Overview
Na criação do seu personagem você precisa decidir a distribuição dos atributos de seu personagem, e essa é uma das decisões mais importantes do jogo.Os atributos determinam a performance do seu personagem no nível 1 e pouca coisa muda até o nível 20, isso porque a progressão de atributos do seu personagem em Pathfinder não é tão significante quanto os pontos iniciais: Você ganha um ponto para colocar em qualquer atributo a cada quatro níveis, totalizando 5 pontos adicionais no nível máximo.Fica bem claro que é muito importante que a distribuição na criação do seu personagem seja bem feita, do contrário você pode criar um personagem que se arrependa depois.Mas como podemos fazer essa distribuição sem se arrepender depois?
Sem arrependimentos.
Bem, a resposta mais obvia é focar nos atributos que são mais importantes para a classe que irá ter no nível 1, mas existe também outros fatores que é bom pensar sobre e tirar o máximo dessa escolha inicial.
A distribuição é feita com base em pontos. O seu personagem possuí 25 pontos pra distribuir entre todos os atributos, que começam com custo de compra baixo, 1 pra 1, mas ficam cada vez mais caros para comprar. Veja:
Um atributo com valor 12 me custou 2 pontos no total.
Um atributo com valor 14 me custou 5 pontos no total, 3 para ir do 10 até o 13 e então 2 pontos para ir do 13 até o 14.
Um atributo com valor 15 custa 7 pontos.
Com valor 16 custa 10 pontos.
Com valor 17 custa 13 pontos.
Finalmente, com valor 18 preciso de 17 pontos.
25 pontos são rapidamente gastos se você decidir ir com um atributo de valor 18. Algo interessante de notar é que o Pathfinder utiliza na maioria das vezes o valor de modificador, que só se altera em números pares, então geralmente é bom evitar números ímpares no seu atributo, com algumas exceções.
Porém, também existem os pontos de atributos que você ganha com bônus racial! E esse fator permite com que você mude um pouco a sua distribuição e também adicione.
Por exemplo, um Paladino Humano que quer ter 18 em carisma pode comprar o atributo por 17 pontos OU comprar o valor 16 por 10 pontos e ganhar +2 com o bônus racial. Podemos dizer que o jogador decidiu que ter 7 pontos a mais para distribuir entre outros atributos era mais interessante do que ter um atributo no valor 20. Com esses 7 pontos livres, o Paladino pode focar em um segundo atributo ou até mesmo em um terceiro atributo, realizando uma distribuição que não era possível anteriormente.
Além disso, vamos supor que o Paladino decide que vai comprar carisma 16 (10), constituição 17 (13), força 14 (4), inteligencia 8 (-2), somando 25 pontos. A escolha de um número impar parece estranha, mas o Paladino planejou comprar dessa forma pois logo no nível 4 irá preencher a sua constituição com o ponto de atributo que ganha avançando de nível, ganhando um atributo que custaria 4 pontos a mais na criação do personagem ao invés de utilizar em um atributo que na criação custaria menos pontos, como retornar sua inteligencia para 10 para evitar o modificador negativo.
Essas escolhas variam muito de caso a caso, depende do que você quer que o seu personagem seja capaz de fazer.
Por exemplo, você pode fazer um Mago de encantamento, Humano, que precisa de cada ponto em inteligência para aumentar as chances de suas magias de controle funcionem (A classe de dificuldade para o oponente escapar de um efeito), e por conta disso decide que ter a inteligencia no 18 não é o suficiente, então compra o atributo até o valor 18 e também investe os +2 do bônus racial no atributo de inteligência, criando um personagem com 20 de inteligência.
Nesse exemplo do mago, além de ter um atributo no 20 logo no nível 1, ele também pode decidir investir 4 pontos de inteligência conforme avança de nível, criando um personagem com uma inteligência sem igual, de 24 pontos no nível 16, algo impossível de acontecer caso não tenha sido planejado logo no nível 1.
Brincar um pouco na tela de criação do personagem antes de começar a jogar de fato é bom. Também é possível encontrar calculadoras de atributos jogando no google, apenas lembre-se de que utilizamos 25 pontos para o personagem principal.