Overview
Este guia é indicado para pessoas que já concluíram o jogo e gostariam de entender melhor e/ou discutir sobre a história e principalmente sobre o impressionante e confuso final deste maravilhoso jogo.
Introdução
Olá pessoal, tudo bom? resolvi criar este guia para falar um pouco sobre a história de Hellblade: Senua’s Sacrifice, na verdade vou falar sobre a história com o objetivo de esclarecer o tão misterioso final do jogo. Conclui o jogo recentemente e não tenho palavras, o jogo é fantástico, muito imersivo, quanto mais jogamos mais queremos jogar, da até uma tristeza ser tão curto, mas enfim, aproximadamente em 10 horas conclui o gameplay, mas quando ví todo aquele final não me caiu a ficha totalmente sobre o que tinha acontecido, e mesmo depois de assistir o vídeo de apresentação do jogo as coisas não ficaram totalmente claras, sendo assim comecei a questionar e pesquisar sobre o final, lendo opniões de vários outros jogadores, dessa forma fui “pegando as migalhas” e decifrando não só o final do jogo como toda a gameplay, então neste guia tentarei dar uma luz a quem zerou o jogo mas está um pouco perdido no que diz respeito ao sentido de tudo aquilo.
Alguns avisos sobre este guia
- Esse guia contém SPOILERS, muitos SPOILERS, basicamente o guia todo é um SPOILER GIGANTE, então só leia se você já ZEROU o jogo.
- Quero deixar claro que não sou o dono da verdade, e que esse guia é destinado a ajudar vocês na compreensão e discussão a respeito da história do jogo baseado nas conclusões que eu cheguei e que eu acredito se encaixarem muito bem na história, sendo assim, vocês estão livres para questionar, me corrigir, e até mesmo para falar “para, tá tudo errado!”.
- Não sei se eu pesquisei direito, mas acho que esse é o primeiro guia sobre Hellblade: Senua’s Sacrifice em português e inclusive eu só estou o fazendo por causa disso, para ajudar na discussão da história entre os jogadores que falam a lingua portuguesa, então deem uma força. (e um desconto)
- O guia tem um tamanho considerável, estão perdoem possíveis erros de português.
Avisos dados, vamos seguir em frente…
Explicando o jogo
O jogo é dificil de entender sozinho, mas com uma ajuda vai ficar bem mais fácil e para facilitar realmente as coisas, vou dividir a explicação em três partes, que são elas: A história do ponto de vista da Senua(que é o nosso ponto de vista no game); A história do ponto de vista Real e a explicação do final.
Antes de começar, vou deixar uma coisa clara sobre a Senua, caracteristica que nos é dita no vídeo de apresentação do jogo, a Senua tem problemas mentais, no vídeo eles não especificam quais, porém ela tem psicose, ouve vozes e tem alucinações e visões, é exatamente por isso que eu dividi a história em “do ponto de vista da Senua” e “do ponto de vista real”.
Minha explicação está bem simples, para não tomar muito o tempo de vocês, então vamos lá…
A história do ponto de vista de Senua
A história do ponto de vista da Senua é simplismente a história que nós jogamos, Senua é uma guerreira Celta que enfrenta deuses e maus inimagináveis e que vai até o mundo dos mortos para libertar a alma de seu amor Dillion. Durante a jornada ela também luta contra sua própria escuridão, uma maldição que acredita carregar. Eu não vou entrar muito em detalhes sobre essa parte porque se você zerou o jogo, o que eu espero que sim, você já sabe tudo.
A história do ponto de vista do mundo real
Senua é uma jovem de uma tribo Celta que sofre de problemas mentais, antes dela, sua mãe também sofreu problemas mentais e acabou comentendo suícidio por isso. Nas tribos Celta, doenças mentais eram vistas como maldições e por isso, o pai de Senua a mantia a maior parte do tempo trancada em casa, ela saia apenas de vez em quando para colher algumas coisas na floresta.
Um dia em uma dessas caminhadas ela encontrou Dillion e começou a observá-lo, e fazendo isso ela aprendeu a lutar com espadas. Um dia Dillion, que era um guerreiro, conversou com ela, viu sua habilidade com a espada e a chamou para ir participar de um teste de guerreiros com ele, e assim começou o amor entre eles. Depois de um tempo, a doença mental de Senua piorou, e como ela era vista como uma Gielt pela tribo, ela deicidiu se exilar nos bosques como era imposto a quem era considerado um Geilt.
Enquanto ela estava exilada no bosque para “se recuperar da maldição”, ela conheceu Druth, que era um ex-escravo dos Vikings. Druth contou pra ela varias histórias sobre os homens do norte, seus costumes e seus deuses. Depois de um tempo no exilio, Senua decidiu retornar para sua tribo, e quando chegou lá encontrou sua aldeia destruida, vitima de um ataque Viking, e para piorar a situação, ela encontrou seu amado Dillion morto em um ritual Viking, um ritual para deusa de Hellheim, Hela.
Ao encontrar Dillion naquela situação, Senua sofre um surto psicótico e se prende em uma realidade paralela criada pela sua mente, realidade essa que vivenciamos durante a gameplay. Então é isso que acontece no “Mundo real” do jogo, Senua cai em um surto psicótico por causa do trauma de ver seu amor morto daquela maneira e cria um universo paralelo baseado na mitologia de seu povo juntamente com a mitologia das histórias contadas por Druth.
Explicando o final do jogo
Essa parte é um pouco confusa, espero que eu tenha explicado bem, leia com atenção.
Para entender o final, primeiro precisamos entender a ilusão dentro da mente de Senua, essa ilusão na verdade é uma luta interna dentro da mente de Senua, uma parte dela não aceita a morte de Dillion e quer revive-lo, já outra parte aceita a morte dele como uma coisa natural, e acredita que Senua deve seguir em frente. Nós jogamos como a parte que NÃO aceita a morte de Dillion. A deusa Hela é a parte de Senua que aceita a morte de Dillion, por isso jogamos o jogo todo querendo vencê-la, e por fim vamos falar sobre a tal “escuridão” que tanto assombra Senua, essa escuridão é nada mais nada menos que a própria doença mental dela, por isso que a cada vez que morremos no jogo, ou que derrotamos um “boss” a escuridão “cresce” nela, isso quer dizer que quanto mais ela luta contra a realidade(que é a morte de Dillion) mais a psicose dela piora (incluive eu acredito que isso seja uma mensagem sobre como lidar com essas doenças mentais).
No final do jogo, Senua entra no salão da deusa Hela disposta a derrotá-la, e começa uma luta contra vários adversários, uma luta sem fim, uma luta que não pode ser vencida, sim, foi isso mesmo que você leu, não importa quanto tempo você lute, você não consegue vencer essa batalha, vi relatos de pessoas que ficaram mais de uma hora lutando e mesmo assim perderam. A luta final não pode ser vencida porque ela é uma luta do trauma de Senua versus a realidade.
Quando Senua finalmente perde, ela fica de joelhos para deusa Hela e tenta negociar com ela, essa tentativa é um ultimo apelo desesperado do trauma de Senua, mas Hela não aceita o trato e mata Senua, essa morte de Senua representa a morte do trauma pela morte de Dillion, tanto que quando ela está morrendo, a imagem de Dillion surge explicando para ela que ela não deveria “Virar as costas para morte, mas sim recebê-la de braços abertos, senão ela cairia em uma vida sombria”, até parece que essa explicação se refere a morte dela, mas não, se refere a morte dele.
No fim, Hela joga o cranio de Dillion no penhasco(da cabeça do cavalo(?) no fim da ponte de Hel), e quando a camêra volta o foco, na verdade quem está jogando o crânio é Senua, dizendo seu adeus a Dillion, isso mostra que a parte racional da mente de Senua venceu, tanto que repare, quando ela se volta para a camêra dizendo que “existem outras histórias para serem contadas”, até parece uma nova Senua, mais viva e esperançosa, nem parece a mesma Senua que jogamos por toda gameplay, e isso está certo, porque NÃO é a mesma Senua, a “Senua” com a qual jogamos, a “Senua” que que estava em luto e traumatizada morreu. Nesse ponto você já entendeu isso, mas só pra não te deixar boiando, toda a gameplay se passa na mente de Senua, entenda isso e você vai entender toda a explicação.
Finalizando
Então é isso galera, espero que minhas explicações e teorias tenham ajudado a abrir um pouco a mente de vocês sobre a história do jogo. Só relembrando, sintam-se a vontade para discordar de mim se quiserem.
Se você acha que faltou alguma informação ou que eu dei alguma informação errada, comenta ai embaixo, se sua sugestão realmente for relevante eu adiciono no guia ou faço a correção se for necessário.
Muito Obrigado pela atenção, bom jogo a todos!