etc
Em Input vá até Port 1 Controls e ative Analog to Digital Type
Considerações finais
Por enquanto foi isso que eu consegui lembrar rapaziada, qualquer dúvida perguntem ai que eu vou adicionando no guia. Tmj e digam não a pirataria.