Overview
REFORMULADO E ATUALIZADO em Dezembro / 2016Contém: Informações básicas de jogos Dicas de configurações de jogo Dicas de Sets / Coleções Dicas de FARM/GRID vs AI Passagem rápida pelos arquétipos de decks por coleção
Inicio
Ao iniciar em Magic Duels (MD a partir de agora), após realizar toda a campanha básica você irá destravar o set básico de MD, o que incluí algumas cartas de Magic Origins (MO) e também irá ter ganho alguns booster que irão te dar uma base para o começo do jogo. Magic Duels já conta com 6 coleções de cartas, também chamadas de Sets: básica (D), Origins (MO), Battle For Zendikar (BFZ), Oath of the Gatewach (OftG), Shadows Over Innistrad (SOI), Eldritch Moon (EM) e Kaladesh (K) .
MO:
BFZ:
Repare no símbolo abaixo da imagem, à direita. Ele indica o set e a raridade da carta. Temos:
Cor Preta: Comum (Em Duels, pode ter até 4 cartas iguais por decks)
Cor Prata: Incomum (Em Duels, pode ter até 3 cartas iguais por decks)
Cor Dourada: Rara (Em Duels, pode ter até 2 cartas iguais por decks)
Cor “Alaranjada”: Mítica (Em Duels, pode ter 1 carta por decks)
Obs.: Uma diferença entre Magic Duels e Magic The Gathering (jogo físico) é que neste, em regra, você pode colocar 4 cartas iguais no mesmo deck e naquele existe a limitação 4/3/2/1
Um deck de Magic, salvo raras exceções, sempre irá ser composto por cerca 1/3 de Terrenos. Terrenos são as cartas que você irá usar para pagar o custo das demais cartas do deck (em regra). Os terrenos básicos são:
- Ermo –> Gera mana incolor. (1)
- Floresta –> Gera mana verde. Comum chamar de G (green, verde)
- Ilha –> Gera mana azul. Comum chamar de U (blUe, azUl, aqui no caso, não se usa B por causa da B (black, preto))
- Montanha –> Gera mana vermelha. Comum chamar de R (red, vermelho)
- Pântano –> Gera mana preta. Comum chamar de B (black, preto)
- Planície –> Gera mana branca. Comum chamar de W (white, branco)
Em regra, é possível descer um terreno por turno, porém existem cartas que podem colocar mais terrenos em jogo no turno ou até permitir um limite maior de terrenos por turno. Geralmente o uso de terrenos é automático, porém quando você for lançar uma magia (carta que não seja terreno) é possível deixar o mouse em cima da carta e observar os terrenos que irão ter uma “aura” em volta (estes serão os terrenos virados para pagar o custo da carta). Ao apertar CTRL você consegue perceber essa “aura” mudando, nada mais é a tecla de atalho para mudar os terrenos que irão pagar a magia. Em um nível de jogo intermediário, o uso exato das manas será essencial. Na imagem abaixo, observe que a floresta está com uma aura branca ao redor ao posicionar o mouse em cima da carta, indicando assim qual o terreno irá gerar a mana para pagar o custo da magia em destaque (clique na imagem para ampliá-la).
Agora, sobre os 2/3 restante do deck, ele será de magias (spells) e essas magias se dividem em alguns tipos, como criaturas, artefatos, encantamentos, feitiços, mágicas instantâneas e planewalkers, sendo que poderá haver cartas com mais de um tipo, e outras com subtipos. A composição dessas cartas no seu deck que irá ditar o ritmo do seu jogo assim como a estratégia do seu deck. Reparem que na maioria das vezes as cartas de magias (spells, ou as não terrenos) possuem um valor no canto superior direito dela. Você irá usar os terrenos para pagar o valor da mesma. Vejamos a seguinte:
O custo dela é 3RRGG, ou seja, 3 manas incolores (de qualquer cor), RR (duas manas R, vermelhas), GG (duas manas G, verdes). Logo você terá que possuir no mínimo (em regra) 2 montanhas, 2 florestas, mais 3 terrenos quaisquer para conseguir pagar o custo desta carta.
Na próxima sessão, irei apresentar dicas iniciais com o jogos, assim como coleções para “focar” e dicas de farm/grid de gold.
Dicas iniciais
Segue abaixo algumas dicas iniciais para Magic Duels:
Desligar Efeito de Dano
Desligar o efeito de dano irá lhe dar alguns segundos a mais por turno, e no fim de um ano, horas a mais de jogo. Fazer isso também irá permitir que se farm ouro mais rapidamente, além de ser extremamente inconveniente no multiplayer.
Para desligar, na tela principal do jogo, vá em:
Ajuda e Opções –> Configurações –> Funcionamento do Jogo e desmarque o opção de animação de combate.
Aqui será possível habilitar ou desabilitar algumas variáveis do jogo. Aconselho ir desabilitando assim que você for aprendendo a jogar. Para acessar, vá em:
Ajuda e Opções –> Configurações –> Funcionamento do Jogo
Escolha de alvo simplificado: quando você desmarca essa opção, você pode usar efeitos benéficos no inimigo (criaturas ou jogador) e usar efeitos maléficos nas suas próprias criaturas ou em você. Então vem a pergunta: “Por que eu beneficiaria meu inimigo ou prejudicaria meu jogo?”. Isto só o jogo poderá lhe dizer, e quando você perceber que poderia usar uma carta pra beneficiar o inimigo ou criatura inimiga e então ajudar o seu jogo com isso, desmarque essa opção.
Ampliar cards jogados: legal para quem está começando, já que ler o que cada carta faz é essencial nesse jogo. Assim que você achar que já conhece a maioria das cartas, desmarque essa opção.
Resolução automática: Não recomendo deixar aqui marcado, para que tenha o “timer” de resolução de cada carta, essencial para que se possa pausar o tempo e então efetuar o que for necessário (responder a magia do inimigo, ou analisar o que ele está tentando fazer).
Mostrar sugestões: Legal no inicio quando está aprendendo. Seria +/- como o Bot iria jogar. Claro, depois você irá perceber que o Bot possuí alguns erros e que a mente humana pode pensar melhor. Logo deixe ligado mas só obedeça quando não ver outras possibilidades. Com mais tempo de jogo, desmarque a opção.
Ordenar bloqueadores automaticamente: com esta opção marcada, quando um de suas criaturas for bloqueada por 2 ou mais criaturas inimigas, o computador irá ordenar automaticamente o dano dado pela sua criatura às do inimigo. Com uma compreensão melhor do jogo, desmarque essa opção e comece a você mesmo ordenar o dano, visando as criaturas que você tem interesse em matar primeiro.
- Não tenha medo de tomar dano. As vezes sua criatura tem maior valor viva do que aquele dano que você vai tomar por não bloquear com ela.
- Se você já tem bastante terrenos em jogo, comece a guardar alguns na sua mão para o oponente achar que você tem alguma “truque” esperando por ele.
- Jogue as suas cartas depois da fase de combate. Já que assim você terá mana para responder qualquer ação do inimigo durante a fase de combate (caso tenha cartas para responder também). Exceções existem, como jogar uma criatura que pode atacar no mesmo turno, ou um encantamento que irá ajudar na fase de batalha.
- Deixe mágicas instantâneas e habilidades de permanentes para usar no turno do inimigo. Isso irá mudar o comportamento de jogo dele (você desceria uma carta de 5 de mana sabendo que o seu oponente pode anular ela? Mas e se ele não tiver mais terrenos para gerar mana, então o faria?)
- Habilidades de virar criaturas ou voltar permanentes para mão do oponente são maximizadas se usadas no final do turno do oponente.
- Guarde algumas de suas magias de remoção (que eliminam criaturas, destruindo, exilando, voltando pra mão, dando dano) para o late game (etapa final do jogo), já que é no late game que as criaturas poderosas irão aparecer.
- Guarde algumas criaturas na mão, especialmente quando você estiver no controle da mesa. Isso irá evitar e magias de Sweeper (“destruição em massa”) sejam arrasadoras, já que você terá o que descer no turno seguinte.
- Use habilidades e magias de Card Advantage, que são as de scry (olhar o topo do deck e então decidir a ordem de voltar para o topo ou para o fundo do deck) e de draw card (comprar cartas). Elas são essenciais.
- Não economize em terrenos, principalmente se o seu deck não for leve ou não tiver muitos efeitos de scry e draw card. O aconselhável são 24 terrenos (40% em um deck de 60 cartas).
- Apesar de tentador, não use mais de 60 cartas no seu deck. Salvo exceções, a quantidade mínima de 60 cartas resulta em probabilidade máxima de você conseguir ter aquela carta na sua mão.
Qual SET / COLEÇÃO devo pegar primeiro?
Set / Coleção são os “release” de cartas que saem de tempos em tempos, renovando o meta do jogo com novas cartas e mecânicas. Atualmente existem 6 Sets, indo do Básico (esse você tem todas as cartas), passando por Origins, Battle For Zendikar, Oath of the Gatewatch, Shadows Over Innistrad, Eldritch Moon e Kaladesh (Dez/2016).
Ao se iniciar a pergunta de qual SET focar primeiro para completar deve aparecer em algum momento. Segue minha opinião sobre o assunto:
Existem dois caminhos, focar completar set por set, ótimo para quem quer um deck focado em mecânica e de 1 a 2 cores (ideal para iniciantes).
Em 1º lugar o set ORIGINS é uma boa escolha, pela sua diversidade de cartas e versatilidade. Apesar do meta não conter muitos decks do Origins (aliás, são mais de 2 anos que ele saiu), existem muitos decks que nasceram aqui e possuem a base nele além de um conteúdo imenso na internet sobre o mesmo.
Alguns decks do Origins:
Thopteros RU
MonoRed R
Renown GW
Simic Tempo GU:
TurboFog GBU:
Em 2º lugar, Shadows Over Innistrad, por também conter várias cartas que vão na maioria dos decks. E em seguida Eldritch Moon, um set menor com boa sinergia com os dois anteriores.
Por último fica Battle For Zendikar e Oath of the Gatewatch (nesta sequência), pois a sinergia deles é maior entre si.
Sobre o Kaladesh, por ser o último deck a ser lançado, o meta todo se baseia nas mudanças que as cartas dele trouxe, incluindo os Artefatos Veículos. Aqui fica uma “entretanto”, já que haverá missões diárias que só com cartas do Kaladesh para fazer. Você pode optar por pegar uma parte dele apenas para fazer as missões ou então pedir uma outra missão diária (dá para rerolar ela uma vez por dia). A partir de janeiro /2017, como o novo SET que irá sair, as coisas podem mudar um pouco de direção. Cabe a você decidir em que ordem colocar o Kaladesh.
Outra maneira é focar pegar 40-50% de cada coleção, aumentando a variedade de cartas e permitindo decks mais versáteis, porém com menos constância de carta (já que você não terá as 4 comuns de uma mesma carta, ou as 3 incomuns, ou as 2 raras, e dificilmente terá a mítica).
Farm / Grid de Ouro
A base de Magic Duels é a diversidade de cartas que o mesmo oferece, porém para conseguir pegar todas você terá que ganhar Ouro para comprar os pacotes de cartas. Cada pacote contém 6 cartas, sendo 3 comuns, 2 incomuns e 1 rara ou mítica, e vale 150 de ouro o pacote.
Para conseguir o ouro existem algumas maneiras, entre elas:
- Fazer missões
- Fazer o tutorial
- Jogar a campanha de cada SET pela primeira vez
- Jogar contra o AI
- Jogar Versus (contra pessoas)
- Comprando com dinheiro
Existe um limite diário de 400 moedas. Porém esse limite pode ser ultrapassado. A melhor forma de ultrapassar ele é:
Farmar 395 de ouro contra o AI(sim, você vai ter que anotar). Depois ir jogar um Versus e ganhar, rendendo +50 de Ouro (30 pela vitória e 20 pelo bônus de 1ª partida versus ganha no dia). Totalizando 445 de ouro. E então o ouro da missão diária.
Todo dia irá aparecer uma missão nova para se fazer, para incentivar você a usar vários tipos de decks ou mecânicas. Cada missão irá lhe dar uma recompensa e se você achar que ela é baixa, você pode “reciclar” ou dar reroll na missão (uma vez por dia), o que irá fazer aparecer uma missão nova no lugar da que você reciclou.
No menu principal, acesse:
Ajuda e Opções –> Como jogar –> Como Jogar: Magic Básico ou Como Jogar: Avançado.
Navegue pelas setinhas para direita até ver que existe alguma missão com recompensa em Ouro. Faça ela para ganhar a recompensa.
Cada SET irá ter uma campanha que irá mostrar a história resumida do SET. Para mais informações sobre o lore do SET é aconselhável procurar sites e vídeos especializados, ou até livros.
Aqui serão 5 batalhas, com decks já construídos, que irão mostrar o potêncial das cartas da respectiva coleção. Dá para ganhar, progressivamente, 10/20/30/40/50 de Ouro, totalizando 150 de Ouro.
Concluir a campanha é um modo de destravar as cartas da coleção Básico que foram adicionadas com a atualização do SET.
Aqui existem 3 possibilidades, que é:
- AI Fácil – 5 Ouro
- AI Médio – 10 Ouro
- AI Difícil – 15 Ouro
O melhor modo de ganhar ouro é jogando contra o AI Difícil, porém inicialmente aconselho jogar contra o médio. E o melhor modo de ganhar do AI, de forma rápida, é usando um deck Vermelho Aggroo (tipo de deck que foca em criaturas leves e rápidas).
O interessante aqui é olhar sua mão inicial, e se ela não for boa inicialmente ou com o mulligan (ação de comprar novas cartas, sendo penalizado com uma carta a menos a partir da segunda vez)., você pode simplesmente restartar o duelo para pegar outra mão inicial de cartas adequada.
Segue abaixo meu vídeo jogando contra o AI – Difícil e conquistando 3 jogos em 10 minutos:
A lista dos monoreds são variadas de acordo com suas cartas, mas aconselho pegar a do vídeo da sessão anterior.
Aqui é onde o Magic fica interessante e a diversidade de decks aparece.
Aqui também é onde você percebe que não existe deck supremo, já que muitas vezes um deck irá ganhar e perder para outro deck.
Aqui é onde você irá começar a ver façanhas que você não sabia ser possível fazer no jogo.
E aqui pode ser aonde você irá pegar raiva do jogo. 😀
No modo versus, você joga contra outras pessoas on-line. O sistema de rank, que varia de 1 a 40, irá te por para jogar contra pessoas no seu mesmo nível, logo, salvo exceções, você irá jogar no nível que o seu deck permitir você se estabilizar.
O importante o VERSUS, para gold, é que a cada jogo ganho você é recompensado com 30 de OURO, + 20 de ouro adicional pela primeira vitória do dia. Recomendo, inicialmente, jogar apenas pela primeira vitória do dia, até conseguir um deck mais competitivo.
Existem eventos de fim de semana aonde jogar Versus dá o dobro de moedas, logo a cada vitória você irá ganhar 60 de OURO
Curtiu o jogo? Ajude o desenvolvedor e compra ouro com dinheiro.
Está sem tempo ou sem paciência, comprar o jogo é um modo de agilizar o processo, apenas agilizar.
Aconselho esperar promoções de compra de Ouro, que podem haver descontos. Assim como aconselho, após ter um SET completo, juntar as moedas e esperar uma promoção de pacote de cartas, que geralmente desce de 150 para 100 de ouro.
Decks Iniciais
Após começar o magic, você irá desbloquear suas cartas iniciais. Elas são poucas mas já dão para fazer alguns decks e começar a jogar com eles. Com a abertura de pacotes de cartas você pode ir ajustando os decks de acordo com seu interesse.
Segue abaixo vídeo para alguns decks básicos:
Golgari Starter Deck (GB):
Dimir Stater Deck (BU):
Azorious Starter Deck (WU):
Red/Green Starter by Lee:
White/Black Starter by Lee:
Blue/Green Starter by Lee:
Red/Blue Starter by Lee:
Blue/White Starter by Lee:
Blue/Black Starter by Lee:
Obs.: Os decks foram feitos há algum tempo e algumas cartas podem ter sido mudadas por outras durante as atualizações para equilibrar o game. Logo, caso não ache a carta no Starter Deck (coleção básica), procure por uma com um efeito semelhante na mesma cor da carta.
Arquétipos de Decks
Magic the Gathering (o jogo de cartas física) contém dezenas de milhares de cartas e incontáveis estratégias de decks. Com o tempo algumas estratégias ficaram marcadas no tempo e se associaram com uma afinidade de combinação de cores.
Como uma parte para facilitar o entendimento do jogo e a construção de decks para iniciantes, o assistente de construção de deck do Magic Duels auxilia o jogador a construir decks baseado em arquétipos clássicos.
Controlar o céu – WU – Derrote o oponente com um ataque aéreo enquanto suas criaturas no chão defendem.
Do Túmulo – UB – Reutilize e recicle cards usando o poder de seu cemitério
Fúria Élfica – BG – Monte um exército de elfos avassalador
Tentar com Fogo – BR – Vire o jogo roubando criaturas adversárias e usando-as contra seus inimigos.
Trovão da Horda – RG – Mais terrenos significa criaturas maiores com as quais esmagar seus inimigos.
Forçar Passagem – UG – Invoque um pequeno exército e use mágicas para protegê-los e vencer.
Armadura Mágica – WB – Aprimore suas criaturas para superar seu oponente.
Truques Táticos – WG – Transforme suas criaturas pequenas em combatentes mortais. Seu oponente não vai saber o que bloquear.
Ataque Total – WR – Já comece arrebentando! Acabe com seus oponentes antes que eles tenham a chance de organizar as defesas.
Processadores – UB – Manipule os recursos de seu oponente para assumir a dianteira no jogo com poderosas habilidades do tipo “entra no campo de batalha”.
Aliados – WR – Sobrepuje seu oponente com um exército cada vez maior de Aliados.
Degeneração Desprovida – BG – Domine o poder dos Ermos áridos para recrutar os Eldrazi.
Surto de Poder – RU – Combine múltiplas mágicas por turno para esmagar seus inimigos
Brumas do Delírio – BG – Coloque quatro ou mais tipos de card em seu cemitério para receber poderosos bônus de delírio.
Fúria Vampírica – BR – Vampiros são o destaque deste deck rápido que visa derramar o sangue de seu inimigo.
Horror Emergente – UG – Use emergir para soltar enormes criaturas Eldrazi em cima de adversários despreparados.
Energia Total – UG – Use marcadores de energia para alimentar poderosas habilidades de combate.
Feira dos Inventores – Use artefatos maravilhosos para liderar um assalto genial.
Claro, existem vários outras arquétipos, os quais tentarei trazer no guia intermediário. Note também que a maioria dos vídeos são do canal https://www.youtube.com/channel/UCd0kth9C1hqJiaoedeBZ0cQ, podem possuir algumas cartas que não existem mais, devido ao tempo e mudanças ocorridas no jogo. E claro, como a maioria são decks antigos, existem muitas cartas novas que se encaixam bem neles.
Considerações
Esses decks são apenas para você se basear no que você pode encontrar no jogo.
Existem vários outros tipos de decks, aliás, existem “infinitas” variações de decks, e se eles vão rodar bem ou não depende muito de alguns fatores, como curva de mana, sinergia, poder, meta game, etc.
Os decks mostrados aqui também não são imutáveis, inclusive a maioria possui variáveis de acordo com o meta ou com o estilo do jorgador.
Você deve encontrar o caminho que mais curtir. Substituir cartas por outras (sempre olhando custo da carta, efeitos, limitações e poderes) as vezes é essencial, principalmente enquanto se tem uma coleção incompleta.
No mais, espero que o este guia com alguns decks de Magic Duels tenha sido útil. E em breve irei tentar melhorar o mesmo com comentários sobre os decks.
Alguns sites que recomendo pesquisas e que são fontes desse guia:
{LINK REMOVED}Magic Duels Helper
Magic Duels Wikia[magicduels.wikia.com]
https://www.youtube.com/user/LegenVD
Grato.