Insurgency: Sandstorm Guide

[PT-BR] Como criar um servidor de Insurgency - Sandstorm COOP (WINDOWS) for Insurgency: Sandstorm

[PT-BR] Como criar um servidor de Insurgency – Sandstorm COOP (WINDOWS)

Overview

Este Guia irá nortear os jogadores que desejarem lançar seus servidores manualmente para a comunidade Insurgency – Sandstorm.

1 – Requisitos de Sistema

O Servidor só funcionará em S.Os de 64 bits.

  • Windows 7 x64, Windows 10 x64
  • 2GB RAM livres (vai variar para cima dependendo da quantidade de jogadores/bots)
  • 10Mbps de conexão ou mais (vai variar para cima dependendo da quantidade de jogadores)
  • 6GB de espaço em disco (Para mods, devido ao tamanho de arquivo dos mapas, recomendo de 20-30GB)

*Estes requisitos não levam em conta os requisitos do Windows x64. Há relatos de incompatibilidades com o Windows 8 e 8.1.

2 – Pré Requisitos

Abaixo, lista-se os softwares necessários para iniciarmos os processos.

Certifique-se também de abrir as portas necessárias (tanto em equipamentos da rede quanto no firewall do Windows) para comunicação do servidor, que requer 3 portas UDP:

  • 1 Porta para conexão (PORT)
  • 1 Porta para obtenção de informações sobre o servidor (QUERY)
  • 1 Porta para conexão administrativa (RCON)

O número das portas pode ficar a sua escolha.

Também certifique-se que você possui um IP externo de conexão VÁLIDO, isso porque grande parte dos provedores residenciais estão inserindo usuários em redes CGN (Carrier Grade NAT) e isso impede a comunicação do servidor a rede de internet devido a necessidade de direcionamento de portas por parte do provedor. Para saber se você possui um IP Válido, siga para:

Anote o IP numérico exibido. Agora acesse a página de seu router e na seção de Status Geral do roteador, cheque o IP WAN fornecido pelo provedor. O IP deverá ser o mesmo anotado do Meu IP, caso contrário, possivelmente você está inserido em uma rede CGN e deverá solicitar redirecionamento de portas ao seu provedor.

IMPORTANTE: Se você for hospedar o servidor na mesma máquina que quiser jogar, utilize portas diferentes da 27015/27016/27017 pois estas são utilizadas para conexão do jogo junto aos servidores da NWI, além disso, pode acontecer do seu servidor não aparecer para você na lista de servidores da comunidade, sendo assim para se conectar ao seu servidor, use seu IP local juntamente com a porta de conexão.

3 – Instalação e Download dos Pré Requisitos

Instale os programas Visual C++ baixados no passo anterior. Se o programa de instalação acusar que já existe uma versão do software instalada, não se preocupe.

Extraia o ZIP da STEAMCMD para:

C:SteamCMD

Isso irá facilitar o Guia e a instalação. Depois execute o arquivo SteamCMD.exe extraido, um download irá se iniciar em uma janela do DOS, não se preocupe, o SteamCMD está baixando os arquivos base e atualizações para o seu funcionamento. Quando a SteamCMD terminar, o console irá aguardar uma entrada do usuário, exibindo a seguinte linha:

Steam>

Não feche o console, passe ao próximo passo.

4 – Instalando o Servidor

No console DOS da SteamCMD – se você fechou o console, basta iniciá-lo novamente executanto a SteamCMD.exe – digite o seguinte comando, cada um por vez:

login anonymous app_update 581330 quit

Isso irá baixar os arquivos de servidor do Insurgency Sandstorm na pasta:

C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_server

Vamos agora iniciar as configurações.

5 – Configurando as CVARS do Servidor

As CVARS são as configurações que definirão como o seu servidor irá rodar, número de bots ou jogadores, dificuldade, pontos, dentre outras mais. As CVARS podem ser definidas no arquivo GAME.INI no seguinte endereço:

C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_serverInsurgencySavedConfigWindowsServer

Para alterar arquivos .INI, você pode utilizar o bloco de notas do Windows ou o Notepad ++.

Este arquivo não terá nada em seu estágio inicial, logo, as configurações básicas para um servidor COOPERATIVO seguem abaixo:

[Rcon] bEnabled=True Password=SUA SENHA ListenPort=SUA PORTA RCON MaxPasswordAttempts=3 IncorrectPasswordBanTime=30 [/script/insurgency.insgamemode] bKillFeed=True bKillFeedSpectator=True bKillerInfo=True bKillerInfoRevealDistance=True TeamKillLimit=2 TeamKillGrace=0 TeamKillReduceTime=1 bDeadSayTeam=False bAllowRestrictedAreas=0 bDisableRestrictedAreasOnWaveDepletion=True bLoseSpawnProtectionOnMove=False LoseSpawnProtectionOnMoveGrace=5.0 DroppedWeaponLifespan=300 ObjectiveMaxSpeedupPlayers=8 [/script/insurgency.insmultiplayermode] GameStartingIntermissionTime=60 bAllowFriendlyFire=True FriendlyFireReflect=False MinimumTotalFriendlyFireDamageToReflect=100 InitialSupply=20 MaximumSupply=40 bMapVoting=True bUseMapCycle=True RoundLimit=3 PreRoundTime=0 PostRoundTime=15 PostGameTime=20 PostGameTimeExp=20 bAllowDeathCamera=False [/script/insurgency.inscoopmode] MinimumEnemies=8 MaximumEnemies=12 RoundTime=900 MaxThreshold=3 AIDifficulty=0.5 [/script/insurgency.inscheckpointgamemode] bCounterAttackReinforce=1 RespawnDelay=910 CounterAttackRespawnDelay=30 CounterAttackRespawnDPR=0.2 PostCaptureRushTimer=0 RetreatTimer=20 ObjectiveTotalEnemyRespawnMultiplierMin=1 ObjectiveTotalEnemyRespawnMultiplierMax=1 FinalCacheBotQuotaMultiplier=1.5 [/script/insurgency.teaminfo] bVotingEnabled=True TeamVoteIssues=/Script/Insurgency.VoteIssueKick [/script/engine.gamenetworkmanager] bMovementTimeDiscrepancyDetection=false bMovementTimeDiscrepancyResolution=false

LEMBRE-SE DE ALTERAR OS PARÂMETROS PASSWORD E LISTEN PORT PARA O QUE VOCÊ OPTAR. O parâmetro “Password=” é a senha usada para se conectar em modo administrativo remotamente. O parâmetro “ListenPort=” é a porta RCON configurada no passo 2.

Você pode alterar qualquer valor após o “=”. É importante ressaltar que o jogo apenas lê a primeira casa decimal e ignora as outras. Exemplo:

FinalCacheBotQuotaMultiplier=1.55

Sublinhado é o valor que jogo vai ler.

Se o arquivo GAME.INI ou a pasta SAVED não existirem, faça o seguinte:

  • Na pasta:
    C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_server

    Execute o arquivo:

    InsurgencyServer.exe
  • Aguarde cerca de 20 segundos, siga para o Gerenciador de Tarefas com CTRL+ALT+DEL.
  • No Gerenciador de Tarefas
    No Windows 10, clique no botão “MAIS DETALHES” para exibir todos os processos.
    No Windows 7, clique na aba “PROCESSOS”.
    Procure e selecione o processo:

    Insurgency: Sandstorm ou insurgencyserver.exe

    E clique em “FINALIZAR TAREFA”.

  • Siga para a pasta:
    C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_serverInsurgencySavedConfigWindowsServer
  • Os arquivos já deverão estar criados.

Se os arquivos e pastas ainda não tiverem sido criados automaticamente, crie-os manualmente. Para os arquivos “INI”, faça uso do Notepad++ ou bloco de notas e salve o arquivo com a opção “Salvar Como…”. Na tela se seleção de local de salvamento, insira o nome do arquivo juntamente com a extensão “.ini” (sem aspas), exemplo:

Game.ini Engine.ini

Em “Tipo de Arquivo”, selecione “Todos os Arquivos”, depois basta salvar o arquivo em algum lugar e colocá-lo na pasta “sandstorm_serverInsurgencySavedConfigWindowsServer”.

6 – Configurando o ciclo de mapas e os Administradores

Neste passo iremos configurar o ciclo de mapas que o servidor irá rodar, juntamente com os administradores.

Para configurar o ciclo de mapas e administradores você terá que criar pastas necessárias que não são criadas pelo servidor.

  • Dentro da pasta:
    C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_serverInsurgency

    Crie a pasta “Config“(sem aspas).

  • Dentro da pasta:
    C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_serverInsurgencyConfig

    Crie a pasta “Server“(sem aspas).

Feito isso, siga para:

C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_serverInsurgencyConfigServer

Crie dois arquivos .txt dentro da pasta com os seguintes nomes:

mapcycle.txt admins.txt

No arquivo “mapcycle.txt”, insira o seguinte texto:

(Scenario=”Scenario_Crossing_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Crossing_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Farmhouse_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Farmhouse_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Hideout_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Hideout_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Hillside_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Hillside_Checkpont_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Ministry_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Ministry_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Outskirts_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Outskirts_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_PowerPlant_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_PowerPlant_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Refinery_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Refinery_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Summit_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Summit_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Tideway_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Tideway_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Tell_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Tell_Insurgents_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Bab_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Bab_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Citadel_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Citadel_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Day”) (Scenario=”Scenario_Crossing_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Crossing_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Farmhouse_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Farmhouse_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Hideout_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Hideout_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Hillside_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Hillside_Checkpont_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Ministry_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Ministry_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Outskirts_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Outskirts_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_PowerPlant_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_PowerPlant_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Refinery_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Refinery_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Summit_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Summit_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Tideway_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Tideway_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Tell_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Tell_Insurgents_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Bab_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Bab_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Citadel_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”) (Scenario=”Scenario_Citadel_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”,Lighting=”Night”)

Salve. Estes são todos os cenários cooperativos, DIA E NOITE disponíveis para jogar.

No arquivo “admins.txt” você deverá preencher com a ID Steam 64 (STEAMID64) de cada administrador, um por linha. Para obter a ID Steam 64:

Você pode comentar a lista usando “;”(sem aspas) para facilitar e organizar, exemplo:
Admins.txt

;ADMINISTRADOR 1 STEAMID64 ;ADMINISTRADOR 2 STEAMID64

7 – GameStats, GSLT Token e Ganho de XP

A partir da atualização 1.9, é necessário obter um Token GSLT e um Token GameStats para habilitar a distribuição de XP pelo seu servidor.

Passo 1 – Para geração do Token GSLT:

Para gerar o Token GSLT, sua conta deve atender aos seguintes requisitos:

  • A sua conta Steam não pode estar atualmente banida ou trancada.
  • A sua conta Steam não pode ser limitada.
  • A sua conta Steam deve ter um telefone válido registrado.
  • A sua conta Steam pode criar até 1.000 contas de servidores.

Não tendo nenhum impedimento, siga para:

Faça Login com sua conta Steam.

Na AppID, insira a ID 581320.

Escolha um nome que desejar para identificar o Token.

Clique em “CRIAR”. Guarde este token.

Este token é único e só pode ser usado em 1 servidor. Para usar em mais servidores, crie mais tokens.

Passo 2 – Para geração do Token GameStats:

Para gerar o Token GameStats, sua conta deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ser detentora de uma cópia do Insurgency: Sandstorm
  • Não ser uma conta que faça uso do Compartilhamento de Biblioteca como meio de ter o jogo.
  • A sua conta Steam não pode estar atualmente banida ou trancada e deverá estar em boas condições.

Para obter um token GameStats, siga para:

Faça login com sua conta Steam.

Depois que fizer login, gere um token.

Guarde este token para o passo 8.

O token pode ser usado em vários servidores ao mesmo tempo.

CUIDADO! Não abuse do uso deste token ou transfira ele para outros servidores além dos que você é responsável ou você poderá sofrer punições.

8 – Preparando o Inicializador do Servidor

Este é o último passo antes de iniciar o servidor.

Para iniciarmos o servidor, é necessário um arquivo de extensão .bat, que chamará o executável InsurgencyServer.exe e dará início ao carregamento e possibilitará a conexão do servidor.
No arquivo .bat de inicialização do servidor, cole o seguinte:

Abra um aquivo do bloco de notas.

Copie e cole o seguinte comando:

@echo off & setlocal enabledelayedexpansion echo. echo **************************************************************** echo VERIFICANDO ATUALIZACOES DO SERVIDOR echo **************************************************************** cd C:SteamCMD start /wait steamcmd.exe +login anonymous +app_update 581330 validate +quit echo. echo **************************************************************** echo ************** ATUALIZACAO COMPLETA! **************** echo **************************************************************** TIMEOUT 3 echo. echo **************************************************************** echo INICIANDO SERVIDOR E FECHANDO ESTE PROGRAMA echo **************************************************************** TIMEOUT 3 cd C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_server start InsurgencyServer.exe Oilfield?Scenario=Scenario_Refinery_Checkpoint_Security?MaxPlayers=X -Port=SUAPORTA -QueryPort=SUAQUERYPORT -Rcon -log -hostname=”SERVER NAME” -GSLTToken=XXXXXXXX -GameStatsToken=XXXXXXXX -GameStats -MapCycle=mapcycle.txt END

  • Altere o parâmetro “MaxPlayers=X” para o número de jogadores que desejar. Em servidores cooperativos, o número máximo é 12.
    MaxPlayers=12

  • Altere o parâmetro “-Port=SUA PORTA” para a porta configurada no passo 2, exemplo:
    -Port=27015

  • Altere o parâmetro “-QueryPort=SUAQUERYPORT” para a porta de comunicação configurada no passo 2, exemplo:
    -QueryPort=27016

  • Altere o parâmetro “-hostname=”SERVER NAME”” para o nome que você desejar em seu servidor, exemplo:
    -hostname=”SERVIDOR COOPERATIVO DE TESTE”

  • Altere o parâmetro “-GSLTToken=XXXXXXXX” para o token obtido no passo 7, exemplo:
    -GSLTToken=AAAAABBBBBCCCCCDDDDD

  • Altere o parâmetro “-GameStatsToken=XXXXXXXX” para o token obtido no passo 7, exemplo:
    -GameStatsToken=AAAAABBBBBCCCCCDDDDD

  • Alterados todos os dados necessários, no bloco de notas, vá no menu “Arquivo>Salvar Como…
  • No nome, coloque o nome que desejar seguido de “.bat”, mas vamos seguir pela facilidade, exemplo:
    Start_Servidor.bat

  • Na lista “Tipo“, logo abaixo do nome do arquivo, selecione “Todos os arquivos“. Salve aonde desejar.
  • Logo após salvar, copie o arquivo .bat salvo para a pasta:
    C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_server

    Se quiser criar um atalho para a área de trabalho, pode fazer.

  • Inicie o servidor a partir do arquivo .bat colado dentro da pasta do “sandstorm_server”.
  • Siga para:

    Este site irá verificar se você fez o direcionamento de portas corretamente. Insira o número da porta RCON do seu servidor e certifique-se que o teste dê sucesso. Se o teste der sucesso (e assumindo que você fez os mesmos passos de direcionamento e liberação da porta RCON para a as portas de conexão e query) o servidor já deverá estar funcionando.

Vá até o jogo do Insurgency Sandstorm, siga para a lista de servidores da comunidade e jogue com os seus amigos e outros jogadores em seu servidor.

EXTRA 1 – MODs

Se você optar por aplicar MODs em seu servidor, faça os seguintes passos:

Passo 1 – Alteração de Arquivos e Pastas
  • Na fim da linha de comando do seu arquivo .bat, insira o seguinte:
    -Mods -ModDownloadTravelTo=Canyon?Scenario=Scenario_Crossing_Checkpoint_Security

    Essa linha indica que o seu servidor está rodando MODs e que assim que os downloads dos MODs for finalizado pelo servidor, o mapa será alterado para Crossing, isso é necessário para que seu servidor carregue os MODs. Então sua linha de comando ficará:

    start InsurgencyServer.exe Oilfield?Scenario=Scenario_Refinery_Checkpoint_Security?MaxPlayers=X -Port=SUAPORTA -QueryPort=SUAQUERYPORT -Rcon -log -hostname=”SERVER NAME” -GSLTToken=XXXXXXXX -GameStatsToken=XXXXXXXX -GameStats -MapCycle=mapcycle.txt -Mods -ModDownloadTravelTo=Canyon?Scenario=Scenario_Crossing_Checkpoint_Security

  • Feito isto, siga para a pasta:
    C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_serverInsurgency

    Dentro desta pasta, crie outra chamada de “Mods“(sem aspas e com o M maiúsculo).

  • Dentro da pasta:
    C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_serverInsurgencyMods

    Crie uma outra pasta chamada de “modio“(sem aspas, tudo minúsculo).

  • Depois siga para a pasta:
    C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_serverInsurgencyConfigServer

    Dentro desta pasta, crie um arquivo .txt chamado de “mods.txt“(sem aspas).

    Passo 2 – Geração de Token do MODIO

    Antes de começar a iniciar o acréscimo de MODs ao arquivo .txt, é necessário outro token, dessa vez gerado pelo modio.

    • Siga para o link:

    • Crie uma conta no site modio.
    • Depois de criar uma conta e logar-se, vá até o seu perfil(Profile).
    • Ao lado esquerdo do site, clique na opção “API access
    • Em “Generate Access Token” insira um nome que você quiser para distinguir o token, exemplo:
      Servidor de Teste

      Logo a frente do nome, existe uma opção exibindo “Read+Write”, escolha a opção somente “Read” e clique em “Create Token“. Não feche esta tela ou você terá de criar um novo token.

    • Siga para a pasta:
      C:SteamCMDsteamappscommonsandstorm_serverInsurgencySavedConfigWindowsServer

    • Abra o arquivo “Engine.ini” com o bloco de notas.
      Cole o seguinte dentro do arquivo:

      [/script/modkit.modioclient] bHasUserAcceptedTerms=True AccessToken=SEU TOKEN MODIO AQUI

      Altere o “AccessToken=” para o token gerado pelo modio.

    Passo 3 – Download dos MODs
    • Siga para:

    • Escolha o MOD que deseja colocar em seu servidor e clique nele. (É importante ressaltar que como estamos rodando um servidor COOP Checkpoint, os MODs deverão ser compatíveis com este modo de jogo).
    • Na página do MOD, copie a ID numérica do MOD:
    • Vá até o arquivo “mods.txt” que você criou anteriormente e coloque a ID do MOD no arquivo, uma ID por linha. Você pode comentar as IDs como fez no arquivo “admins.txt”, usando “;”, exemplo:
      ;[MAPS] ;Operation Metro 115420 ;Carentan 107516 ;Coumpound 95897 ;Townie 98628 ;Cruise 100518 ;Toro 94277

    • Feito isto, leia a descrição do MOD pois ali indica as configurações específicas para que você o faça funcionar, por exemplo, se você adicionou um novo mapa ao servidor, você talvez queira adicioná-lo ao arquivo de ciclo de mapas (mapcycle) para que os jogadores possam escolhe-lo no fim dos Rounds. Exemplo de mapcycle com os mapas MODs:
      (Scenario=”Scenario_Crossing_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Crossing_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Farmhouse_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Farmhouse_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Hideout_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Hideout_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Hillside_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Hillside_Checkpont_Security”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Ministry_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Ministry_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Outskirts_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Outskirts_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Precinct_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Precinct_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_PowerPlant_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_PowerPlant_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Refinery_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Refinery_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Summit_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Summit_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”) (Scenario=”Scenario_Operation_Metro_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”)
      (Scenario=”Scenario_Operation_Metro_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”)
      (Scenario=”Scenario_Carentan_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”)
      (Scenario=”Scenario_Carentan_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”)
      (Scenario=”Scenario_CompoundCity_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”)
      (Scenario=”Scenario_CompoundCity_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”)
      (Scenario=”Scenario_Townie_Security”,Mode=”Checkpoint”)
      (Scenario=”Cruise_Security_Checkpoint”,Mode=”Checkpoint”)
      (Scenario=”Scenario_TORO_Checkpoint_Security”,Mode=”Checkpoint”)
      (Scenario=”Scenario_TORO_Checkpoint_Insurgents”,Mode=”Checkpoint”)

      Pronto, seu servidor está habilitado a receber MODs. Lembre-se sempre de ler a descrição dos MODs para as configurações necessárias.

      MUITO IMPORTANTE!!! O Console do servidor não irá exibir o progresso do download dos mods, ele somente irá exibir ao termino de cada download se foi sucesso ou se foi falha. Por isso, se algum mod não aparecer, certifique-se que o download não tenha falhado.

EXTRA 2 – Modos de Jogo (GAMEMODE)

O Insurgency Sandstorm suporta diversos tipos de modos de jogo, não somente o Cooperativo Checkpoint, mas também o Cooperativo Hardcore Checkpoint, Players vs Players(PVP), Tem Death Match(TDM), Domination, Push e dentre outros. Para selecionar o modo de jogo, você deverá alterar a linha de comando de inicialização de servidor (arquivo .bat) mudando assim o comando de chamada do mapa bem como o seu mapcycle. Os outros tipos de modos de jogo bem como seus nomes de cenários, podem ser encontrados em:

A alteração do modo de jogo implicará também na alteração de algumas das CVARS dispostas no arquivo GAME.INI, por isso fique atento quando mudar o modo de jogo de seu servidor.

O modo Hardcore Checkpoint não necessita de alterações consideráveis de CVARS, bastando mudar a linha de comando e o mapcycle.

Para alterar a linha de comando, basta alterar o nome do mapa, que virá seguido do parâmetro “GAME=“, exemplo:

Oilfield?Scenario=Scenario_Refinery_Checkpoint_Security?Game=CheckpointHardcore

Para alterar o mapcycle, basta alterar o parâmetro “Mode=Checkpoint” para “Mode=CheckpointHardcore“, exemplo:

(Scenario=”Scenario_Summit_Checkpoint_Security”,Mode=”CheckpointHardcore”)

Interessante ressaltar que os mapas modificados precisam ser compatíveis com o modo de jogo selecionado.

Nem todos os modos são compatíveis com todos os mapas modificados. Fique atento a isto.

EXTRA 3 – Mutadores ou Mutantes (MUTATORS)

Os MUTADORES ou MUTANTES permitem ativar regras específicas de engajamento, equipamento e comportamento ao seu servidor. Para usá-los, basta inserir ao termino da linha de comando o seguinte:

-Mutators=

Ficando deste modo:

start InsurgencyServer.exe Oilfield?Scenario=Scenario_Refinery_Checkpoint_Security?MaxPlayers=X -Port=SUAPORTA -QueryPort=SUAQUERYPORT -Rcon -log -hostname=”SERVER NAME” -GSLTToken=XXXXX -GameStats -MapCycle=mapcycle.txt -Mutators=SEUMUTADOR

São diversos mutadores disponíveis para os criadores, você pode encontrar a lista no seguinte endereço:
Insurgency Sandstorm Official Server Guide[sandstorm-support.newworldinteractive.com] – Siga até a seção “MUTATORS”.

Para adicionar o mutador ao seu servidor, na linha de comando, insira:

-Mutators=Hardcore

Para mais de um mutador, basta acrescentar a vírgula, sem espaços:

-Mutators=Hardcore,Ultralethal

Você pode acrescentar quantos mutadores quiser.

Os mutadores oriundos de MODs também serão adicionados a esta linha.

Os mapas modificados funcionam perfeitamente com qualquer mutador.

Alguns mutadores default possuem configurações específicas que devem ser colocadas no arquivo GAME.INI. São os mutadores e suas configurações:

  • HeadshotOnly – Mutador que consiste em apenas dar Kill caso o jogador consiga um Headshot.
    [/script/insurgency.mutator_headshotonly] ;O ataque corpo a corpo deve ser verificado se foi headshot? False ou True bCheckMeleeDamage=false

  • HotPotato – Mutador que consiste em que cada jogador ou bot que morrer, largará uma granada.
    [/script/insurgency.mutator_hotpotato] ;Qual o tipo de granada será largada? GrenadeClass=/Game/Game/Actors/Projectiles/BP_Projectile_M67.BP_Projectile_M67_C ;Qual o modelo de granada será usada para quando a granada derrubada for jogada de volta? ThrowbackWeaponClass=/Game/Game/Actors/Weapons/Grenade/BP_Grenade_M67.BP_Grenade_M67_C ;Se for headshot, a granada não será largada? False ou True bIgnoreHeadshots=false ;As granadas só serão largadas por bots? False ou True bBotsOnly=false

  • Vampirism – Mutador que consiste em dar vida/heal ao jogador na mesma proporção do dano causado.
    [/script/insurgency.mutator_vampirism] ;O fogo amigo deverá contar? False ou True bCountFriendlyFire=false ;Qual o limite máximo de vida do jogador? Default 100. MaxHealth=1000

EXTRA 4 – Aplicativos, Links Úteis, Agradecimentos

Agradecimentos a:

  • [DOL]Facknrite™ pelos CVARs básicos para servidores Cooperativos e pela manutenção do Sandstorm Bans.
  • TokaiTele pelo CIS Admin.
  • [57th] Ferret pelo SAW – Sandstorm Admin Wrapper.

Questões Comuns

1) Posso abrir mais de um servidor no mesmo computador?
Sim, porém você terá que ter instalações diferentes do Servidor Insurgency. Para isso, você pode usar o comando “force_install_dir” no SteamCMD para definir múltiplas instalações do Insurgency Server. Vale lembrar que para cada servidor, serão necessárias mais 3 portas UDPs diferentes, não é possível utilizar as mesmas portas para mais de 1 servidor. Para mais informações, siga para:

Também vale ressaltar que para cada nova instalação, você precisará configurar um novo GAME.INI, precisará de outro token MODIO e GSLT (não pode usar o mesmo token em mais de 1 servidor), precisará de novos arquivos .bat que apontem para cada instalação. Em geral, não é difícil.

2) Bots ocupam vagas?
Não. No Source Engine do Insurgency 2014, bots contavam como players e assim ocupavam vagas. No Insurgency Sandstorm e o Unreal Engine, bots não ocupam vagas de jogadores. Você pode definir até 100 bots ou mais (não há limite definido efetivamente) porém, quanto mais bots, mais processamento e memória serão gastos e problemas com lags por desempenho podem surgir. A minha recomendação para servidores de 12 jogadores é no máximo 30 a 40 bots.

Atualizações

20 de Junho de 2021
—————————–
+Corrigido o local onde o arquivo mods.txt deve ser colocado.
+Corrigida a linha de comando para Mutators.

13 de Junho de 2021
—————————–
+Alterada a seção 6 para adicionar novos mapas oficiais ao Map Cycle.
+Alterada a seção 2 adicionando informativo para aqueles que quiserem jogar e hospedar servidores na mesma máquina.
+Alterada seção 2 adicionando explicativo sobre verificação de IP e redes CGN.
+Corrigido link do Guia Oficial das seções Extras 2 e 3.
+Adicionado breve explicação dos mutadores Hotpotato, Headshotonly e Vampirism.
+Alterado requisitos mínimos de hardware.

Tem alguma consideração a fazer? Use a aba comentários e ajude-nos a criar uma comunidade Sandstorm mais forte!

SteamSolo.com