Overview
Análise, Dicas e outras coisas.
…
Análise – Resident Evil 7 – Parte 1
Assim que começa o jogo vemos uma mulher em uma gravação, ela se chama Mia Winters, ela gravou um vídeo para o seu namorado (ou esposo), que a propósito nós somos ele vendo a gravação nesse exato momento, no vídeo ela diz o quanto ela sente a falta dele e que o trabalho como babá já estava acabando e que ela voltaria em breve, seu namorado se chama Ethan e ele é protagonista do jogo. Logo depois, ficamos sabendo que Mia está desaparecida a 3 anos e foi dada como morta e que também a um dia atrás, Ethan, tinha recebido um e-mail de Mia que dizia: “Dulvey, Louisiana. Fazenda Baker. Vem me pegar”. Ele abandona tudo e corre para o local indicado por Mia no e-mail, chegando lá ele explora o local e acaba entrando em uma casa que visualmente parecia estar abandonada, onde durante a sua exploração pelo recinto acabou encontrando uma passagem que o levaria para o porão, Ethan como todo personagem de Resident Evil, curioso demais, desce a tal escada e começa averiguar o porão que parecia muito mais estranho comparado ao que viu lá em cima no resto da casa, numa dessa, ele acaba encontrado uma pessoa presa em um quarto com uma porta presa com uma corrente, é quando ele percebe que a pessoa que está lá dentro é Mia, depois de ter conseguido abrir a porta ele a acorda e durante uma conversa rápida, ela acaba falando para Ethan que não enviou nenhum e-mail e que ele não era para estar ali, os dois tentam fugir, mas…
Desde de que começou o jogo ou melhor desde que joguei a DEMO do jogo martelava uma dúvida em minha cabeça que era “Qual vai ser a relação desde Resident Evil com os anteriores ?”, todo mundo falava da família Baker, do Jack, então estava ansioso para sabe o porquê desse Resident Evil ser o 7, pois nada dava a entender que teria alguma relação com os jogos anteriores, até que tudo se encaixou nos momentos finais do jogo, sendo que eu já suspeitava mais ou menos o que acontecia e o que poderia ser, menos sobre uma personagem, Mia, o que ela é, sua história, nem passava pela minha cabeça e fiquei meio, “nossa ela fazia parte disso ?”(Calma que não é SPOILER, joguem para entender do que estou falando). Quando você joga novamente todas as falas parecem fazer mais sentido, você começa a relacionar e vê quão o jogo é foda excelente. O jogo apresenta dois finais então é até bom você rejogar para consolidar seu entendimento sobre a história, agora que sabe como ela é e também claro ver o 2º Final. Você nota que o jogo se inspirou em vários games e também filmes, por exemplo: A história de Resident Evil 7 é similar à de Silent Hill 2, isso é facilmente perceptível; parece que também você está jogando um Outlast a diferença é que nesse você pode se defender; eu nunca joguei P.T, mas você também percebe que CAPCOM se aproveitou do cancelamento P.T para pegar a idéia, pois todo mundo gostou do que viu em P.T, assim aproveitando para colocar no Resident Evil 7, além também de referências dos antigos jogos da franqui que são muitas. As Influências de filmes são notáveis, como não lembrar de O massacre da serra elétrica? Em alguns momentos me lembrou até de O Exorcista hahah! Muitos falaram que em certos momentos lembram até Jogos Mortais e tenho que concordar. Resident Evil 7 é uma mistura de vários jogos de terror que deram ou dariam certos(P.T), junto com influências cinematográficas, eu particularmente gostei, deixou o game com um clima pesado.
A história é fácil de ser compreendida basta “entrar no game” ♥♥♥♥♥♥♥ tudo, achar as notas e aprestar a atenção nas falas que assim você poderá ter uma certa noção do que se passa, mas somente nos momentos finais é que o jogo irá te mostrar o que de fato acontecia no local. X PERSONAGEM que apareceu no final, eu fiquei meio, “WHAAAT??? Não pode ser, deve ser alguma pegadinha da CAPCOM hahah!!”. Se eu pudesse resumir a história do game em uma palavra, sem que pareça um SPOILER, é claro, colocaria assim: B.O.W (Bio Organic Weapon ou em português, Arma Bio-Orgânica).
Finalizei o jogo em 11hrs 27min 52seg, na dificuldade Normal, alguns devem ter levado menos tempo mas como não é o primeiro Resident Evil que jogo sei que aquelas caixas de munições que irão te ajudar a matar aquele chefão e que ainda irá restar para outro chefão ou aquelas notas que irão te ajudar a compreender mais sobre a história, essas só podem serem conseguidas explorando bastante cada canto de cada cenário mesmo que tenha uma maluca te caçando, isso qualquer jogador que já jogou um Resident Evil na vida, principalmente os antigos irão concordar, se você tiver a paciência que tive para explorar, com certeza o jogo será muito mais fácil, pois o jogo também não é nada difícil, talvez no modo Hospício ele possa ser mais desafiador, no modo normal até que é suave, em alguns momentos você pode até chegar a morrer por não saber o que fazer mas quando souber dificilmente irá morrer novamente. Eu tentei jogar no controle, mas acho horrível jogar um jogo em 1ª pessoa no controle ainda mais que para correr você precisa apertar o LS, acho horrível.
Aí você vai me perguntar e os itens, o inventário… estão de volta? Sim estão e irei explicar agora como estão. Comecemos pelo inventário, se você é um jogou os primeiros Residents, irá notar uma certa similaridade entre o inventário dos antigos com o do 7, esta similaridade está no tamanho do inventário que é minúsculo(no começo, mas para frente explicou melhor isso), dá até aflição o inventário estar cheio e ver aquela erva ou aquela munição ali sem pode pegar, mas isso pode ser evitado se souber priorizar, o que é de extrema necessidade, como: Ervas, Munição e Itens chaves e o que é dispensável como: Munições que você pega mas ainda não tem a tal arma para utilizar, chaves, fluídos(irei explicar sobre isso também) e entre outros, isso tudo você pode deixar no Baú nas Saferooms para lhe poupar espaço no inventário até pode usar, sim você leu certo, o clássico baú para armazenar itens está de volta. Alguns itens também estão de volta e outros sofreram umas mudanças que até que achei legal, começando pelos fluidos: Existem 3 tipos de fluidos, Amarelo(Fluido químico), Vermelho(Fluido químico forte) e Azul( Agente separador), isso está na cara que são as antigas ervas que misturadas com a erva verde resulta em efeitos diferentes, a propósito a erva verde está de volta, assim como alguns itens como a pólvora que combinando com os fluidos(menos o azul) resulta em uma qualidade de munição diferente, combinada com o fluído vermelho, a munição será mais forte, o problema é que você não encontra fluidos vermelhos com tanta facilidade como os fluídos amarelos. A erva verde pode ser combinada com os fluidos (menos o azul), se uma erva verde for combinada com um fluido amarelo irá resultar em uma garrafa de primeiros socorros normal que recupera parcialmente a vida, já com o fluído vermelho você terá uma garrafa de primeiros socorros muito mais forte que irá recuperar completamente a sua vida, aí você fica num dilema, primeiros socorros mais fortes ou munição mais forte? Eu particularmente priorizei ter a munição mais forte, se você carregar 3 garrafas de primeiros socorros normais, feitas cada uma por uma combinação entre erva verde mais o fluido amarelo já o suficiente, 3 garrafas ocupam 1 slot em seu inventário, olha que maravilha!! E ainda terá uma munição mais forte em caso de emergência, sim pois existe a munição forte que é criada combinando a pólvora com um fluido vermelho ou se quiser criar a munição normal, que pode ser encontrada tanto explorando os cenários ou combinando a pólvora com um fluido amarelo, o que eu acho um desperdício, uma combinação de qualquer fluido com a pólvora resulta em 10 munições, já com erva, cada combinação resulta 1 somente, já o agente separador, como próprio nome já diz, pode separa itens, por exemplo: (CONTINUA NA PARTE 2)
Análise – Resident Evil 7 – Parte 2
CONTINUADO…
…há uma única forma de retirar a munição de uma pistola para usar em outra e é usando o agente separador ou se quiser separar qualquer item que foi criado por combinação a única forma é usando o agente separador, cuidado !! Se eu não me engano, eu encontrei no máximo 2 agentes separadores em todo o jogo, então use com sabedoria. Há mais itens para que Ethan pode encontrar para combinar com os fluídos e também itens que irá aumentar a saúde máxima de Ethan como os Esteroides, Psicoestimulantes que irão aguçar a percepção de Ethan para itens, eu usei no máximo 2 vezes, acho que perde um pouco a graça o legal é você procurar os itens sem ajuda mesmo e tem as mochilas que irão expandir o inventário de Ethan, é primordial que você encontre todas elas sendo que não foi muito difícil encontra-las pois sempre ficavam perto das Saferooms. O jogo apresenta 3 dificuldades: Fácil, Normal e Hospício (Madhouse), na dificuldade hospício os jogadores terão algo parecido como nos primeiros Residents, na questão do save onde eles são limitados, além da dificuldade dos inimigos que ficaram mais difíceis.
Resident Evil 7 foi desenvolvido no motor RE ENGINE que utiliza a fotogrametria para a criação dos cenários, segundo informação que encontrei no site [link]: “O método de fotogrametria, usado na RE Engine, é uma tecnologia de escaneamento 3D que permite que um computador gere um modelo gráfico e texturas a partir de fotos de objetos e pessoas tiradas a partir de vários ângulos diferentes. A Capcom optou por esse método porque a tecnologia desenvolvida por eles permite criar objetos gráficos em alta qualidade e com riqueza de detalhes muito mais rapidamente do que se fossem criadas “do zero” por um modelista 3D. Cerca de metade dos elementos gráficos de Resident Evil 7 foram criados usando a fotogrametria. No desenvolvimento de monstros para o jogo houve um trabalho conjunto de fotogrametria, modelistas 3D e também de artistas de maquiagem e prostética. ” E para a criação dos cenários eles visitaram diferentes locais no Japão e principalmente nos EUA pois é onde se passa o game.
Ao contrário de que muitos dizem a respeito das texturas, eu particularmente, achei muito boas mesmo jogando com a Qualidade das Texturas no Baixo, joguei nessa qualidade por conta de uma instabilidade que ocorre quando você coloca a Qualidade das Texturas no médio ou acima do médio, começa a dar umas lagadas quando você gira a câmera rapidamente ocorrendo uns Frame Drops fervorosos, pensava que isso acontecia somente comigo até que a abri a página de discussão do Steam e via pessoas com um PC muito melhor que o meu passando pelo mesmo problema, muitos falaram que esse problema era por conta do consumo exacerbado de VRAM chegando a consumir até 5.0 GB VRAM, muito aguardam um patch de correção da CAPCOM para esse problema e para outros, dependendo do dia que estiver lendo essa análise talvez o problema que citei já esteja corrigido (30/01/2017), continuando, achei o gráfico muito bom, bastante escuros em alguns pontos, as expressões e os detalhes faciais são muito bons. Concluindo, o jogo não apresenta um gráfico OH MEU DEUS! Mas também está muuuuito longe de apresentar um gráfico péssimo, pelo menos pelo que eu vi, eu adorei.
Vamos começar pelo Main theme do jogo, “Go tell aunt Rhody” cantado pela Jordan Reyne, simplesmente sensacional, se você não ouviu trate de ouvir nesse exato momento. A maior parte do jogo você joga somente com um silêncio proposital para alavancar ainda mais a tensão, sem contar barulhos do piso ou sussurros, é para você ter um enfarte, as vezes não tem nada acontecendo e mesmo assim o jogo consegue te deixar mais nervoso, tenho que bater palmas para o Sound Design desse jogo, as dublagens dos personagens são muito boas, mas durante uma parte onde os membros da família Baker estão jantando, acontece um delay de áudio. Sério, os sons gerais, como por exemplo o som da arma sendo recarregada que inclusive é o mesmo som quando Leon recarrega as pistolas no Resident Evil 4, os sons gerais muito bem feitos também.
▂ ▃ ▅ ▆ 4 | História – ( Não é uma história que vai te deixar pensando por dias ouso falar que é até previsível se você aprestar bem atenção, o que deixou um ponto de interrogação em mim foi X personagem que apareceu no final do game, isso me deixou mais de boca aberta que a própria história, outra coisa que gostei foi a verdade sobre a Mia, isso me deixou também de boca aberta.)
▂ ▃ ▅ 3 || Longevidade – (Comparado aos outros Residents, esse eu achei o mais curto.)
▂ ▃ ▅ 3 || Jogabilidade – (Jogabilidade fácil mesmo jogando no Normal e sem muitos mistérios.)
▂ ▃ ▅ ▆ 4 || Gráfico – (Eu particularmente achei muito bom, tirando os problemas que tive e também serrilhados)
▂ ▃ ▅ ▆ 4 || Áudio – (Foi fator crucial para montar clima de tensão, sensacional.)
Média: 3,6/5,0
Análise – Extras ( Puzzles, IA, Gore, Inimigos…)
* O jogo apresenta PUZZLES ridiculamentes fácies, não espere PUZZLES bem elaborados, talvez mude na dificuldade HOSPÍCIO, isso eu já acho meio díficil.
* A IA dos inimigos na dificuldade normal é bem lenta, ela te dá muitas oportunidades para atacar e sair ileso, talvez isso mude na dificuldade HOSPÍCIO.
* O jogo apresenta um elevado conteúdo de violência, corpos decapitados, mutilados…
* Apresenta um pequeno arsenal disponível para o jogador, isso se você comparar com Resident Evil 4 e 5.
* Pouca variedade de Inimigos, quando você não estiver enfrentando um Boss com certeza estará enfrentando um ou uns MOFADOS, existe três tipos de MOFADOS(que aliás parece muito com os regenerators de Resident Evil 4), o comum que é o bípede: ele causa um dano “normal”, o quadrúpede: Ele é o mais fraco dos três só que ele é mais ágil(Atacam dando saltos em cima da pessoa em uma distância considerável) e basta dois golpes dele(depedendo de como esteja a vida de Ethan) para Ethan morrer e o outro é alto e meio gordo que vomita uma gosma, causando bastante dano, lembrando até o Boomer do Left 4 Dead, eles são muito mais resistentes, fazendo você gastar tudo o que tem no seu inventário para matá-lo. Todos os três Mofados causam ataque físico e cada um possui uma certa característica de ataque.
…
Dicas – ⭐⭐Modo Normal ⭐⭐
⭐⭐ MODO NORMAL⭐⭐
📌Carregue em seu Inventário somente o que irá precisar a curto prazo e também não seja exagerado. Veja algumas dicas em relação ao inventário:
💡 Leve no máximo 3 Frascos de primeiros socorros.
💡 Se ainda não tem a arma não há necessidade de ter a munição da mesma em seu inventário, guarde-a no baú.
💡 Pegue todas as Mochilas. Não esqueça nenhuma.
💡 No caso da munição normal de pistola, deixe no máximo 30 munições, irá ocupar somente um espaço em seu inventário(30 munições de pistolas ocupam 1 espaço cada ou seja, caso tenha 60 munições, dois espaços serão ocupados em seu inventário), o restante que achar guarde no Baú.
📌 Não disperdice fluídos químicos. Veja algumas dicas em relação as combinações:
💡 O fluido que irá encontrar com mais frequência será o FLUÍDO QUÍMICO AMARELO. Use-o para criar Garrafas de primeiro socorros NORMAIS e somente deixe o FLUÍDO QUÍMICO VERMELHO para criar MUNIÇÕES FORTES, isso me ajudou muito. Acredite se quiser, não utilizei em nenhum momento o frasco de Primeiros Socorros FORTE que recebi no começo do jogo, guardava ele pensando sempre que haveria uma oportunidade maior para utiliza-lo, mas no final das contas os normais me serviram mais que o suficiente. Então, não utilize o FLUÍDO QUÍMICO VERMELHO para criar os frascos de primeiros socorros fortes, é disperdício.
💡 Existe no jogo um FLUÍDO QUÍMICO AZUL que é chamado de Agente separador, ele é responsável, acredite, em separar itens, por exemplo: Você achou uma arma mais forte mas ainda na atual, que é a fraca, há munições e você decidiu que quer retirar as munições da mais fraca para assim utilizar na mais forte, o que você pode fazer é: Combinar o Agente separador com a Arma mais fraca, assim você irá retirar a munição do pente da arma fraca e poderá utilizar na mais forte.
📁 Arquivos 📁
🔪 Armas/Munições🔫
M37 Shotgun[12g]
Encontrada no hall da residência dos Bakers
Troca 🔄
Alto a curta distância ☠️☠️☠️
Fácil – (Mas o recarregamento é lento.)
Escassa – (Priorizar Alvo!)
______________________________________________________________________________
P-19(PP-19 Bizon)[9mm]
Navio(Jogando com Mia)
Chave 🔑 (Meio)
Normal ☠️☠️
Spread alto – (Disparos curtos irão ajudar.)
Fácil – (Achada em grande quantidade.)
_______________________________________________________________________________
Bomba remota
Achada a partir do Navio(Jogando com Mia)
Exploração
Muito alto a curta distância ☠️☠️☠️☠️
Requer agilidade e time na hora de plantar – (A bomba possui timer, caso você demore muito para apertar o detonador ela irá explodir por si só.)
Escassa – (Priorizar Alvo!)