Life is Strange™ Guide

how to new vegas for Fallout: New Vegas

[PT/BR] Guia de Metáforas e Mensagens Ocultas!

Overview

Este é um artigo traduzido originalmente do Espanhol, criado pelo usuário Valinypse. Clique aqui para ir ao artigo original. Life is Strange esconde muito mais segredos do que vocês pensam. Com os finais e com algumas cenas do jogo fica claro que a história é MUITO grande, mas alguns detalhes estão tão ocultos que chega a ser muito enigmático o processo para entendermos algumas partes do jogo.Este guia tem a intenção de explicar de maneira relativamente simples alguns eventos do jogo que, talvez, estão nos contando mais do que pensamos. Não se esqueça que não deixam de ser teorias![SPOILER ALERT] Este guia OBVIAMENTE contem spoilers, então, se você ainda não jogou Life is Strange, jogue agora!! Você deve isto a você mesmo.Adiante!

Origem dos Poderes da Max

Embora seja uma questão que é muito debatida, a origem dos poderes da Max ainda é incerta. Só sabemos que os poderes foram usados pela primeira vez (Com consciência, pelo menos) foi no início do jogo, ao encontrar essa linda borboleta azul e ver a morte de sua melhor amiga.
Então, como esta teoria explica os poderes da Max?

Max, ao entrar no banheiro, vê a já mencionada borboleta azul. As borboletas são geralmente relacionadas à metamorfose, uma transformação, a memória de um ser falecido ou até mesmo uma transição do mundo físico para outro após a morte. Coincidentemente (ou não), a borboleta vista no banheiro é do gênero “Morpho”, que são predominantemente azuis.

Há uma crença de que essa borboleta em particular é capaz de realizar um deseo caso você a pegue e depois a libere. Max a pegou… metaforicamente. Ela tirou uma foto e, nesse momento, seu desejo foi salvar sua melhor amiga.

A partir daqui, a teoria continua, mas se divide em outra….

Aliás, é daí que vem o nome do primeiro episodio, “Chrysalis”.

Poderíamos voltar no tempo e salvar Rachel Amber?

Essa teoria segue a mesma linha da anterior e tenta explicar que Rachel pode (ou poderia) voltar no tempo da mesma maneira que Max.

Ao conversar com sobre Rachel com alguns personagens por Arcadia Bay, nós vemos que ela é uma pessoa bastante conhecida. Era a melhor amiga de Chloe e mantinha relações com Evan, Daniel, Justin e, segundo Stella, “uma boa fonte”, ela teve um caso com o professor Jefferson. Também podemos ver diversos cartazes por todos os cantos falando bem ou mal dela, mostrando que ela não era uma desconhecida na cidade.

Isso nos mostra que Rachel era pessoa bastante conhecida, estimada, “quase-perfeita” e amável, talvez você já consiga enxergar por onde a teoria caminha…

Rachel podia voltar no tempo e evitar de cometer erros e, ela pode ter se encontrado em uma situação parecida com a de Max.

Salvar ou não salvar Chloe.

Pode ser que seu desaparecimento se deve por ela ter voltado muito no tempo, atingindo um máximo de viagens e, como consequência, ficou presa em um estado desconhecido de espaço e tempo, fazendo com que Rachel deixase de ser… ela.


E aqui é quando voltamos para a teoria anterior, naquela interpretação das borboletas que mencionei anteriormente, faria sentido associar Morpho a Rachel Amber, sendo esta uma interpretação da Rachel ou inclusive ela própria.

Rachel, para atender o pedido de Max, a transferiu seu poder de viajar no tempo.

Extra: Existe a teoria que após a Rachel desaparecer/se perder, a linha do tempo precisa de alguém para preencher a função que ela tinha e é quando Max chega em Arcadia Bay e, tempo depois, adquire o poder de Rachel, dando inicio ao jogo.

A Origem dos Eventos Estranhos

Esta teoria é apoiada por algumas dicas do jogo e a maioria de nós, jogadores, pensamos que essa pode ser a causa da origem de todos aqueles eventos estranhos.

Chloe TEM que morrer, é seu papel nessa linha do tempo e nós estamos evitando que isso aconteça. Estamos alterando a ordem natural das coisas e, como consequência disso, eventos sem estranhos e sem sentido começam a acontecer. Eventos tão sem sentido como o fato de Chloe ainda estar viva.

Não te chamou a atenção o tanto de vezes que a Chloe morre durante o jogo?
Ela morre muitas vezes…
E nós sempre estamos ali para evitar que ela morra de uma forma ou outra e é por isso que no final temos que escolher entre salvar Chloe e deixar que Arcadia seja atingida pelo tornado ou viajar para o passado e permitir que ela morra.

Essa teoria anda de mãos dadas com uma oooutra teoria que tenta explicar as duas luas no Episódio 4, você lembra??

Existem várias interpretaçõs de porquê essas luas aparecem e por que uma delas acaba desaparecendo.
Uma teoria explica que as duas luas representam as decisões chave que rodeiam a trama do jogo e seu final. Uma lua é a decisão de manter a Chloe viva e a outra, bem, é o inverso. Deixar que as coisas aconteçam como devem acontecer e permitir que Chloe morra (Por mais que não gostamos dessa opção).

Além disso, essa interpretação das luas explica que uma das duas desaparece porque, no momento da verdade, a Chloe morre nessa linha do tempo. Após a Chloe levar um QUE OTÁ? do Sr. Jefferson, essa lua não tem mais motivo para continuar existindo.
Como disse um usuário que acabei de ler: “Depois da morte da Chloe, a linha temporal corrige a sí mesma”.

Extra: Em uma página do diário da Max, ela escreve que pensa que Chloe NÃO deveria morrer. Ela reconsidera sua esperança e nos conta que, se na verdade Chloe tenha que morrer, seus poderes não teriam valor nenhum.

Nós deixamos passar algo?

Animais Espirituais

Samuel é um personagem misterioso. Sabe muito mais do que parece e ele é mais interessante do que parece ser. Ao conversamos com ele, ouvimos coisas que fazem bastante sentido quando vistas de um ângulo adequado, inclusive nos diz que “sabe” o que nós passamos…


Durante todo o jogo iremos encontrar um veado meio estranho. Ele está sempre onde estamos, sempre seguindo seu próprio caminho, mas também sempre ciente de nossa presença. Tem um tom meio semitransparente e até meio holográfico. Parece nos dar pistas e quando tentamos fotografá-lo, ele não aparecera nela. Além disso, se voltarmos no tempo, nosso poder não o afetará.

Se nós falarmos com Samuel sobre esses encontros estranhos, ele nos dirá que o veado é o nosso “Espirito Animal” e que o encontramos. Além disso, Samuel nos conta que seu espirito animal é um Esquilo e que toda as manhãs um grupo desses animaizinhos aparecem em busca de comida. Ele nos diz que consegue os ouvir sussurrar.

O curioso disso tudo é que podemos ver esquilos observando o cenário por toda Arcadia Bay. Alguns observam e fogem em seguida e há outros que o jogador pode interagir.

Anteriormente eu mencionei que Samuel diz que “sabe” o que estamos passando. Isso pode ser por conta dos esquilos que nos observam por toda a cidade e contam para ele sobre o que estamos fazendo.

Outro caso de Animal Espiritual pode ser a Coruja que vemos no Celeiro. Em Life is Strange nós vemos uma ali (no celeiro) e outra quando estamos indo procurar o cadáver da Rachel, no fim do Episódio 4.

As corujas são frequentemente associadas a uma entidade do mal e curiosamente elas aparecem quando estamos em um lugar com certa relação ao Sr. Jefferson (O celeiro, que esconde o Quarto Escuro, e quando vamos atrás de Rachel e ele está escondido nas sombras).


Portanto, conseguimos concluir que a Coruja é o Animal Espiritual do Sr. Jefferson.

O Pingente com Três Balas

Alguma vez você já se perguntou o que é esse colar que a Chloe usa?
O provável é que não (eu, o tradutor, nunca tinha prestado atenção nisso kkj), já que seu papel no jogo é irrelevante e a maioria de nós até o ignora. Porém, apenas no final do Episódio 4 é que descobrimos, novamente, que todos os detalhes são importantes.

O pingente em questão passa a ser protagonista apenas nos poucos segundos da cena em que a Chloe é baleada pelo Jefferson.

Coincidência? Acho que não…

Enfim, obviamente não, não é coincidência o desenho do pingente e nem que esse tenha foco logo quando sua portadora é baleada.


…mas olha isso…

As 3 balas representam os 3 tiros que a Chloe leva durante o jogo.

  • A primeira bala é a do começo do jogo, o gatilho para toda a história de Life is Strange. Aquele que Nathan dá durante a discussão do banheiro
  • O segundo tiro ocorre no Episódio 2, quando Chloe decide jogar tiro ao alvo utilizando o poder de Max como sua “visão” (Ela fecha os olhos e pede orientação para saber onde mirar). Alguns instantes mais tarde, ela pedirá para escolhermos uma parte de um carro destruído que está próximo das garrafas para que ela possa atirar. Caso escolhemos o para-choque, a bala ricocheteará e a acertará de rebote, mas sem ser fatal.
  • E a terceira bala é a do final do Capitulo 4, quando Jefferson da um pipoco nela.

[EXTRA] Curiosidades um tanto interessantes

  • Na fotografia da borboleta do Episódio 1 tem um ponto estranho que parece um uma silhueta, que, coincidentemente e para terror de alguns, parece com a imagem de Rachel Amber.


    (Créditos ao usuário do YouTubue “ZombieEvicerator” pela imagem. Recomendo ver seus vídeos sobre Life is Strange)

  • Se na escolha final você opta por sacrificar Arcadia Bay, vemos a placa do restaurante Two Whales destroçado, é possível notar que está escrito Die (Morrer, em inglês)

  • Uma clara referencia a realidade paralela vista no final do Episódio 3

  • Quando entramos na sala do Diretor Wells no Episódio 3, podemos encontrar uma garrafa de Whisky. O bizarro é que essa mesma garrafa pode ser vista em cima de uma mesa no Quarto Escuro.. Sera que? Vish.


    Eu não gostaria de acreditar nisso e inclusive me parece forçado, mas uma coisa não tira a outra e isso é um fato curioso.

  • Então você terminou Neon Ge… Life is Strange?


Nota do Autor, 31 de Maio de 2020

Voltei para comentar, vários anos depois de escrever isso, para esclarecer que relendo esse guia algumas coisas não me parecem certas. Muito pelo contrário, penso que minha cabeça girou um pouco e eu interpretei até de mais muitas coisas.

Segue sendo um guia curioso se você gosta de Life is Strange. Eu até o apagaria porque já não tenho uma opinião tããão boa mais sobre esse jogo, mas ainda o mantenho pois acho que é uma leitura nostálgica e um pouco interessante.

Nota do Tradutor, 04 de Janeiro de 2021

obrigado por ler esse guia, sinta-se livre para opinar e debater algumas teorias que cê tem do joguinho.
eu tentei fazer uma tradução que não mudasse o que o autor original quis dizer, caso você veja um erro de tradução, pode me avisar ok? eu nao mordo jklajfgk

eh nois, bom dia pra geral

SteamSolo.com