SMITE® Guide

Dicionário de Terminologias do Smite for SMITE

Dicionário de Terminologias do Smite

Overview

Novo no Smite ou no mundo dos MOBAS? Fica confuso e não faz a mínima ideia do que significa aqueles termos que te mandam fazer? Esse guia traz um aglomerado de termos, em ordem alfabética, que irá facilitar o seu entendimento da comunicação dentro do Smite e, em partes, dentro de outros MOBAs.

Introdução

O objetivo desse “dicionário” não é fazer uma tradução direta do termo, mas sim explicar o seu significado e ensinar como realizá-lo de forma correta. Tendo isso em mente, não haverão poucos apelidos/abreviações utilizados por jogadores, se mantendo na parte didática da terminologia.

Se eu te ajudei de alguma forma, não se esqueça de dar aquela força com a sua avaliação.

A

ADC – (Attack damage carry) É a função desempenhada quase sempre pelo personagem da classe Caçador (Hunter), iniciando o jogo na “duo lane” (o lado mais comprido das laterais do mapa).

AFK – Do inglês “Away from keyboard”, significa que a pessoa está ausente no momento.

Agrar – “Agrar”, do inglês Aggro, é trazer o foco de uma torre, minion ou monstro, não controlado por jogador, tomando os ataques dele. De forma simples, seria “chamar a atenção” do inimigo. fazendo ele atacar você ao invés de um companheiro de time, dos seus minions, etc.

B

Babysit – Em português, babá, é quando um jogador do time acaba permanecendo muito tempo na lane de um dos integrantes do time, dando assistência a ele, como uma babá. Possui sentido pejorativo, insinuando que o jogador é tão ruim que precisa de uma babá.

Backdoor – Normalmente feito nas fases mais avançadas do jogo (late game), o backdoor é uma técnica muito utilizada para finalizar um jogo. Com o time todo avançado, um ou mais integrantes do time adversário vão sorrateiramente até o objetivo inimigo (titã, por exemplo) e começam a atacar ele diretamente, ignorando o outro time que está avançado. Se feito rapidamente e de forma eficiente, é possível ganhar o jogo ou destruir um objetivo antes mesmo que os inimigos retornem e impeçam você. Alguns exemplos de deuses que realizam um ótimo backdoor é o Loki, a Bastet e a Nu Wa, já que todos possuem alguma habilidade de invocação de criatura, que agra o objetivo, enquanto eles o atacam.

Bait – Em português, isca, é o ato de enganar um inimigo a fim de fazê-lo cair, propositalmente em alguma emboscada ou armadilha.

Banish – É uma espécie de CC (significado está presente no dicionário) onde o deus é alçado aos ares, sem poder andar, usar habilidades e nem ser atacado por inimigos.

Beads – Ainda usado oralmente por muitos jogadores, o termo se refere a relíquia purificação, que antigamente era chamada de “purification beads”.

Body block – Uma técnica de defesa de aliados, onde você recebe o dano adversário tentando fazer com que o ataque não atinja seu amigo. É um recurso muito utilizado e essencial de ser praticado.

Bruiser – Um estilo de “build”, onde o jogador alterna entre itens que causem dano e que deixem ele mais poderoso, sendo assim, um misto entre dado e defesa. É muito utilizado em deuses da classe guerreiro (warrior).

Buff – Qualquer bônus ou efeito que melhore, momentaneamente, o seu personagem. Alterando, positivamente, seu dano, defesa, cadência, etc.

Build – O conjunto de itens comprados pelo jogador em uma partida, incluindo relíquias e consumíveis.

Burst – Se refere a causar muito dano a um inimigo em um curto espaço de tempo. Sendo assim, é possível dizer que há deuses que tem muito burst, como He Bo, Loki, Poseidon, etc.

C

Camp – Os pontos no campo onde existem monstro que, quando mortos, te dão XP e buffs.

“Capar” – Do inglês, cap, é atingir o limite máximo de um stat durante uma partida.

“Castar” – Do inglês, cast, é o ato de ativar uma habilidade.

CC – Do inglês, Crowd control, se refere a vasta gama de habilidades que restringem os movimentos e ações de um deus inimigo. Há vários CCs, entre eles o Banish, Stun, Root, etc.

Clear – O potencial de um deus para “limpar” uma wave (leva) de minions ou um camp, gastando o mínimo de mana, em um intervalo de tempo curto. Sendo assim, é a eficiência dele.

Cooldown – O intervalo de tempo entre utilizar uma habilidade e poder utilizá-la novamente. Ele pode ser diminuído com determinados itens.

“Counterbuildar” – O ato de comprar determinados itens com objetivo de diminuir os efeitos de algum deus ou habilidade que esteja te prejudicando ou o time. Por exemplo, contra um deus com habilidades de cura, você irá comprar um item que diminua o heal do adversário.

Counterpick – (só existe no modo de liga) Escolher um deus que ira de encontro com um deus escolhido pelo time adversário. Por exemplo, caso escolham uma Change (deus com habilidades de cura), um counterpick possível é o Osiris, que possui uma habilidade que anula a cura.

Cripple – Um tipo de CC onde o inimigo fica preso no chão e não pode usar habilidades de fuga.

D

Dash – Uma habilidade de fuga (escape) onde o deus avança para frente ou para os lados, mas sem sair do chão.

Debuff – Um buff para o jogador, porém, ao invés de melhorar algum stat, ele reduz. É um buff negativo.

Disarm – Um CC que impossibilita de usar o ataque básico. Deuses que possuem duas armas (nas duas stances) podem trocar para a stance e utilizar o ataque básico dela, como é o caso do Ullr.

Disorient – No português, desorientar, é um CC que faz com que a câmera do deus atingido fique andando em direções aleatórias, porém, ele pode usar todas as suas habilidade e pode andar.

“Divar” (se pronuncia “daivar”) – Do inglês, dive, é o ato de invadir a torre, fênix ou titã inimigo em busca de algum deus inimigo. O dive normalmente acontece a partir do mid-game, onde o efeito do ataque da torre não será tão catastrófico para o jogador que irá divar.

Duo lane – A rota que existe em uma das laterais, sendo ela a mais longa, onde ficam dois deuses no início do jogo, o ADC e o SUP.

E

Early Game – O período do início do jogo, onde ocorre a laning fase e os ganks ocorrem em menor quantidade. Os jogadores normalmente ficam mais localizados em suas respectivas lanes, desempenhando suas funções.

Elo – O denominamento do nível no modo competitivo.

Escape – Qualquer habilidade que permita a fuga de um deus, sendo as principais o dash e o leap.

F

F6 – Deriva do comando de aceitar a votação de rendição. Mas quando dita, a pessoa insinua que o jogo já está perdido.

“Farmar” – Do inglês, farming, remete ao ato de permanecer em uma lane simplesmente matando minions e focando em ganhar ouro. É um estado de jogo passivo, com menos ofensividade.

Fear – Um CC que obriga o deus inimigo atingido a correr em uma determinada direção, sem poder utilizar habilidades.

“Feedar” – Feedar é o ato de deixar um deus inimigo muito forte, com uma grande vantagem de ouro e em um level muito acima do seu.

“Feedado” – Um jogador feedado é justamente o que se aproveitou do time inimigo ou de um jogador específico e conseguiu criar uma grande vantagem de ouro e nível, assim ficando muito poderoso em relação ao resto dos jogadores.

Focar – Focar, no Smite, é ignorar os diversos alvos e centralizar os seus esforços em apenas um. Pode ser focar um deus durante uma luta em grupo ou então um objetivo.

G

“Gankar” – O ato de emboscar uma lane inimiga, seja em grupo ou sozinho, a fim de pegar o deus inimigo desavisado e então matá-lo.

Guardian – Uma classe que, na maioria das vezes, desempenha a função de support, sendo caracterizados pela grande quantidade de vida e defesa.

H

Hunter – Uma classe que, na maioria das vezes, corresponde aos ADCs. Eles são caracterizados pelo grande dano no ataque básico e a grande cadência.

Hyper carry – Deuses focados no ataque básico que se destacam, principalmente, no late-game (fase final do jogo).

I

Iniciação – O ato de iniciar uma Team fight (batalha em grupo), geralmente iniciando com um CC no time inimigo, fazendo com que o seu time tenha uma vantagem no início da batalha, o que pode ser decisivo.

Invade – A técnica de invadir a jungle inimiga nos primeiros segundos de jogo, tentando conseguir uma ou mais mortes e roubar os camps do lado inimigo do mapa. Uma invasão bem sucedida irá resultar em uma imensa vantagem no início de jogo.

J

Jogar Safe – Se manter recuado na lane, tomando cuidado para não sofrer ganks e evitando morrer. É uma forma cadenciada e passiva de se jogar, muito utilizada quando se está contra um jogador muito feedado.

“Jukar” – Do inglês, juke, o ato de desviar de habilidades ou ataque básico do inimigo. Normalmente realizada no momento de fugir, dificultando a vida do inimigo.

Jungle – As áreas que dividem a solo, duo e mid lane, onde estão localizados todos os camps.

Jungler – A função que normalmente é desempenhada pelos deuses da classe assassino e alguns magos. Eles não possuem lanes específicas, sua função é realizar ganks nas diferentes lanes, manter controle dos camps do mapa e sempre estar rotacionando pelo mapa.

K

Kill secure – Garantir a kill para o time, evitando o perigo de perder a kill para uma fuga do inimigo.

Kill steal – O famoso KS remete ao ato de roubar uma kill de um amigo de equipe.

“Kitar” (se pronuncia caitar) – Kitar é, durante uma luta contra outro jogador, permanecer a uma distância segura e evitar tomar o dano do inimigo, assim tendo uma vantagem durante a luta.

Knockback – Um CC que joga os inimigos para trás e, durante ele, os inimigos não podem utilizar habilidades.

Knockup – Um CC onde o jogador atingido é alçado aos ares por um instante curto de tempo, podendo ser atingido no processo e não podendo utilizar habilidades durante ele.

L

Lane – As rotas por onde passam os minions no mapa. A conquista, por exemplo, possui 3, a duo, a solo e a mid lane.

Laning fase – O início do jogo, onde os jogadores focam seus esforços a fim de conseguir um farm mais eficiente que o do seu inimigo de lane.

Last-hit – Desferir o último hit para matar um minion, fazendo com que ele te dê 50% mais ouro. Essa é a chave para um bom farm.

Late-game – O final do jogo, onde todos já possuem build completa.

Leap – Um tipo de habilidade de fuga, onde o deus dá um salto, cobrindo uma grande distância. Não pode ser acertado durante o leap.

M

Meta – O estilo atual de jogo. Os itens que melhor funcionam no presente momento, a melhor estratégia de início, de rotação, os deuses que mais estão se destacando, melhores itens e melhor composição de item. A meta muda constantemente, de acordo com os buffs e debuffs de itens, novos itens, novas seasons e novos deuses.

Matchmaking – O sistema de formação de times para uma partida, que se baseia na sua habilidade prévia em últimas partidas, no seu nível e no seu elo.

MIA – Missing in action – Usado para avisar amigos que um jogador inimigo saiu da lane em questão, deixando todos avisados. Dentro do jogo, o comando para “miar” um oponente é o VFF (ou VF1, VF2 e VF3, dependendo da lane).

Mid-game – A parte do meio do jogo, onde já ocorrem ganks com frequência, uma grande disputa pela Golden Fury e builds em sua metade.

Mid lane – A rota do meio no modo da Conquista.

Minion – Os “monstrinhos” que chegam em conjunto de tempos em tempos nas lanes.

Misclick – O ato de fazer o comando errado, comprar uma habilidade errada ou erro do gênero. É não proposital.

N

Noob – Forma que jogadores veteranos do jogo chamam os iniciantes, porém, também é utilizado para xingar alguém de ruim.

O

Overextended – Um jogador que está muito avançado em sua lane, sem wards nas saídas da jungle e estando em perigo de ser gankado.

Overkill – Utilizar uma habilidade com dano muito superior ao necessário para matar o inimigo. Um desperdício desnecessário de habilidade com uma kill que poderia ser resolvida no ataque básico.

P

Poke – O ato de retirar uma parte da vida do inimigo, não como forma de iniciação de batalha, mas como forma de criar uma desvantagem para caso ocorra uma batalha subsequentemente, deixando ele um degrau abaixo na questão de vida.

Push – Quando o time foca uma lane para chegar mais próximo do objetivo, matando os minions no caminho e colocando o time em uma posição mais favorável para destruir o objetivo.

R

Rage-quit – Quando um jogador fica muito estressado com a partida e fecha o jogo, sendo assim, punido posteriormente por ter saído do jogo, em primeira instância, com um banimento temporário.

Root – Um CC que prende o jogador ao chão, permitindo ele usar habilidades de escape.

Rotacionar – Uma forma específica de se locomover entre as lanes ou pela jungle, a fim de completar algum objetivo ou gankar alguma lane. A rotação pode ser feita sozinho, ou em mais aliados.

Range – O alcance máximo de uma habilidade ou do ataque básico.

S

Silence – Um CC que impede o jogador de utilizar ataques básicos ou habilidades, permitindo que ele ande neste momento.

Skill shot – Uma habilidade que requer habilidade para se obter sucesso, com um caminho reto até o inimigo e uma área de impacto pequena.

Slow – Um CC que faz o jogador atingido ter uma diminuição na sua velocidade. O slow pode variar de intensidade.

Smurf – Uma conta nova, de level baixo, criada por um jogador experiente, a fim de jogar com jogadores iniciantes e assim obter uma vantagem nas partidas por conta do matchmaking.

Snowballing – O fenômeno de aumentar seu poder de acordo com o aumento na sua quantidade de ouro, kills e level, exponencialmente.

Solo lane – A lane lateral mais curta, onde, no início do jogo, ficam os dois solo-laners, somente.

Split push – Quando um jogador com capacidade de “push” alta, se separa do time e da team fight para “puxar” uma lane que está muito atrasada em questão de minions, até o objetivo, podendo até destruí-lo em alguns casos.

Squishy – Um personagem muito fácil de matar.

Stack – Alguns itens possuem este sistema de stacks, que são, em alguns casos, conseguidos ao matar outros deuses e dar assistências, somente e, em outros, ao matar minions também. A cada stack o bônus dado pelo item vai aumentando, sempre com um limite específico de cada item.

Stance – Alguns deuses possuem mais de 4 habilidades, tendo uma de “mudança de stance”, onde o deus altera para uma nova arma ou uma nova forma de ataque. Alguns casos são o Ullr, Tyr e Hel.

Stun – Um CC que prende o atingido ao chão, impossibilitando ele de andar e utilizar habilidades.

Support (SUP) – Uma função, que normalmente é desempenhada por Guardians e alguns Warriors. É caracterizada pela grande quantidade de vida e seu potencial de iniciar uma team fight.

Sustain – O potencial de um deus de permanecer na lane. É uma composição da vida dele, o clear efetivo, economia de mana dele e as defesas.

T

Taunt – Um CC onde o atingido é obrigado a andar na direção do que utilizou, desferindo ataques nele. O atingido é impossibilitado de utilizar qualquer habilidade.

Team fight – A batalha entre todos ou quase todos integrantes dos dois times. Normalmente ocorre em maior frequência e intensidade no mid-game ou late-game.

U

Ult (Ultimate) – A habilidade mais forte de um deus, que é liberada sempre no nível 5. Ela costuma ter um cooldown muito superior ao do resto das habilidades e ser muito preciosa. Ela é ativada pelo “4” do teclado.

W

Warrior (guerreiro) – Uma das classes de deuses, que são caracterizados por jogarem, na maior parte das vezes, na solo lane e tem um grande potencial para se saírem bem com builds “bruiser”.

Wave de minion – As levas de minions que são spawnadas com intervalos entre elas.

Notas finais

Se possui novas palavras, correções ou perguntas, sinta-se livre para escrever nos comentários ou então me adicionar e falar diretamente. Este guia tem o intuito de ajudar a todos, se possui algum conhecimento que este guia não aborda, compartilhá-lo pode ajudar muito um iniciante no Smite ou no mundo do MOBA. Afinal, é difícil uma pessoa elencar todos os termos existentes em um dicionário e de forma correta.

Se isto de ajudou de alguma forma, não se esqueça de deixar sua avaliação.

SteamSolo.com